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Pronta Entrega na distribuidora: saiba como vender mais

Quando a pronta entrega pode ser uma estratégia rentável para os negócios? Saiba como vender mais na distribuidora agora mesmo.

Trabalhar com pronta entrega é uma dúvida que muitos distribuidores possuem na hora de definir o modelo de negócio ou novas oportunidades no segmento. Muito além de uma decisão da gestão de vendas, os distribuidores precisam entender as vantagens da estratégia e quais serão os impactos nos negócios.

Saiba como vender mais com pronta entrega na distribuidora a seguir!

O que é uma Distribuidora?

O ramo de distribuidoras lida com desafios constantes para aumentar o volume das vendas e o lucro dos negócios. Na maioria das vezes, o distribuidor é uma pessoa ou organização encarregada de vender um produto ou serviço, atuando como uma ponte entre o fabricante e a empresa.

Embora o distribuidor não se relacione diretamente com o consumidor, ele precisa conhecer quais são suas demandas a fim de satisfazer suas expectativas. O comportamento do consumidor final impacta diretamente no controle de estoque e vendas de uma distribuidora.

Basicamente, uma distribuidora faz a seleção de diferentes produtos de fornecedores para revender para varejistas no mercado. É papel do representante comercial informar sobre as características do produto ou serviço, assim como realizar uma série de gestões e trâmites ligados a esta atividade (verificar preços, prazos, descontos, realizar pedidos e ajustar todos os detalhes entre a compra e a venda).

Os desafios são muitos. Quando vale a pena disponibilizar produtos de pronta entrega na distribuidora? Qual a melhor forma?

Aumento nas Vendas de Produtos Similares

Suponhamos que o seu cliente precisa repor o estoque de arroz com urgência. Caso ele entre em contato procurando por uma marca “X”, essa é a oportunidade de oferecer uma nova linha “Y”. Se a distribuidora comprar por um preço melhor, consegue melhorar a margem de lucro e solucionar a demanda de última hora do varejista que entrou em contato.

Um dos pontos positivos de ter produtos de pronta entrega é conseguir atender imediatamente, inclusive para apresentar novas marcas.

Oferecer o produto mais barato e de um mix diferente para o cliente fica mais fácil quando há o sistema de pronta entrega na distribuidora. Ele conhece o produto, consegue visualizar na hora e uma promoção assertiva combinada com a entrega imediata pode render bons negócios!

Fidelização de Clientes

Um cliente satisfeito volta para comprar da sua distribuidora novamente. Um dono de mercado que fica sem o mix de produtos que os seus clientes estão acostumados a consumir perde vendas e arranha a imagem da marca.

Independente do segmento, conseguir fidelizar uma empresa para realizar os pedidos com você, é uma grande conquista.

Caso você seja um distribuidor que consiga solucionar o problema de abastecimento com agilidade e precisão, aumenta as chances de fidelizar o cliente e ser a preferência dele em futuros pedidos.

Maior Fluxo de Pedidos

Quem trabalha com pedidos de pronta entrega acaba recebendo um maior fluxo na distribuidora. Isso porque, muitas empresas evitam realizar compras muito grandes ou sem necessidade, para evitar que o estoque fique parado.

Com os produtos disponíveis e prontos para realizar as vendas de quem entra em contato, a distribuidora consegue manter um fluxo de caixa saudável e fechar bons negócios!

Aumento no Faturamento

Quando a distribuidora fica conhecida pela agilidade nas vendas, o faturamento do distribuidor tende a crescer bastante. Ele se torna um verdadeiro parceiro do consumidor, conquistando um perfil de “solucionador de problemas” bastante interessante para um posicionamento no mercado.

Outra vantagem é conseguir cobrar um preço maior pelo menor tempo de espera. Geralmente, é possível colocar um valor mais alto e cobrar pela entrega imediata, aumentando os lucros e a rentabilidade da distribuidora.

Pronta Entrega vale a pena?

Tudo vai depender do tipo de negociação que você possui com os seus fornecedores e dos valores que serão possíveis de serem cobrados no segmento de atuação do seu negócio.

É preciso analisar fatores externos e internos e decidir qual o melhor tipo de serviço a distribuidora oferece. Quando falamos de negócios, não existem muitas fórmulas prontas para alcançar o sucesso. Analise, acompanhe e faça pequenos testes para entender qual tipo de venda funciona melhor para sua empresa.

Com o Landix Flex, software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma, os vendedores conseguem verificar os tipos de produtos que estão em estoque e oferecer para os clientes com um prazo real, sem imprevistos. Nele, também é possível verificar disponibilidades, preços, descontos e outras facilidades para a negociação. Quer saber mais? Clique aqui!

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