Automação comercial significa um novo jeito de fazer negócios. Tudo isso com redução de custos e, consequentemente, lucratividade.
Aumentar a cartela de clientes, o lucro e a competitividade são patamares sonhados por todo gestor e que podem ser alcançados com a automação comercial.
E além de tantos resultados comumente cobiçados, o modelo também evita o que, para as pessoas é, de fato, inevitável: a falha humana.
Se você quiser saber mais sobre esse tipo de automação e como uma solução pode ser utilizada para gerar lucros, continue acompanhando este conteúdo.
O que é automação comercial?
Em primeiro lugar, automação comercial pode ser definida como a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatização de tarefas corporativas.
A partir disso, ela pode ser aplicada tanto em ações operacionais como na parte estratégica do negócio, abrangendo, por exemplo, a automação de vendas.
Dessa forma, a automação comercial tem o objetivo de otimizar o varejo em geral, incluindo comércios, lojas e PDVs.
Para que serve?
De forma ampla, a automação comercial serve para apoiar (ou assumir) processos
operacionais em funções como atendimento ao cliente.
Assim, otimizar procedimentos diários pode ser definido como o objetivo da aplicação dessa automação no varejo, o que tira a carga operacional de colaboradores e agiliza tarefas.
Além disso, recursos tecnológicos são capazes de angariar dados sobre cada execução automatizada, por exemplo.
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Vantagens de investir em automação comercial
Mas afinal, o que eu ganho com isso? Já trouxemos definições, funcionalidades, mas você deve estar se perguntando o que realmente ganha com isso.
Então, confira aqui alguns dos principais motivos:
- Aumento da produtividade e integração
A automação comercial pode fazer com que o tempo para executar cada tarefa diminua muito. As atividades manuais passam a dar espaço à tecnologia.
Isso significa também pode analisar desempenho com mais facilidade, já que todos os dados passam a ser integrados.
- Melhoria da logística
Alto nível de controle sobre cada uma das operações é outra vantagem de aderir à automação.
Assim, as chances de os pedidos chegarem com mais informações são maiores, trazendo alinhamento ao processo, inclusive ao chegar até o time de logística e até mesmo etapas anteriores ao processo.
- Padronização
Manter o padrão de qualidade é uma importante etapa entre os processos de uma empresa, como por exemplo quando falamos em certificados como o ISO.
Dessa maneira, com a automatização comercial é possível definir padrões que jamais serão modificados, diferente do que aconteceria com tarefas manuais.
- Redução de custos e aumento de lucratividade
Esta é, sem dúvidas, uma das principais motivações. Qual gestão não deseja uma significativa redução de custos e mais lucro para a sua empresa?
Ou seja, a automação comercial reduz perdas e otimiza processos. Aquelas atividades e processos ineficientes dão espaço à redução de perda de dinheiro e de tempo.
Mas e como grande resultado? Seus colaboradores se voltam para tarefas que precisam de mais assertividade e tomada de decisão, e a lucratividade da sua companhia é ampliada!
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Como avaliar um sistema de automação comercial?
Agora que você já tem muitos detalhes sobre automação comercial e, especialmente, como ela pode contribuir para os lucros, você sabe como avaliar um bom sistema para a sua empresa?
Basicamente, podemos dividir essa análise em dois grandes pontos, que destacamos a seguir:
Analise quais processos automatizar
Neste ponto é importante mapear tudo o que for possível: execuções identificando dificuldades, tarefas repetitivas que não agregam valor e as oportunidades de melhoria.
A partir disso, você consegue entender pontos críticos do seu negócio e é capaz de direcionar com clareza seus investimentos.
Escolha um software eficiente
Pode até ser fácil demais falar e difícil de identificar, mas não é tão difícil perceber quando uma solução atende ou não suas demandas.
Sendo assim, é importante definir uma plataforma de ferramentas que tenha relevância no mercado e já foi pensada para gerar mais economia e, consequentemente, mais lucros!
Por isso, escolha a solução Landix Flex, software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma, trazendo muito mais recursos ao seu time comercial, e de forma padronizada. Entre em contato conosco e saiba mais!