Você sabia que a estratégia de Trade Marketing já é largamente empregada há mais de 20 anos? O mercado cresceu muito de lá pra cá, o que fortaleceu e ampliou a atuação das equipes de Trade dentro das empresas.
Dessa ampliação, também surgiram novos desafios, uma vez que a concorrência pelo melhor espaço nos PDVs e pelo destaque das marcas também disparou.
Neste artigo, vamos falar sobre como a sua marca pode se diferenciar e sair na frente quando se trata do Trade Marketing.
A visibilidade do produto atua no fortalecimento da marca
Vamos começar por um ponto crucial, que é o da visibilidade dos seus produtos. Embora a qualidade do que você está vendendo seja importante, a maneira como seus produtos são apresentados ao consumidor no varejo ou atacado é a chave para conquistar a atenção inicial e, posteriormente, a sua preferência. De nada adianta ter o melhor produto e não mostrá-lo ao cliente final, certo?
Atuar no Trade Marketing requer estratégias bem elaboradas para garantir uma exposição privilegiada e que beneficie a saída do seu produto. Com um bom volume de vendas, o shopper – seu cliente direto, aquele que distribui seus produtos -, verá o grande potencial de lucros e adotará cada vez mais o que a sua empresa está oferecendo.
Adotando mais do seu produto, sem dúvida, o espaço para sua marca nos PDVs ampliará e será um fator de fortalecimento da sua marca. Vale a máxima: quanto mais você é visto, mais é lembrado.
Canais de distribuição estratégicos
Se todo produto tem seu público-alvo, os canais de distribuição também seguem a mesma lógica: são destinados a perfis de pessoas diferentes. Portanto, pesquisar e entender quais locais fazem sentido para vender seus produtos é muito importante.
Lembre-se de que é melhor focar onde o seu produto tem saída, do que querer estar em todos os locais e ver o seu estoque permanecer parado.
Demonstre a inovação do seu produto no PDV
Até agora falamos sobre a importância dos espaços nos canais de distribuição para trazer mais exposição e vendas para a equipe de Trade Marketing. Mas não podemos deixar de ressaltar a necessidade de a equipe de Trade estar sempre buscando novas formas de apresentação do produto e argumentos de venda. Por exemplo, se o seu produto é da indústria alimentícia e ele pode ser consumido junto a outro produto, por que não fechar uma parceria para vender ambos em uma promoção?
Dessa forma, o benefício ao consumidor faz com que a presença de ambas as marcas fique em evidência nos pontos de venda, tornando-as mais populares.
Inovar as formas de apresentação do produto nos atacarejos também é uma maneira muito interessante de renovar a maneira como o seu produto é visto pelo consumidor final.
- Aposte em ações de sampling
Sampling nada mais é do que a ação de oferecer amostras grátis ao consumidor no ponto de vendas. Quem não gosta de ganhar um mimo inesperado, não é?
Além de dar a oportunidade do cliente experimentar o produto antes de comprá-lo, as ações de sampling são eficazes, pois despertam um compromisso não declarado entre o consumidor e a sua marca.
Segundo as teorias de Robert Cialdini, o princípio da reciprocidade está presente nas relações de pessoas com empresas e se vale do fato de seres humanos serem programados para retribuir favores. Logo, se a sua marca disponibiliza brindes ou porções para degustação nos PDVs, a chance de o consumidor querer comprar seu produto posteriormente aumenta consideravelmente.
E conhecer um produto antes de ter que se comprometer a pagar por ele gera uma sensação de confiança a mais e pode ser um fator decisivo ao escolher entre uma marca ou outra.
- Destaque seu produto na gôndola
Pode parecer básico, mas a equipe de Trade Marketing tem papel fundamental ao pensar também em estratégias de design para as gôndolas de produtos no PDV.
Sejam novas embalagens, sejam displays para serem inseridos nos distribuidores: chamar a atenção do consumidor não é tarefa fácil, mas com criatividade é possível se diferenciar nos corredores e direcionar o seu público-alvo a notar o seu produto.
Relacionamento com o shopper é a chave para conquistas maiores
Além de pensar em estratégias para oferecer seu produto nos canais de distribuição, o Trade Marketing tem total relação com a equipe comercial, pois os vínculos criados entre os vendedores e os shoppers são cruciais para que o seu produto tenha sucesso.
Lembre-se de que por trás de um bom negócio, sempre existem pessoas trabalhando e se comunicando em torno de um objetivo comum.
Estabelecendo relações de “win-win”
Entender quais são as necessidades dos seus distribuidores, pensando em uma estratégia para ajudá-los é uma forma de aproximação e parceria.
Cuidar para que o volume de vendas daquele distribuidor aumente será vantajoso inicialmente para o seu cliente e, posteriormente, para a sua própria empresa, uma vez que ele terá confiança na sua equipe e no seu produto para garantir um estoque sempre atualizado, gerando mais pedidos.
Otimize processos de vendas no Trade Marketing
Para que todas essas relações sejam devidamente cultivadas e as estratégias para se diferenciar sejam colocadas em prática, o seu vendedor precisa estar totalmente focado no que ele sabe fazer de melhor.
Burocracias podem ser extinguidas com a implementação de tecnologias que auxiliem a sua equipe de vendas na organização de rotinas, rotas diárias, montagem das gôndolas, informações sobre o estoque em tempo real e geração de relatórios.
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