negociações

Como fazer boas negociações? 3 dicas infalíveis

Um vendedor que utiliza boas estratégias de negociações consegue fechar novos contratos e se destaca no mercado. Quer aprender 3 dicas infalíveis? Leia o artigo completo!

Existem muitos guias e frases prontas para ajudar vendedores nas negociações. A realidade é que, muitas vezes, é preciso pensar fora da caixa e sair do “script de vendas”. 

Conhecidas como vendas complexas, as negociações que envolvem muitos processos e fatores, representam um aumento significativo no caixa da empresa e devem receber atenção especial. Mas, independente do tipo de contrato a ser fechado, lembre-se que os clientes estão cada dia mais exigentes e a sua abordagem deve ser estratégica.

Boas Negociações: cenário atual

Para entender melhor o cenário de negociações, precisamos levar em consideração quais expectativas mais recentes estiveram presentes na rotina de quem busca comprar produtos ou serviços. Um bom negociador precisa saber acompanhar o mercado e surpreender na hora da prospecção.

A pesquisa The New B2B do Gartner mostrou quais aspectos os compradores do mercado B2B mais valorizaram em fornecedores no ano de 2020. Veja só!

  • Mais conteúdos personalizados;
  • Calculadora ROI fácil de usar;
  • Opções de realidade aumentada;
  • Opções de chat de vídeo.

Dentro dos conteúdos relevantes, a maioria dos compradores espera que os vendedores apresentem especificações técnicas, estudos de casos e vídeos. Pensando nisso, antes de ir para o campo, tenha em mãos um software de automação da força de vendas completo e materiais relevantes. Isso pode fazer toda diferença na negociação!

Dica 1: Customer Centric (Cliente no Centro)

A estratégia de Customer Centric tem como premissa colocar o cliente no centro de tudo. Mais do que pensar na melhor experiência, é importante desenhar as estratégias com base no que ele espera da sua empresa.

Na jornada de negociação, todo diferencial positivo conta. No caso do mercado B2B, o vendedor precisa pensar nos clientes dos clientes também. Isso mesmo. No cliente em que ele está atendendo e no cliente que a empresa compradora vai impactar. Tudo isso, para ter certeza de que todos envolvidos no processo estarão satisfeitos com as relações, produtos e serviços prestados.

Durante a negociação, deixe claro a sua preocupação em fortalecer o negócio do seu cliente, levando feedbacks sobre o mercado e contribuindo para a melhoria das vendas dele. Basicamente é isso: se o seu cliente vende, ele compra mais de você!

Dica 2: Empatia nas Negociações

É quase impossível ter passado por 2020 sem refletir no impacto das relações nas organizações. Parceiros e fornecedores precisaram se organizar e estabelecer relações de confiança para enfrentarem o novo cenário causado pela Covid-19.

Mas, como fazer boas negociações em períodos delicados? Com empatia. Empreendedores, fornecedores e vendedores são, antes de tudo, seres humanos. Cada um dos envolvidos na negociação possui histórias, metas e problemas para serem solucionados. Estabeleça uma conversa sincera, com preocupação e vontade genuína de fazer as coisas darem certo. 

Por muito tempo, vendedores foram vistos como pessoas que só pensavam em comissão. Sabemos que não é verdade. Deixe transparecer seu envolvimento e interesse no crescimento dos negócios de seus clientes e vá mais longe!

Dica 3: Foque no que importa

Uma negociação infalível depende do tempo dedicado para entender o cliente que será prospectado, negociar com fornecedores para oferecer bons preços e encantar o cliente. São muitas atividades na rotina do vendedor e é preciso focar no que realmente importa.

Se você dedicar seu tempo para preencher planilhas de relatório de visitas enquanto poderia estar desenhando uma abordagem de sucesso, provavelmente, a rotina será exaustiva ou os resultados não serão satisfatórios.

Uma pesquisa do Gartner mostrou que gerentes de vendas de alto desempenho focam muito mais tempo em atividades voltadas para o cliente e para ganhos comerciais do que se permitem ficar atolados em processos e solicitações internas da empresa. 

Lembra que falamos no início do texto sobre sair dos clichês de vendas? Para fazer boas negociações você precisa ter metas e trabalhar para atingi-las. 

Prática para Boas Negociações

Em outros tempos, o vendedor tomava um, dois ou três cafezinhos com o cliente e saía de lá com um contrato anual fechado. Foi-se o tempo. Seu cliente espera muito mais de você e da empresa.

Tenha como propósito levar soluções rápidas e confiáveis para a negociação. A tecnologia e os softwares de automação de Força de Vendas, por exemplo, podem ser grandes aliados para organizar o tempo da equipe de vendedores e oferecer uma boa experiência de compra entre fornecedores e compradores. 

Agora que você conheceu 3 dicas infalíveis de negociação, quer saber como melhorar a performance de vendas? O Landix Flex fornece mais recursos para vender de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada. Clique aqui e saiba mais.

Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas indústria investimento Varejo erros gestão de vendas vendedor externo desconto pronta entrega liderança controle de visitas negociações

CATEGORIAS

Qual assunto você busca?

MATERIAIS GRÁTIS

Aumente seus resultados e alavanque a produtividade da sua Equipe de Vendas.
Faça o download gratuitamente!