O mundo está cada vez mais rápido. Todos concordamos com essa afirmação, certo? O desenvolvimento e a adesão de inovações tecnológicas revolucionaram o mundo e moldam o comércio atualmente. E toda essa rapidez, que traz muitas facilidades, pode e deve ser aproveitada também em seus negócios. É aí que entra em ação a automação de vendas, que contribui amplamente para o rendimento da sua empresa.

E a gente sabe, não é fácil determinar se a sua equipe de vendas é eficiente no dia a dia. É um tarefa complicada. É preciso ter certeza de que eles estão trabalhando com dedicação no relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, se empenhando para fechar o máximo de vendas possíveis. Por isso, as tarefas extras devem ser delegadas ou, como é o ideal, automatizadas.

Mas afinal, o que é automação de vendas?

Estamos aqui falando sem parar sobre automação de vendas, mas espera, o que ela realmente é? É simples definir: nada mais é do que a capacidade de automatizar todas as ações de vendas de uma empresa através de soluções inteligentes.

Mas é bom deixar claro que a implantação de um software de automação, por exemplo, não decreta automaticamente a substituição de seu time de vendas, já que a função da ferramenta é, justamente, otimizar o trabalho da equipe.

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É fundamental contar com uma ótima estratégia de vendas para o seu time. O que a automação vai fazer é deixar todo o processo mais rápido, assertivo e menos burocrático, caso fosse feito manualmente.

Por que a automação de vendas é importante para o seu negócio?

Agora que já entendemos o que, de fato, é a automação de vendas, vamos explicar os motivos dela ser tão importante para a sua empresa.

No mundo corporativo extremamente competitivo de hoje, a automação de vendas tem ganhado cada vez mais destaque e importância. As ferramentas de automação podem eliminar muitas das tarefas manuais essenciais, mas demoradas e burocráticas, que consomem um valioso tempo da venda. A seguir, separamos algumas vantagens da automação.

1. Sem perda de oportunidades

Os sistemas de automação de vendas garantem que as empresas não percam oportunidades possíveis ao estabelecer lembretes de ofertas de produtos, por exemplo. O time de vendas pode se concentrar em melhorar a qualidade de relacionamento com o cliente em vez de gerenciar os procedimentos de acompanhamento.

manual de sobrevivência equipe de vendas

2. Previsão mais precisa

Previsões com base em dados. Essa é uma das grandes vantagens do software de automação de vendas. Ele fornece às empresas as ferramentas para calcular com precisão as previsões com base em oportunidades, cotações e pedidos.

3. Melhora da venda e da venda cruzada

Um sistema de automação eficiente ajuda a equipe de vendas a entender melhor seus clientes, fornecendo dados demográficos, histórico de compras, perfil social, motivos de cancelamento de pedidos e outros dados importantes para análise. Com a disponibilidade desse conjunto de informações, os vendedores estão muito mais preparados para vender ou vender de forma cruzada, à medida que campanhas mais direcionadas são lançadas.

Onde a automação de vendas pode ser inserida?

1. Coleta de dados

Já falamos anteriormente sobre como é importante ter informações relevantes dos leads. Mas de onde vêm todos esses dados? A gente sabe que uma das fontes principais é o próprio CRM da empresa, mas isso quase sempre é insuficiente para tomar decisões empresariais bem embasadas, certo?

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Por isso, o sistema de automação de vendas pode ser integrado com outras diversas fontes de dados. Na hora de falar com um possível novo cliente, quanto mais dados, melhor.

2. Geração de relatórios

Chega de relatórios manuais! Uma ferramenta de automação de vendas pode gerar relatórios de atividades de forma rápida, eficiente e assertiva, liberando tempo para se dedicar melhor ao relacionamento com o cliente.

3. Atendimento aos clientes mais independentes

Vamos falar a verdade aqui: o sonho de toda empresa é ter um cliente que sabe o que precisa, encontrar informações por conta própria e só precisar entrar em contato para fechar o pedido.

Se você tem clientes assim, inclua no seu processo de automação de vendas algum canal pelo qual ele possa fazer seu pedido com o mínimo de esforço possível do vendedor. Dessa forma, os integrantes do seu time de vendas têm mais tempo para aprimorar o relacionamento de atendimento.

Com uma infraestrutura adequada e um bom software de automação de vendas, a sua empresa tem muito mais produtividade e um melhor relacionamento com o cliente. Esperamos que esse pequeno guia te ajude a pensar melhor na hora de decidir automatizar ou não seu setor de vendas.