Evite ruptura no PDV com Dexer

Evite ruptura no PDV com Dexer

A ruptura no PDV (ponto de venda) pode ser um problema bem comum também na sua empresa. Descubra aqui como evitá-lo através de uma solução eficiente, o Dexer.

Você já deve ter reparado que ruptura no PDV se tornou um problema ainda mais comum nos últimos tempos.

Isso porque a pandemia intensificou alguns processos internos dos negócios, assim como mudou o comportamento e a necessidade dos consumidores.

Mas para evitar ruptura neste momento e em qualquer outro cenário, acompanhe este artigo com as orientações mais assertivas e a melhor solução para o que você precisa.

O que é ruptura no PDV?

A reposição de produtos nas gôndolas é um processo corriqueiro e muito necessário dentro de qualquer PDV. Quando isso ocorre de maneira errada ou, pior, não ocorre, podemos identificar como ruptura no PDV.

Em resumo, a problemática se trata de uma situação em que determinado produto, que deveria estar disponível para o consumidor, não está exposto ou não foi reposto.

A partir daí, temos uma reação em cadeia: o consumidor que vem até seu PDV e não encontra o produto de sua marca preferida não terá a oportunidade de efetuar uma compra, e pode até escolher seu concorrente para fazê-lo.

Tipos mais comuns de ruptura no PDV

Agora que você já descobriu o que é uma ruptura no PDV, saiba que existem formas bem características de identificá-la.

Por isso, separamos os 3 tipos mais comuns de ruptura. Acompanhe!

  1. Ruptura de exposição

Podemos dizer que este é o cenário mais temido num ponto de vendas e, curiosamente, o mais simples de ser corrigido!

Basicamente, ocorre quando o item fica encalhado no estoque, e não é reposto no ponto de venda.

Neste caso, a solução é identificar em que ponto do processo o erro aconteceu, mantendo o planograma do PDV.

  1. Ruptura de abastecimento ou de compra

Este costuma ser o tipo de ruptura de um produto específico (em classificação de cor, tamanho ou formato específico, por exemplo).

Diante disso, existe a falha no abastecimento ou na compra dessa mercadoria, e o cliente não a encontra.

  1. Ruptura fantasma

Por fim, temos o tipo de ruptura no PDV em que o cliente não consegue encontrar determinado produto devido à má organização na exposição deles.

Aqui temos uma solução bem parecida com o primeiro caso: reavaliar e seguir o planograma.

Leia também: Estratégias para gestão de promotores de vendas no PDV

6 ações para evitar ruptura no PDV

Neste ponto, já passamos por duas importantes etapas: você entendeu o que é ruptura no PDV, e quais situações mais comuns podem ser identificadas no dia a dia.

A partir de agora, partimos para as maneiras de não chegar a esse problema, ou seja, ações efetivas que te ajudarão a evitar uma ruptura! Confira.

  1. Garanta informações em tempo real

Muitas ações são extremamente úteis e fundamentais para evitar problemas, mas esta, com certeza, é a principal delas: garantir informações em tempo real.

Dessa forma, existem atualmente ferramentas eficientes que podem fornecer, em tempo real, dados sobre a quantidade de produtos em estoque, volume do sell out, e auxiliar na coleta de outras informações.

Assim, pode existir, inclusive, uma comunicação direta entre a equipe externa e o backoffice, contando com decisões sendo tomadas de forma mais ágil e assertiva.

E uma opção neste sentido é o Dexer, uma solução comercial desenvolvida pela Landix para gerir equipes e evitar problemas como a própria ruptura no PDV.

  1. Desenvolva um plano para perdas/avarias

Falar em mercadorias é também sobre considerar adversidades que não estavam previstas, como danos físicos após quedas, mau acondicionamento no transporte, além de danos e furtos, por exemplo.

