Como falamos no artigo “Transformação Digital a favor das suas vendas”, identificar o tamanho dos desafios e definir as ferramentas para gestão de vendas que serão utilizadas para atingir os objetivos, deixa o processo bem mais simples e livre de erros.
A gente sabe que aumentar a produtividade e otimizar o trabalho da equipe estão entre os principais desejos dos gestores. Mas já parou para pensar em quais itens devem ser considerados para escolher a melhor ferramenta para gestão de vendas?
Ainda mais em um universo com ilimitadas possibilidades de soluções, a regra é clara: pesquise sempre.
A partir das respostas abaixo, esperamos que você tenha uma visão mais clara. Boa leitura!
Por que utilizar ferramentas para gestão de vendas?
Ganhar tempo e aumentar os lucros são termos que sempre gostamos de ouvir, não é mesmo? Nesse sentido, a tecnologia tem sido o braço direito de gestores.
Por exemplo, imagine o processo: organizar no dia a dia planilhas de vendedores e supervisores manualmente. Agora pense em um software que atualiza em tempo real todos os relatórios e te mostra os dados. Estamos falando de agilidade e eficiência!
Em síntese, podemos dizer que os principais benefícios das ferramentas para gestão de vendas são:
- Organiza e automatiza processos e relatórios;
- Fornece informações consistentes para tomada de decisões;
- Ajuda no suporte para equipe em campo;
- Reduz custos;
- Permite melhor sintonia entre os departamentos.
Aproveite e leia também: 5 Razões para inserir a automação de vendas na sua empresa.
Como escolher as melhores ferramentas para gestão de vendas?
A 4ª Edição da Pesquisa State Of Sales apontou que 53% das organizações usam a automação no processo de vendas.
Eventualmente, se a sua empresa ainda está no processo de tomada de decisão, lembre-se:
- Alinhe os objetivos do negócio com o orçamento disponível;
- Faça um checklist dos benefícios e características de cada sistema;
- Escolha a ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio.
Abaixo nós listamos as características que merecem sua atenção!
1. Fácil usabilidade
Antes de mais nada, sua equipe de vendas precisa de uma ferramenta que a faça completar o fluxo de determinada tarefa sem sofrimento, tenha facilidade de navegação e seja intuitiva para completar as atividades.
Afinal de contas, ninguém merece ficar recarregando uma página constantemente, permanecer minutos e minutos em frente a tela do computador ou abrir e fechar um aplicativo toda hora para ver se assim ele funciona.
2. Mobilidade
As ferramentas para gestão de vendas que possuem uma versão mobile facilitam bastante o trabalho da equipe em campo, visto que, podem ser acessados remotamente de qualquer lugar.
Quando pensamos no controle das atividades executadas nos pontos de vendas (PDV’s), por exemplo, o Dexer é um aplicativo moderno ideal.
3. Agilidade
O relatório State Of Sales também apresentou uma pesquisa de força de vendas em que 41% dos representantes relataram gastar muito tempo criando e acompanhando tarefas.Uma boa ferramenta de gestão de vendas deve reunir as informações com fácil acesso e sem erros.
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4. Integração de softwares
Em seguida, para que o seu processo de vendas não seja modificado, é imprescindível que o sistema interno da empresa seja integrado com a nova plataforma. Como resultado, temos menos etapas e facilidade no cruzamento das informações.
Uma ótima opção para sua equipe de vendas é o Landix Flex, que pode ser integrado a qualquer ERP.
5. Segurança de dados
Verifique sempre se a ferramenta tem protocolos de segurança do usuário e como funciona o armazenamento de informações. Durante a ampliação do trabalho remoto percebemos ainda mais a importância da segurança dos dados. Os profissionais de TI que o digam!
Por fim, esperamos que com essas dicas, você consiga escolher a melhor ferramenta para gestão de vendas da sua empresa e obtenha resultados excepcionais.
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