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5 dicas para profissionais de Trade Marketing

Profissionais de Trade Marketing fazem toda diferença nas estratégias de pontos de vendas e aumento de venda de produtos. Veja 5 dicas para se destacar!

Levar mais inteligência para o ponto de vendas faz parte da rotina dos profissionais de Trade Marketing. Muito mais do que a reposição de produtos nas gôndolas, eles precisam ficar atentos em cada detalhe da operação para se destacar da concorrência.

A jornada de compra dos consumidores está cada dia mais complexa. A variedade no mix de produtos disponíveis e a concorrência pela atenção dos clientes no PDV são um desafio constante.

Ganhar a atenção em um corredor de supermercado e impactar pessoas com produtos posicionados de maneira estratégica significa mais lucro para a marca! Não é coincidência a forma com que os produtos são ofertados, e exige bastante dedicação e conhecimento de profissionais do Trade Marketing. 

Confira 5 dicas para profissionais de Trade Marketing a seguir!

O que é Trade Marketing?

O Trade Marketing é estratégia B2B (Business to Business) é da venda realizada de empresa para empresa, por meio de canais de distribuição. A prioridade da estratégia é atender demandas específicas do shopper no ponto de venda.

Mas, o que é shopper? É quem compra o produto. Seja ele consumidor ou não. 

Dica 1: Invista no Share de Gôndola

O share de gôndola representa o espaço que a marca possui no ponto de vendas. É com essa estratégia que os produtos vendidos pelo representante serão colocados nas prateleiras para atrair os clientes. 

O profissional de Trade Marketing precisa ficar atento para conseguir as melhores oportunidades e conquistar um espaço estratégico. Alguns pontos são fundamentais:

  • Ter um aplicativo móvel para linkar produtos disponíveis em reuniões com os pontos de vendas;
  • Planejamento para evitar rupturas ou falta de produtos nas gôndolas;
  • Analisar em quais PDV’s os produtos saem mais;
  • Mensurar dados e monitorar os resultados.

Dica 2: Registre através de fotos

Há alguns anos atrás, era muito comum o Trade Marketing andar com papel e caneta, anotando todas ações que seriam realizadas na loja. Hoje, com a tecnologia, é possível registrar através de fotos nos pontos de vendas todas as representações da marca.

A captura de fotos em tempo real conecta o profissional de Trade com outras áreas da empresa, permitindo que ajustes ou melhorias sejam realizadas em poucos minutos.

Dica 3: Utilize mais Tecnologia

A tecnologia tem um papel fundamental no sucesso das ações de Trade Marketing. Com a transformação digital e a inovação, empresas de diversos segmentos estão melhorando a atuação gestão e a presença no PDV.

Mobilidade e tecnologia aumentam a produtividade da equipe e o potencial de fechar bons negócios. Veja só algumas facilidades que uma solução comercial criada para gestão de equipes externas entrega para as empresas:

  1. Registro de rotas
  2. Cadastro de Atividades
  3. Acompanhamento dos Colaboradores
  4. Captura de Fotos do PDV em tempo real
  5. Alinhamento de Rotinas
  6. Apontamento de justificativas
  7. Relatórios gerenciais

Utilize a inovação para impulsionar os negócios e saia na frente!

Dica 4: Capacitação da Equipe

Muitas vezes, a equipe não está preparada para aplicar novas ferramentas ou pensar de forma diferente. Se você é gestor ou um profissional de Trade Marketing, busque entender o comportamento do consumidor, entender os fatores externos e se permitir conhecer novas funcionalidades e inovações.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e é fundamental se destacar para obter bons resultados. Aposte em relacionamentos empáticos com os fornecedores e clientes, valorize uma gestão integrada e colha os frutos de um Trade Marketing ágil e eficiente!

Dica 5: Evite Erros

Processos complicados tendem a aumentar o índice de erros. Em um setor varejista, por exemplo, um dia com a ação de Trade aplicada de maneira errada, pode significar alto volume de dinheiro perdido. 

Para isso, um estudo da Nielsen pontuou etapas importantes, veja só:

  • Visibilidade falha sobre o desempenho financeiro de eventos de trade
  • O grupo de habilidades não é desenvolvido na empresa como um todo (pouca integração);
  • Dificuldade de executar um mix de produtos eficaz nas lojas;
  • Fontes de dados distintas ainda não conseguem otimizar o desempenho no PDV;
  • Sistemas de planejamento financeiro estão desconectados.

Controlar as atividades executadas nos Pontos de Vendas (PDVs) e obter dados para análises e desenhos de novas estratégicas é possível!

O Dexer é uma solução pensada para trazer mais eficiência e assertividade às suas ações de Trade Marketing. Com o software, é possível conectar supervisores e back-offices aos promotores em campo. Clique aqui e saiba mais!

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