Vai chegando fim de ano e o mercado não escapa da clássica pergunta: quais são as expectativas e tendências para 2021? E agora, qual o futuro do ponto de vendas?

A gente sabe que este questionamento é essencial para o planejamento dos negócios. Por isso, nos antecipamos e já falamos sobre as tendências do varejo. Se quiser saber mais, basta clicar aqui.

Todavia, quando falamos do futuro do ponto de vendas devemos nos lembrar, antes de mais nada, que o primordial precisa ser bem feito. Não adianta elaborar ótimas ações personalizadas e não ter o produto disponível para o cliente.

O fatídico mês de março de 2020 culminou em muitas dúvidas e uma certeza: os desafios continuarão a ser diários. Desta forma, foco no cliente, valorização do capital humano e simplificação de processos seguem no checklist do próximo ano.

Neste contexto, confira logo a seguir as boas práticas no ponto de vendas.

Boas práticas no PDV

1. Clientes no centro das decisões

Este item nunca muda: saber os hábitos e preferências do público-alvo é fundamental. De antemão, podemos citar alguns atributos decisivos para a escolha dos shoppers:

  • Boa experiência no processo de compra;
  • Praticidade;
  • Comunicação personalizada;
  • Se sentir único;

Defina os grupos de clientes e pense em ações promocionais e de comunicação direcionadas para um deles no ponto de vendas.

Veja também: Como dar desconto para clientes?

2. Foco nas estratégias de Customer Experience

De acordo com a WGSN, autoridade global em tendências de consumo, o foco em lugares seguros é uma das tendências de consumo que mais serão valorizadas pelas pessoas em 2021.

Juntamente com este ponto, promover uma experiência humanizada entre clientes e marcas possibilita conversões de vendas rápidas e de maneira amigável.

Lembre-se: melhorar a execução no ponto de vendas é tarefa diária. A gente falou mais sobre isso neste artigo aqui!

3. Agilidade nos processos

Seja como for, não é apenas entregar um celular ou tablet para o profissional e fazer a mágica acontecer. O know-how de cada um é fundamental quando falamos em novos processos.

A sinergia entre vendas e merchandising é essencial. Dessa forma, pensando em agilidade, a tecnologia é uma grande aliada.

O Dexer por exemplo, acompanha a execução das tarefas dos promotores no ponto de vendas em tempo real e coleta dados das visitas, o que resulta em mais eficiência nas ações de trade marketing.

Continue com a gente e veja as principais tendências no ponto de vendas para 2021!

Curiosidade: A Nestlé abriu a primeira universidade corporativa com cursos reconhecidos pelo MEC. Eles estão investindo na capacitação e desenvolvimento dos promotores de vendas e merchandising. Muito bom né? Pode inspirar outras grandes marcas.

Tendências no PDV

Hoje, o sucesso dos negócios está diretamente ligado à sua presença digital. Falar sobre a integração entre o físico e o digital nunca foi novidade, contudo, o processo foi acelerado em função da pandemia.

1. Sinalização e interação digital

Telas sensíveis ao toque e painéis eletrônicos no ponto de vendas, além de chamarem a atenção, podem ser usados para aplicar algum benefício ao cliente. Por exemplo: criação de cartão fidelidade, visualização 360º dos produtos ou até mesmo cupons promocionais.

O conteúdo nunca foi tão importante. Portanto, reter a atenção do cliente, mesmo que seja por poucos segundos, é um desafio!

Nesse sentido, ao exibir um vídeo em um painel com informações detalhadas pode fazer a diferença na decisão de compra.

2. Pagamentos por aproximação

Certamente você já usou ele pelo menos uma vez. Mais do que queridinho da vez, o QR Code desempenha um papel fundamental nesta época de pandemia.

Frequentemente vemos o anúncio de algum banco digital, com diversas opções de aplicativos financeiros, o consumidor pode fazer pagamentos sem contato físico ou manuseio de dinheiro.

3. Mapas de calor

Definitivamente, encontrar o melhor lugar para posicionar o produto faz a diferença no relatório final de vendas.

Desta forma, o mapa de calor é um importante aliado no ponto de vendas. Descobrir em qual local o consumidor passa mais tempo, e até mesmo, em quais dias e horários é fundamental para auxiliar na tomada de decisão.

Curiosidade: Conforme o monitoramento da Neogrid, que acompanha as informações de 40 mil varejistas do Brasil, o índice de ruptura da principal bebida alcoólica brasileira, a cerveja, atingiu quase 19% em outubro deste ano. Hora estava mais cara, hora faltava na gôndola.

Agora é analisar o planejamento, orçamento e decidir quais as melhores ações para o próximo ano. Esperamos que este conteúdo te ajude!

Queremos te ver atingir os melhores resultados e aumentar sua vantagem competitiva. Estamos aqui para te ajudar a impulsionar seu negócio! Clique aqui e saiba mais!

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