Por esses e outros motivos, mensurar a taxa de perdas e avarias é necessário para manter uma margem de segurança dos produtos, e ainda identificar os problemas e suas soluções para cada dano causado ao produto.

  1. Gestão da equipe externa

Assim como citamos no primeiro item, este é um importante ponto que leva a evitar ruptura no PDV, a comunicação. É importante que promotores e supervisores estejam bem informados sobre suas ações.

Isso porque um time que não é capaz de manter um fluxo de comunicação, não enxerga a importância do trabalho realizado no PDV, uma vez que os resultados não chegam de forma imediata.

Na ponta desta cadeia, o resultado são ações perdidas ou alteradas durante o processo de chegar ao setor responsável.

Leia também: Passo a passo para gestão de equipes externas

  1. Trabalhe com pontos extras

Mercadorias que giram rapidamente podem necessitar de muitas reposições, e isso pode ser evitado com a determinação de pontos extras.

Para isso, é necessária boa relação com o varejista, por exemplo, justificando sua demanda e as vantagens trazidas ao cliente, à loja e ao fabricante.

  1. Conheça o giro do seu produto

Isso está diretamente ligado com o ponto anterior: já que essa atividade é fundamental para manter a constância da reposição de produtos na loja e o fluxo de saída de itens do estoque.

Então, leve em conta, por exemplo, que produtos perecíveis tendem a contar com um giro muito mais veloz do que aparelhos eletrônicos e itens de maior valor, preços mais elevados e vida útil mais longa.

A partir daí, você e sua equipe são capazes de mensurar o giro do produto, estabelecendo rotina e periodicidade na visita da loja e reposição das gôndolas.

  1. Analise relatórios e indicadores

Entre as funcionalidades do Dexer está a análise de dados do PDV, que podem ser utilizados a favor da empresa. É capaz de responder perguntas como quais são as rupturas da sua marca no ponto de venda e o que faz para resolvê-las?

Diante disso, não apenas coletar, mas também acompanhar e analisar indicadores são formas de ampliar a visão sobre o seu negócio.

Ainda é possível fazer estudos de mercado e avaliações, criando estratégias muito mais impactantes e de alta complexidade.

Por fim, vencer a ruptura, neste ponto, envolve conhecer sua marca, seus produtos e suas negociações. É preciso utilizar as informações de maneira inteligente e, para contar com elas, tenha à mão uma solução como o Dexer.

Como a tecnologia pode ser decisiva

Além de todas as ações listadas até aqui, saiba que a tecnologia pode ser decisiva num cenário em que se busca evitar ruptura no PDV

Isso porque é preciso que os processos sejam automatizados, dando mais agilidade e eficiência à operação.

Por isso, a seguir apresentaremos todas as vantagens de aplicar o Dexer ao seu negócio, evitando problemas e trazendo muitos benefícios.

Conheça o Dexer

O Dexer é uma solução comercial capaz de levar mais produtividade à equipe de merchandising da sua empresa.

Assim, se trata de um aplicativo capaz de atuar em várias áreas de grande necessidade para o seu negócio, desde evitar uma ruptura no PDV até otimizar ações de Trade Marketing.

Isso significa que a solução é capaz de reduzir custos e facilitar processos através de ações como:

  • Tarefas em tempo real;
  • Registros de fotos tiradas na visita;
  • Relatórios gerenciais;
  • Registro de rotas;
  • Acompanhamento dos colaboradores;
  • Cadastro de atividades;
  • Alinhamento de rotinas.

E tudo isso podendo ser acesso de onde você estiver, mesmo sem internet móvel, sempre de maneira fácil e descomplicada.

Se você quer saber mais sobre o Dexer, agende uma demonstração e saiba mais sobre estes e outros benefícios que podemos levar à sua empresa!

CATEGORIAS

Qual assunto você busca?

MATERIAIS GRÁTIS

Aumente seus resultados e alavanque a produtividade da sua Equipe de Vendas.
Faça o download gratuitamente!