promotores de Vendas

Estratégias para Gestão de Promotores de Vendas no PDV

O papel do promotor de vendas no ponto de venda é crucial para o sucesso de ambas as partes envolvidas. Ele atua comunicando os produtos da marca para o cliente em potencial e contribui para o aumento de vendas para o estabelecimento que cedeu o ponto de venda. Sem o promotor de vendas no pdv, as chances de uma marca se aproximar de seu potencial consumidor diminui. 

São os promotores de vendas que colocam em prática a maioria das estratégias de Trade Marketing, desde a demonstração de produtos, manutenção dos expositores e a garantia de estoque/reposição dos produtos no PDV. Por isso, é importante definir e alinhar estratégias para gestão dos promotores de vendas. 

Vamos falar a seguir sobre estratégias que ajudam a otimizar o trabalho dos promotores de vendas no ponto de venda:

Planejamento detalhado das ações do promotor

Além de um roteiro bem definido de quais PDVs o promotor irá visitar, é extremamente eficiente criar um script detalhado de quais atividades ele deve executar ao chegar lá. Enviá-los para o campo sem uma estratégia pode ser perda de tempo e de investimento.

O profissional deve saber exatamente as ações a seguir e qual a prioridade de cada uma. Cada tipo de estabelecimento pode exigir um tipo diferente de atividade e isso deve ficar bem claro para o profissional.

Nesse planejamento podem ser incluídas atividades relacionadas a garantir a disponibilidade do produto no PDV, a melhorar a exposição do mesmo, escolher pontos extras dentro da loja para expor o produto e instalar novos displays ou materiais de divulgação. 

Além disso, o trabalho do promotor de vendas pode ter um aspecto de pesquisa de mercado e estudo do consumidor, registrando dados e fotos das ações que estão sendo realizadas no PDV tanto pela própria marca, quanto pelos concorrentes. Essas informações podem ser muito úteis para a equipe de Trade Marketing e gestores da marca elaborarem novas estratégias.

Realize treinamentos para os promotores de vendas

Para garantir que a equipe de promotoria de vendas realize um bom trabalho, é necessário que a mesma seja treinada em relação ao produto, a marca, a técnicas de vendas, ao trade marketing e ao trabalho prático que será executado. 

Esses treinamentos que darão ao profissional uma visão mais ampla e estratégica sobre a importância do papel que ele exerce e isso o levará a estar mais qualificado para perceber oportunidades no PDV e contribuir para o aumento de vendas da empresa.

Acompanhe o desempenho do promotor

Outra forma de garantir bons resultados na sua estratégia de trade marketing e gestão da equipe de promotoria de vendas é a criação de métricas e metas para todos. Esses indicadores precisam ser claros e mensuráveis para funcionar como forma de motivar a equipe e também de avaliar a efetividade das estratégias adotadas.

Lembrando que boas metas podem seguir método SMART, onde S significa especificidade, M, mensurável, A, atingível, R, relevante e T, temporal. Você pode estabelecer metas em relação a produtividade do promotor, número de visitas, ações concluídas, vendas no período ou região atendida pelo mesmo, entre outras. 

Use um software de Trade Marketing para gerir equipes de promotoria de vendas à distância

Uma boa gestão sempre sabe usar a tecnologia ao seu favor. Como complemento às ações anteriores, Adotar uma ferramenta tecnológica pode trazer mais eficiência e assertividade na execução das tarefas. Um software de gestão, como o Dexer, conecta os supervisores e back-offices aos promotores em campo.

Por meio de um aplicativo voltado ao trade marketing, é possível tanto definir rotas quanto acompanhar as visitas às lojas e execução das atividades. É possível criar um checklist das tarefas e o promotor inserir detalhes e provas da execução das mesmas.

A tecnologia vem para ajudar a padronizar atividades, manter a produtividade dos promotores de vendas e trazer eficiência na execução da estratégia. Podem ser coletados dados sobre estoque, vendas diárias, promoções da concorrência, entre outros.

Com isso é possível gerar relatórios assertivos que podem ser base para tomada de decisões. A avaliação do desempenho da estratégia de trade marketing é mais clara e o processo de melhoria é mais simplificado. Quer saber mais sobre tecnologias para gerir promotores de vendas? Conheça o Dexer.

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