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Gestão de Vendas: 5 dicas práticas para começar agora

Uma gestão de vendas eficiente faz toda diferença na hora de fechar negócios! Conheça 5 dicas práticas para começar agora.

Uma sensação muito comum dentro de times de vendas é que o mercado está parado. O descontentamento reflete na desmotivação da equipe e o congelamento das negociações e contratos. Para evitar que o seu negócio sofra com esse tipo de situação, é importante ter uma Gestão de Vendas eficiente.

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin analisou o cenário de vendas em 2020. 57% das empresas no Brasil devem aumentar seu investimento na área de tecnologia de vendas em 10% ou mais. Enquanto, 73% das empresas acham ferramentas de vendas muito importantes para os negócios.

Os dados são efeito da transformação digital em todo o mundo. Ela impactou a forma com que vendedores e gestores se organizam para conquistar mais vendas e produtividade. Conheça 5 dicas práticas de gestão de vendas para começar agora!

Qual a importância da Gestão de Vendas?

Toda empresa precisa vender. Mas, para atingir os objetivos, é importante ter uma estratégia de vendas que funcione, independente em qual estágio ela esteja. 

Com uma análise completa do ciclo de vendas, o gestor possui uma visão ampla de todas as etapas do processo, possibilitando que as decisões mais relevantes sejam tomadas com base em dados e processos.

Os resultados impactam toda estrutura empresarial, desde a melhora na performance dos vendedores até a logística de distribuição de produtos.

5 Dicas Práticas para Gestão de Vendas

Assim que você entende as forças e fraquezas que fazem parte da realidade do seu negócio, você pode dar o primeiro passo para uma gestão de vendas qualificada. 

Veja 5 dicas para colocar em prática agora mesmo!

Dica 1: Saiba quem são seus clientes

O seu cliente não é apenas o nome da empresa em que ele trabalha. Cada um tem a sua particularidade, dores e desafios. Com uma coleta de dados realizada de forma otimizada, é possível saber muito mais do que um simples email ou telefone.

Antes mesmo de começar a prospecção, você pode definir quem são as pessoas que serão abordadas na negociação. Defina a persona criando uma representação fictícia do cliente ideal. Informações como os hábitos, principais dificuldades e objetivos podem ser parte de uma estratégia de persona bem definida.

Com isso, os vendedores chegam muito mais preparados para realizar uma abordagem.

Dica 2: Incentive sua equipe de vendas

Os vendedores precisam receber incentivos para continuarem trabalhando com foco em resultados. É papel do gestor de vendas entender quais as expectativas dos colaboradores e oferecer bonificações, prêmios e treinamentos para que as pessoas se sintam motivadas.

Se você ainda não está incentivando os vendedores, é hora de começar um planejamento neste sentido!

Dica 3: Metas bem definidas

Para chegar no objetivo em que a sua empresa possui, é preciso ter metas bem estabelecidas. uma gestão de vendas focada em resultados precisa trabalhar com base em KPI’s ou Key Performance Indicators, conhecidos por: Indicadores Chave de Desempenho.

Como medir os índices? Veja só:

  • Analise o ticket médio dos negócios fechados e qual o ticket médio ideal para aumentar os lucros;
  • Tenha números sobre as últimas vendas realizadas e faça um comparativo com outros períodos;
  • Qual o número de clientes conquistados?
  • Quantos contratos foram perdidos no último ano? Utilize as perdas para entender os pontos de melhoria que devem ser instaurados na empresa.

Com algumas perguntas respondidas, você terá em mãos o cenário da empresa e poderá definir quais são os pontos mais críticos e quais práticas você pode começar agora!

Dica 4: Organização

Pode parecer simples mas, muitas empresas ainda não operam de forma organizada. Com isso, áreas são impactadas e a gestão das vendas fica ainda mais complexa. 

Utilize a organização a seu favor! Tenha os processos mapeados, regras bem definidas e estipule fluxos de vendas com sua equipe. Planilhas de Vendas, por exemplo, podem ser uma mão na roda para o time de vendedores. De forma padronizada, é bem mais prático garantir que tudo funcione da melhor maneira possível. 

Dica 5: Tecnologia

A transformação digital está impactando todas as áreas de negócios. Nos últimos meses, quem ainda não tinha inovado, precisou conhecer novas soluções para lidar com desafios e se tornar adaptável ao mercado. O que você tem feito?

O mercado de tecnologia trabalha para solucionar problemas de forma muito rápida. Com isso, surgiram opções para diferentes tipos de segmentos e, com certeza, você vai encontrar uma que atenda às necessidades da sua empresa.

O Landix Flex, por exemplo, é um software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma capaz de levar mais produtividade e agilidade para a Força de Vendas. 

Já o Dexer, é um ótimo exemplo de solução para gestão de equipes externas que proporciona mais eficiência para Trade Marketing. 

Com as 5 dicas práticas, você vai conquistar um lugar de destaque no mercado e aproveitar todas oportunidades que uma boa gestão de vendas proporciona! Quer continuar aprendendo? Confira agora mesmo 5 dicas infalíveis para conquistar clientes e vender mais. Clique aqui!

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