investimento tecnologia

Investimento em Tecnologia: Quando, Como e Por quê?

Entenda os motivos para investir em tecnologia, como fazer e quais os benefícios para os negócios.

Todos os dias, centenas de tecnologias são desenvolvidas em todo o mundo. Alguns anos atrás, adotar soluções tecnológicas era uma maneira de sair na frente e ter um posicionamento disruptivo. Atualmente, elas são uma necessidade para empresas que desejam ser mais produtivas e se destacarem em um cenário cada vez mais competitivo.

Para definir um investimento em tecnologias, gestores e equipes de compras possuem o desafio de entender o melhor momento e qual decisão será mais assertiva. Para isso, conhecer os detalhes do negócio e quais as melhores opções disponíveis no mercado, fazem parte de uma estratégia de modernização eficiente.

Investimento em tecnologia: quando, como e por quê? Saiba mais no artigo!

Transformação Digital e Tecnologia

O investimento em tecnologia faz parte da estratégias de empresas que buscam eficiência em diferentes frentes do negócio. Com a conectividade, existem soluções capazes de integrar departamentos e fornecer dados para gestores tomarem decisões baseadas nos dados coletados em processos.

O consumidor 4.0 é hiperconectado e procura praticidade na hora de estabelecer relações com empresas. Você tem uma estrutura tecnológica que melhora a experiência do seu cliente na hora de escolher entre você ou um concorrente? Utilize a tecnologia a seu favor para se destacar!

A transformação digital do negócio só é possível com o uso de tecnologias para melhorar os processos e interações. Como se organizar para a mudança?

Quando investir em tecnologia?

O mundo muda muito, todos os dias. Quando investir em tecnologia é a melhor decisão para se tomar? Muitas empresas postergam melhorias para evitar o desgaste que mudanças trazem para a rotina ou por acreditarem que dá para esperar mais um pouco.

Enquanto os planos para encontrar soluções ficam no papel, os consumidores ficam mais exigentes. Responda os questionamentos abaixo e reflita sobre a maturidade tecnológica do seu negócio, esse é um passo importante para começar a transformação digital.

  1. Quanto tempo sua equipe perde realizando tarefas manuais?
  2. Quais decisões estão sendo tomadas com base em dados e relatórios?
  3. Sua equipe de vendedores está conectada com outras áreas?

Caso você tenha ficado em dúvida ou ainda não tem uma cultura interna que ajude os colaboradores a trabalharem de forma conectada, sua empresa está perdendo muito tempo e dinheiro com processos que podem ser melhorados.

Como investir em tecnologia?

Nessa etapa, provavelmente, você já percebeu que precisa investir em tecnologia e ainda não saiba como fazer isso de forma estruturada. Para garantir o sucesso da operação, selecione quais são as prioridades.

  • Atendimento: como está o atendimento aos clientes?
  • Gestão: gestores, colaboradores e cliente ainda trabalham de forma desorganizada? Como é possível ser mais eficiente?
  • Dados: as reuniões com o time estão cercadas da expressão “Eu acho”? Esse é um sinal de que as decisões não estão sendo tomadas com foco em dados.

Para ter uma etapa de investimento em tecnologia que não prejudique o caixa da empresa, avalie o custo-benefício de cada solução. Quanto você pode economizar e quão eficiente sua empresa ficará com um controle efetivo de venda e estoque? Muitas vezes, tomar uma decisão que terá um custo agora, significa a redução de gastos ao longo do tempo.

O sucesso do investimento em tecnologia depende de um plano bem traçado. Analise qual o período de implantação, treinamento de equipe, e qual o suporte oferecido pelo seu parceiro tecnológico. Com um cronograma bem definido, é possível seguir em frente cumprindo os prazos para a transformação digital.

Por quê investir em tecnologia?

Uma pesquisa da SalesHackers mostrou que 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas com vendas. 

Imagine o tempo que poderia ser economizado caso a empresa trabalhasse com um Sistema de Automação da Força de vendas. É neste sentido que os ganhos com investimento em tecnologia devem ser baseados.

Independente do seu segmento, o investimento em tecnologia tem o objetivo de levar melhorias para a empresa. É muito comum colaboradores ficarem receosos ao utilizarem uma nova ferramenta interna mas, os resultados na produtividade e facilidades na rotina deles são percebidas logo nas primeiras semanas. 

É preciso ter uma cultura de inovação que encante todos envolvidos nos processos. A tecnologia é uma aliada!

  • Mais eficiência;
  • Menos erros nos processos;
  • Melhor interação com clientes;
  • Redução de custos;
  • Vantagem competitiva;
  • Muito mais!

A Landix oferece soluções para simplificar e agilizar os processos de equipes comerciais com tecnologia de ponta. Saiba mais sobre os desafios de equipes de vendas e descubra como superar os desafios no e-book gratuito. Clique aqui para baixar o material.

Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas indústria investimento

CATEGORIAS

Qual assunto você busca?

MATERIAIS GRÁTIS

Aumente seus resultados e alavanque a produtividade da sua Equipe de Vendas.
Faça o download gratuitamente!