Ter controle sobre o que entra e sai na empresa faz parte de uma gestão eficiente. Com isso, é possível ter certeza de como está o estoque, quais áreas podem ser melhoradas e definir em quais setores estão os pontos fortes da organização.

Mas, o que é o controle de venda e estoque? Saiba agora mesmo e comece a aplicar estratégias efetivas dentro da empresa!

O que é Controle de Venda e Estoque?

O controle de Venda e Estoque é entender o cenário completo da empresa. Quantas mercadorias estão no estoque? Quais precisam ser despachadas com urgência? Quais produtos sua empresa vende mais e como é possível melhorar a saída de outros?

Fazer a organização desses pontos, permite que o gestor conheça, tanto a saúde financeira da empresa quanto os pontos que podem ser desenvolvidos para evitar rupturas e perdas. 

Definir os processos, logísticas e tomar decisões que envolvem o cenário interno do negócio é desenvolver um pensamento baseado em dados precisos, estratégico e preparado para lidar com sazonalidades e imprevistos. 

Com o controle de venda e estoque, você consegue entender em qual época do ano produto X é mais procurado ou em qual período o produto Y tem queda nas vendas. Dessa forma, o planejamento fica mais assertivo e baseado em informações relevantes. 

Planejamento

Planejamento é o primeiro passo para uma gestão de vendas e estoque eficiente. Quando é preciso repor o estoque? Quais mercadorias estão atrasadas? Em quais locais da fábrica ou empresa os processos podem ser otimizados? Na hora de definir o planejamento, você possui uma visão geral de tudo que está acontecendo, com 3 pontos essenciais.

  1. Métricas;
  2. Relatórios detalhados;
  3. Informações centralizadas dos clientes.

O impacto de trabalhar em um ambiente com processos bem definidos também é importante para os novos colaboradores, que encontrarão uma empresa com cultura sólida e organizada e, também, os clientes, que terão os prazos cumpridos e suas expectativas atendidas.

Gestão de Venda e Estoque

Reduzir e antecipar os problemas é perfil de uma gestão de vendas e estoque eficiente. Seus vendedores que estão em campo, precisam ter a certeza que os produtos que estão sendo oferecidos para os clientes estão disponíveis. Imagine um problema de comunicação entre sua equipe de campo e o estoque? É perda de vendas na certa!

Trabalhar com informações atualizadas em tempo real permite que a gestão tome decisões focadas no cenário real da empresa, diferente daquelas que trabalham com processos antigos e desatualizados. Tenha uma gestão organizada, sem imprevistos, totalmente integrada e com análise de desempenho de toda a equipe.

#DicaLandix: Um bom caminho é trocar as planilhas de estoque e vendas ou planilhas de agenda de visitas por softwares automatizados, que fornecem dados corretos e reduzem os índices de erros dentro do negócio.

Software de Gestão

Trabalhar com um sistema integrado entre vendas e estoque é um dos grandes diferenciais competitivos de empresas que modernizam seus processos, e acreditam que a transformação digital é muito relevante na hora de se destacar da concorrência e atrair clientes. 

A consulta do estoque, validação de itens e mapeamento de produtos que não estão disponíveis pode facilitar bastante a interação entre vendas e estoque, oferecendo uma experiência completa para todos envolvidos da empresa e para os clientes que fecham negócios com você.

Um desafio bastante comum nas empresas são as tarefas repetitivas e a má gestão do tempo. Existem tecnologias disponíveis que solucionam este problema, um deles é o software de automação de vendas, criado para levar mais produtividade para a equipe de vendedores da sua empresa. Ele reduz os custos com tarefas manuais, além de levar mais praticidade, agilidade e simplicidade em todo o processo de vendas.

O controle de vendas e estoque efetivo, também incluir alguns passos importantes para vendedor e cliente conseguirem uma relação de confiança, onde todos os processos estão visíveis. Veja só!

  • Quantidade de itens por embalagem 
  • Alíquota de IPI 
  • Valor de tabela unitário 
  • Valor de venda unitário 
  • Referência (código de barras) 
  • Descrição da marca 
  • Descrição do grupo de produtos 
  • Valor de venda mínimo e máximo 
  • Valor promocional 
  • Preço por embalagem 
  • Peso bruto 
  • Peso líquido 
  • Agrupamento mínimo para negociação 
  • Informações da última compra

Landix SFV otimiza o tempo da sua equipe de vendas e a lucratividade do seu negócio. Conheça o software de gestão de vendas e estoque agora mesmo!

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