Vai chegando fim de ano e o mercado não escapa da clássica pergunta: quais são as expectativas e tendências para 2021? E agora, qual o futuro do ponto de vendas?
A gente sabe que este questionamento é essencial para o planejamento dos negócios. Por isso, nos antecipamos e já falamos sobre as tendências do varejo. Se quiser saber mais, basta clicar aqui.
Todavia, quando falamos do futuro do ponto de vendas devemos nos lembrar, antes de mais nada, que o primordial precisa ser bem feito. Não adianta elaborar ótimas ações personalizadas e não ter o produto disponível para o cliente.
O fatídico mês de março de 2020 culminou em muitas dúvidas e uma certeza: os desafios continuarão a ser diários. Desta forma, foco no cliente, valorização do capital humano e simplificação de processos seguem no checklist do próximo ano.
Neste contexto, confira logo a seguir as boas práticas no ponto de vendas.
Boas práticas no PDV
1. Clientes no centro das decisões
Este item nunca muda: saber os hábitos e preferências do público-alvo é fundamental. De antemão, podemos citar alguns atributos decisivos para a escolha dos shoppers:
- Boa experiência no processo de compra;
- Praticidade;
- Comunicação personalizada;
- Se sentir único;
Defina os grupos de clientes e pense em ações promocionais e de comunicação direcionadas para um deles no ponto de vendas.
Veja também: Como dar desconto para clientes?
2. Foco nas estratégias de Customer Experience
De acordo com a WGSN, autoridade global em tendências de consumo, o foco em lugares seguros é uma das tendências de consumo que mais serão valorizadas pelas pessoas em 2021.
Juntamente com este ponto, promover uma experiência humanizada entre clientes e marcas possibilita conversões de vendas rápidas e de maneira amigável.
Lembre-se: melhorar a execução no ponto de vendas é tarefa diária. A gente falou mais sobre isso neste artigo aqui!
3. Agilidade nos processos
Seja como for, não é apenas entregar um celular ou tablet para o profissional e fazer a mágica acontecer. O know-how de cada um é fundamental quando falamos em novos processos.
A sinergia entre vendas e merchandising é essencial. Dessa forma, pensando em agilidade, a tecnologia é uma grande aliada.
O Dexer por exemplo, acompanha a execução das tarefas dos promotores no ponto de vendas em tempo real e coleta dados das visitas, o que resulta em mais eficiência nas ações de trade marketing.
Continue com a gente e veja as principais tendências no ponto de vendas para 2021!
Curiosidade: A Nestlé abriu a primeira universidade corporativa com cursos reconhecidos pelo MEC. Eles estão investindo na capacitação e desenvolvimento dos promotores de vendas e merchandising. Muito bom né? Pode inspirar outras grandes marcas.
Tendências no PDV
Hoje, o sucesso dos negócios está diretamente ligado à sua presença digital. Falar sobre a integração entre o físico e o digital nunca foi novidade, contudo, o processo foi acelerado em função da pandemia.
1. Sinalização e interação digital
Telas sensíveis ao toque e painéis eletrônicos no ponto de vendas, além de chamarem a atenção, podem ser usados para aplicar algum benefício ao cliente. Por exemplo: criação de cartão fidelidade, visualização 360º dos produtos ou até mesmo cupons promocionais.
O conteúdo nunca foi tão importante. Portanto, reter a atenção do cliente, mesmo que seja por poucos segundos, é um desafio!
Nesse sentido, ao exibir um vídeo em um painel com informações detalhadas pode fazer a diferença na decisão de compra.
2. Pagamentos por aproximação
Certamente você já usou ele pelo menos uma vez. Mais do que queridinho da vez, o QR Code desempenha um papel fundamental nesta época de pandemia.
Frequentemente vemos o anúncio de algum banco digital, com diversas opções de aplicativos financeiros, o consumidor pode fazer pagamentos sem contato físico ou manuseio de dinheiro.
3. Mapas de calor
Definitivamente, encontrar o melhor lugar para posicionar o produto faz a diferença no relatório final de vendas.
Desta forma, o mapa de calor é um importante aliado no ponto de vendas. Descobrir em qual local o consumidor passa mais tempo, e até mesmo, em quais dias e horários é fundamental para auxiliar na tomada de decisão.
Curiosidade: Conforme o monitoramento da Neogrid, que acompanha as informações de 40 mil varejistas do Brasil, o índice de ruptura da principal bebida alcoólica brasileira, a cerveja, atingiu quase 19% em outubro deste ano. Hora estava mais cara, hora faltava na gôndola.
Agora é analisar o planejamento, orçamento e decidir quais as melhores ações para o próximo ano. Esperamos que este conteúdo te ajude!
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