Trade Marketing

Trade Marketing: como otimizar processos?

Encontrar o equilíbrio entre a demanda de produtos para inserir no ponto de venda e a necessidade dos consumidores é um desafio na rotina de profissionais de Trade Marketing. Como otimizar os processos? Leia o artigo.

Uma estratégia de Trade Marketing é capaz de definir o sucesso de um produto no ponto de vendas ou abrir margem para que os concorrentes ganhem a preferência da clientela nas compras.

Por isso, utilizar o método de forma assertiva faz toda a diferença nos resultados e índices de vendas. Descubra a seguir como otimizar processos de Trade Marketing para vender mais!

O que é Trade Marketing?

Trade marketing é uma estratégia que proporciona o contato entre o consumidor final e o fabricante, por meio de distribuidores parceiros. Basicamente, é uma prática que integra as estratégias de marketing com a equipe de vendas.

As atribuições do trade vão muito além do ponto de venda. Na busca por melhores resultados, profissionais e empresas possuem uma atuação inteligente para impulsionar os negócios.  Para maximizar as vendas, as operações comerciais são otimizadas, assim como a atuação estratégica nos canais de distribuição. 

Por isso, a área de Trade Marketing fica atenta ao:

  • Estratégias de Marketing no PDV;
  • Produtos Sazonais e Abastecimento;
  • Pesquisas com o Consumidor;
  • Planejamento de Estoque;
  • Análises de Vendas e Relatórios;
  • Entre outros.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é Trade Marketing, saiba como otimizar os processos.

Mapeamento dos Processos

Para começar a implementar processos mais otimizados na sua empresa, você precisa conhecer a situação atual e os desafios. Para te ajudar com um ponto de partida eficiente, questione-se sobre 3 perguntas a seguir. Veja só!

  1. Onde o processo começa e termina?
  2. Quais atividades fazem parte do processo?
  3. Quem são os envolvidos?

Com as 3 perguntas respondidas, você terá em mãos as primeiras informações para seguir adiante, focado na situação atual da sua empresa.

Eliminação de Falhas

Com o mapeamento dos processos em mãos, você vai perceber que algumas mudanças precisam ser realizadas para atingir bons resultados. 

Infelizmente, eliminar falhas pode gerar desconforto inicial em alguns colaboradores ou parceiros. Mas, converse com os envolvidos e explique que os benefícios de eliminar falhas são bons para todos.

Por exemplo: sua equipe de vendas está realizando processos com baixo impacto no fluxo de caixa? As visitas são realizadas sem um planejamento de rotas? Acompanhe onde estão as rupturas e encontre uma solução em conjunto com o time. 

No Trade Marketing, é preciso entender a importância de reconhecer processos repetitivos, ineficientes e reduzir o número de falhas. 

Automatização de Trade Marketing

Com a aceleração na transformação digital pelo mundo, automatização é uma palavra que foi muito citada nos últimos meses. Ela significa reduzir os processos humanos repetitivos e melhorar a performance através de tecnologias inteligentes. Mas, qual a relação de automação com Trade Marketing? Vamos explicar a seguir.

Uma área tão importante para a otimização dos canais de distribuição, também não iria ficar para trás na corrida pela inovação. Com isso, tecnologias para automatização do trade foram desenvolvidas e, muitas empresas já estão reduzindo custos, economizando tempo e proporcionando ferramentas melhores para seus colaboradores.

Ter em mãos dados em tempo real fornece uma vantagem competitiva bastante relevante para os negócios. Imagine trabalhar com a possibilidade de tomar decisões com base em dados, de maneira rápida e eficaz. É sobre esse tipo de automação que estamos falando. Conheça outros benefícios de software de gestão de trade marketing:

  • Gestão Eficiente da Equipe;
  • Mais Produtividade do Time em Campo;
  • Planejamento e Ajuste de Rotas de Visitas para reduzir custos e otimizar o tempo;
  • Monitoramento de Qualidade

Solução para Gestão de Equipes Externas

Otimizar ações de Trade Marketing impacta os resultados e as metas da equipe. Por isso, considerar uma solução para gestão de equipes em campo pode ser uma alternativa fundamental para conquistar as melhorias que você deseja.

Para ficar mais claro, citamos algumas vantagens do Dexer, um aplicativo moderno e intuitivo, que conecta supervisores e back-offices aos promotores em campo.

  • Captura de fotos do PDV em tempo real;
  • Registro de rotas;
  • Agenda de visitas;
  • Relatórios;
  • Alinhamento de rotinas;
  • Entre outros.

Otimize o tempo, reduza custos e facilite o processo comercial da sua empresa com Dexer. Solicite uma demonstração aqui.

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