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5 benefícios que o BI traz para a Gestão Comercial na Indústria Alimentícia

Já ouviu dizer que dados são “o novo petróleo” da era digital? Eles certamente são importantes para as empresas, mas sem o devido contexto e análise, não trazem significado. Aí entra o BI, ou Business Intelligence, para transformar dados em ganhos reais para o seu negócio. 

Descubra abaixo os 5 benefícios de trazer o BI na Gestão Comercial da sua empresa. 

Mas afinal, o que é BI? 

Business Intelligence é um processo, que normalmente acontece amparado por um software de tecnologia da informação, com o objetivo de analisar dados, gerar insights e nortear a tomada de decisões por parte da gestão da empresa. 

Por exemplo: sua empresa pode armazenar alguns dados da compradora Maria, como CPF, telefone e e-mail. Mas se você também souber que a Maria costuma comprar manteiga uma vez por semana, no mesmo estabelecimento, você poderá pensar em maneiras diferentes de oferecer a sua marca a ela – um desconto, um programa de fidelidade, entre outras diversas possibilidades. 

Por isso dizemos que os dados precisam ser tratados para que se transformem em informações úteis, gerando ações mais acertadas. 

Métricas são o ponto de partida para uma estratégia de BI 

É importante considerar alguns pontos ao definir uma estratégia de BI: em primeiro lugar, traçar os objetivos da sua estratégia. É possível que você receba uma grande quantidade de dados em multicanais, então organizar quais deles serão considerados é fundamental. 

Em segundo lugar, ter um histórico sobre as ações do seu negócio fará com que seja possível fazer comparações por períodos. 

Algumas perguntas são chave para construir uma estratégia de BI mais eficiente, como: qual informação você pretende coletar? Quais parâmetros devem ser utilizados como referência? Quais são as metas a atingir a curto, médio e longo prazo? 

Escrever a sua metodologia de forma clara tornará os dados obtidos ainda mais significativos. 

Quais as vantagens em implementar BI em qualquer situação? 

Ter como argumentos dados precisos e análises aprofundadas poderá ser uma boa defesa das ações da sua estratégia. Mais do que isso, você poderá fazer um benchmarking mais detalhado, com acompanhamento do que está dando certo e o que está dando errado também na sua concorrência. Sempre bom estar de olhos bem abertos, não é mesmo? 

5 benefícios que o BI traz para a Gestão Comercial na Indústria Alimentícia 

  1. Controle de estoque 

A indústria alimentícia, além de ser um serviço essencial, tem fatores muito específicos na sua operação: os produtos e ingredientes têm prazo de validade muitas vezes curto. Por isso, a necessidade de ter em mãos dados atualizados sobre o estoque facilita no momento do vendedor em campo tirar pedidos. 

Com a constância no registro de vendas das equipes externas, o banco de dados ficará enriquecido e poderá gerar informações sobre quais momentos do mês são mais críticos em relação a fornecedores, por exemplo. Assim, a estratégia poderá ser aperfeiçoada a cada semana. 

  1. Melhor comunicação entre cliente e fábrica

Uma venda bem estruturada é a que, mesmo com intercorrências na operação, tem uma comunicação simples e honesta. Isso faz com que o cliente tenha mais confiança no processo da sua empresa e com que, no futuro, ele se torne um cliente fiel. 

Fidelizar clientes é uma maneira muito eficaz de aumentar a sua receita, uma vez que clientes satisfeitos também falam bem da sua marca para outras pessoas. 

  1. Padronização de produtos e de processos

Com o tempo, as observações sobre o seu negócio poderão indicar falhas e gargalos nas operações. Mas isso não é um problema por si só: a identificação de erros pode gerar um insight sobre como melhorar o seu produto, a logística ou até mesmo os processos internos. 

Colocar em prática novas ideias envolvendo padronização pode fazer com que esses problemas sejam facilmente resolvidos, mitigando falhas humanas e aumentando os lucros. 

  1. Implementação de novas tecnologias para simplificar as vendas

Muitas tarefas que hoje são burocráticas podem se tornar automatizadas com softwares específicos. Observar em quais equipes essa tecnologia faz sentido ajuda na expansão e aceleração do crescimento da sua empresa. 

Você perceberá onde a tecnologia pode impulsionar as vendas e como simplificar tarefas traz retornos financeiros. 

  1. Conhecimento dos hábitos de consumo dos seus clientes 

Acredite, esses dados valem muito! Saber detalhes do perfil dos seus clientes só tornará o trabalho da sua empresa ainda mais organizado e personalizado.

Além de entender quais produtos têm mais e menos saída em cada estabelecimento específico, os dados de consumo servem de base para traçar as estratégias referentes ao Trade Marketing; como aproveitar melhor os argumentos de venda e gatilhos e como orientar a sua equipe comercial sobre tendências de forma geral. 

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