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Tendências do Varejo para 2021

Como se preparar para o próximo ano? O primeiro passo é se antecipar para sair na frente da concorrência e conquistar clientes. Leia o artigo e conheça as principais tendências do varejo para 2021.

O ano de 2020 foi atípico. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impactou empresas no mundo todo. Ninguém poderia imaginar que, de repente, todo planejamento realizado para o ano, precisaria ser reorganizado para atender novas demandas e, principalmente, um novo comportamento.

A verdade é que não foi fácil. Foi preciso se preocupar com a diminuição do contágio, com a saúde das pessoas envolvidas no negócio e buscar um novo modelo de funcionamento das tarefas da empresa. Apesar de tudo, percebemos que a transformação digital e a tecnologia ajudaram muito a superar os desafios.

E agora? Como se preparar para as tendências do Varejo para 2021? 

O “novo normal” no Varejo

Varejistas e fabricantes precisaram se organizar para continuar operando de forma estruturada em 2020. 

Com a necessidade do isolamento e redução de contato físico para evitar a contaminação, novos hábitos surgiram e, eles irão permanecer no próximo ano. O comportamento mudou em diferentes segmentos: desde compras online, Sistemas de Automação de Força de Vendas, entregas sem contato, desinfecção e maiores cuidados com higiene. Todo mundo precisou se adaptar!

Com tantas transformações, o digital deixou de ser uma palavra para definir estratégias de marketing online para ganhar rumos ainda mais impactantes. Neste momento, é importante que as empresas, principalmente B2B, dediquem tempo se concentrando em uma estratégia para conquistar, reter e fidelizar os clientes.

Trouxemos as tendências mais prováveis de serem adotadas pelo Varejo no próximo ano. Veja só!

1. Integração

No início da pandemia, foi preciso recuar e seguir normas mais exigentes de distanciamento em diferentes regiões do Brasil. Com isso, o padrão de compra e venda mudou. Se o normal era encontrar o cliente para apresentar os produtos e vendê-los, a normalidade em 2021 será a praticidade de pedidos com o mínimo contato possível, integrando todos envolvidos nos processos, em uma única plataforma.

A integração é uma das tendências do Varejo para 2021 que também fornece informações exatas sobre a empresa e os negócios. A administração de vendas, por exemplo, pode ser realizada por gestores da equipe comercial, com base em dados fornecidos em softwares. Dessa forma, os relatórios estarão disponíveis para facilitar a tomada de decisão mais assertiva.

E a integração facilita outros setores também. As informações sobre disponibilidade do estoque podem ser acessadas de forma rápida por vendedores, independente de onde estejam. Soluções de integração para as empresas são uma excelente ferramenta para começar 2021 vendendo muito no varejo.

2. Trabalho Remoto

O assunto que preocupou muitos gestores no início da pandemia já está ganhando novos adeptos. Muitas empresas perceberam que oferecer um modelo de trabalho à distância pode ser igualmente produtivo. Com as tecnologias certas, a empresa pode obter excelentes resultados, mesmo com o seu time trabalhando fora do escritório. 

A redução de custos com um espaço fixo, o tempo de deslocamento dos colaboradores e o impacto positivo na rotina dos funcionários são 3 pontos importantes para serem analisado.

Atualmente, profissionais de diversos perfis estão procurando empresas adeptas da modalidade. O Dexer, por exemplo, é uma solução comercial criada para gestão de equipes externas de Trade Marketing. Com um aplicativo moderno e intuitivo, é possível conectar supervisores e back-offices aos promotores em campo.

3. Automação

Uma pesquisa realizada pela CIO mostrou que 54% dos líderes de suporte planejam otimizar e consolidar sua equipe de tecnologia de suporte. A pesquisa também concluiu que:

  • 46% dos líderes de suporte acreditam que a pilha de tecnologia de suporte atual retarda seus objetivos. 
  • 41% das equipes de suporte ficam lentas diariamente ou semanalmente por ferramentas isoladas; 
  • 44% das equipes de suporte usam de seis a dez ferramentas em sua pilha de tecnologia. 

Ferramentas que já eram conhecidas, agora são essenciais para negócios que desejam se destacar da concorrência nos próximos meses. Hoje, se um vendedor insere um pedido em uma solução de automação, o pedido chega em poucos segundos na fábrica. Isso otimiza o tempo, reduz o índice de erros e facilita a rotina dentro da empresa.

Agora que você conheceu as 3 tendências do varejo para 2021, que tal começar a se preparar para um novo ano com inovação e transformação digital na sua empresa? 

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Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas indústria investimento Varejo

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