gestor de vendas

Segredos que todo Gestor de Vendas deve saber

Ser um gestor de vendas eficiente exige que você se mantenha atualizado do que acontece no mercado, dentro da sua empresa e também com as novas técnicas e tendências de gestão.

Afinal, com a ajuda da tecnologia, cada vez mais a gestão de vendas se modifica. Mais do que resolver somente problemas, o gestor de vendas deve auxiliar sua equipe, proporcionando os recursos que ela precisa para encantar clientes e vender mais. 

Por isso, para ser um bom gestor de vendas é preciso estar atento às mudanças que sempre acontecem. Então, continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre isso.

As mudanças no processo de gestão de vendas

Alguns anos atrás, o gestor de vendas era responsável mais por resolver problemas do setor do que propriamente ajudar sua equipe a atingir suas metas e garantir clientes mais satisfeitos.

Hoje, porém, isso mudou. Afinal, os clientes esperam mais da empresa na hora da venda, e a equipe precisa estar sempre atualizada com as regras do modelo de negócio da empresa e como as soluções e produtos oferecidos podem ser essenciais para os clientes.

De modo geral, o gestor de vendas ainda pode contar com as evoluções da tecnologia para guiar e ajudar sua equipe de vendas. A automatização de vendas e pesquisas, por exemplo, são importantes aliadas para compreender o que seus clientes precisam e como melhor atendê-los.

Já se foi há muito tempo a era do bater de porta em porta, hoje é essencial levar um conteúdo personalizado para o cliente, demonstrando como o produto ou serviço oferecido é a solução para suas dores e problemas.

Então, para atualizar a sua gestão de vendas, acompanhe as últimas novidades no mundo da tecnologia, aproveite a proximidade que as redes sociais permitem e siga perfis inspiradores de gestores, atualize-se com cursos etc.

Tudo isso vai permitir que você evolua como um gestor de vendas e auxilie a sua equipe. E para começar, separamos 4 segredos que todo gestor de vendas deve saber. Confira:

Antes de conhecer os segredos da gestão de vendas, baixe a nossa Planilha de Agenda de Vendas e comece já a ter um controle melhor de toda a sua equipe.

4 segredos que todo gestor de vendas deve saber

1. Planejamento anual de vendas

O planejamento de vendas será como um mapa para sua equipe, dizendo onde vocês querem chegar e como vão fazer para conseguir isso.

Ou seja, nesse planejamento, além de definirem as metas anuais, também é bom explicitar as estratégias e táticas que serão empregadas para que esses objetivos sejam conquistados.

Por exemplo: devido às mudanças de comportamento que os clientes adotaram, por causa da pandemia de COVID-19, muitos começaram a fazer compras online. Agora, a sua empresa se adequou a isso? Uma boa ideia é pesquisar o nível de satisfação dos seus clientes e ajustar possíveis erros de vendas que seu canal online possa ter.

O planejamento porém irá depender da nossa próxima etapa para ser bem-sucedido. Veja como:

2. Pesquise sempre sobre seu mercado

Para o seu planejamento ser eficiente ele não pode ficar estagnado. Ou seja, é importante alimentá-lo e, quando necessário, corrigir as ações para dar novos rumos ao seu objetivo.

A pesquisa é sempre importante para saber o que seus clientes pensam sobre o produto, sobre a própria equipe de vendas etc. É papel do gestor analisar as pesquisas e encontrar os pontos fracos da equipe de vendas e sugerir melhorias.

Uma dica extra é: converse com clientes que fecharam ou não negócios com a sua equipe para saber o porquê decidiram por fazer a compra ou não aceitaram a proposta. Dessas conversas podem surgir insights valiosos que vão ajudar a sua equipe.

3. Aprenda e ensine seus vendedores

Uma pessoa não é a melhor vendedora da sua equipe à toa. Por isso, observe e veja como o melhor vendedor da equipe age e convence seus clientes. Ele pode apresentar um discurso de vendas mais elaborado e que pode ser replicado em sua equipe.

Então, aprenda com seu vendedor mais eficiente como ele lida com os clientes e fechar novos contratos. Depois, é possível fazer um workshop, por exemplo, para passar e compartilhar esses conhecimentos e técnicas para toda a equipe.

Um bom gestor de vendas deve ser capaz não só de ensinar, mas também de aprender.

4. Use sempre da tecnologia

A tecnologia está sempre evoluindo para facilitar o dia a dia. Ela pode ser usada para tornar vários processos da sua gestão de vendas ainda mais fácil, desde o controle de metas de vendas até a padronização de descontos e valores.

Entender e usar a tecnologia para gestão de vendas virou um pré-requisito que todo bom gestor deve conhecer. Afinal, com ela os processos que seriam mais longos e demorados, tornam-se bem mais fáceis e simples, permitindo que você, como gestor de vendas, foque realmente onde sua equipe mais precisa da sua ajuda, e não perdendo tempo com aspectos mais burocráticos do trabalho, como a criação de relatórios.

Por exemplo, com o Landix SFV é possível reduzir os gastos da equipe com um controle de estoque mais eficiente, relatórios automáticos, padronização de descontos, módulo de pesquisa e também ajuda na redução de erros humanos. Como o Landix SFV pode ser personalizado para as necessidades do seu time de vendas, é possível aumentar a otimização dos esforços de vendas.

Quer saber mais sobre o Landix SFV e fazer uma demonstração? Acesse aqui.

clientes vendas SFA

CATEGORIAS

Qual assunto você busca?

MATERIAIS GRÁTIS

Aumente seus resultados e alavanque a produtividade da sua Equipe de Vendas.
Faça o download gratuitamente!