Na gestão de vendas os olhos brilham quando se pensa no valor a ser recebido ao atingir as metas. Mas nós sabemos que não é tão simples quanto parece!
Antes de tudo, é crucial ficar por dentro dos segredos que todo gestor de vendas deve saber. Clique aqui e saiba mais!
Bem como diz o ditado chinês: “Os sábios aprendem com os erros dos outros”. Nesta leitura, vamos te mostrar alguns erros cometidos que impedem a eficiência da gestão de vendas. Acompanhe!
1. Definir metas confusas ou inalcançáveis
Sem dúvida este é o principal! Correr atrás e chegar longe é recompensador, mas é preciso pés no chão. O planejamento de metas é parte fundamental do processo, é através dele que os objetivos, aos poucos, são conquistados.
Sem dúvida este é o principal! Correr atrás e chegar longe é recompensador, mas é preciso pés no chão. O planejamento de metas é parte fundamental do processo, é através dele que os objetivos, aos poucos, são conquistados.
Nesse sentido, metas inteligentes devem ser:
- Claras;
- Mensuráveis;
- Alcançáveis;
- Relevantes
- Com prazos definidos;
Não importa a quantidade de profissionais de venda ao pé do telefone ou em campo, sem estratégia e processos simplificados, o seu time não terá resultados satisfatórios.
2. Ter um time comercial sem autonomia
Além do planejamento de metas, é preciso pensar na sinergia e engajamento da equipe comercial.
Faz parte da gestão de vendas dar suporte para o time comercial, mas ninguém gosta de ficar dependendo das pessoas a todo momento. Relatórios automáticos de vendas e controle de venda e estoque são grandes facilitadores.
Vale lembrar também da importância de planejar o desenvolvimento desses profissionais.
Definitivamente, se você quer melhorar a produtividade da sua empresa, especialmente nesta época de novos formatos de trabalho, sugerimos que leia nosso artigo: “Gestão de equipes externas: passo a passo”. Mas vamos continuar!
3. Não acompanhar os resultados
Parece primordial, porém ainda vemos este tipo de erro na gestão de vendas. De olho no mercado, as metas devem ser ajustadas constantemente.
Avaliar e medir são duas palavras que precisam fazer parte da rotina do gestor. Imagine estar perdendo boas oportunidades porque você não sabe que o vendedor “José” tem mais facilidade com atividade ou processo “X” e “Y”. Ou até mesmo quanto ele vende.
Dessa forma, a tecnologia é uma excelente aliada para as equipes de vendas, uma vez que, reúne informações que são a base para tomada de decisões mais assertivas.
4. Deixar de ajustar as recompensas dos vendedores
Agora, considere uma gestão de vendas baseada apenas na cobrança de metas. Frequentemente vai gerar um time desmotivado e alta rotatividade.
Uma pesquisa realizada entre agosto e setembro de 2020, com mais de 300 empresas brasileiras e 150 mil funcionários entrevistados, revelou que 27% dos entrevistados pediriam demissão por falta de reconhecimento. Assim como as pessoas não deixam as organizações, elas abandonam os seus gestores.
Uma dica legal é pensar em recompensas simples e eficazes, como por exemplo, day off remunerado, premiações, jantares ou vale lazer e entretenimento.
5. Não ter as ferramentas adequadas
Outro ponto significativo para aprimorar o desempenho da equipe é pesquisar ferramentas que auxiliem na economia de tempo, redução de custos e gastos operacionais.
O estudo “O Cenário de Vendas no Brasil 2020”, elaborado do Linkedin entre dezembro de 2019 e abril deste ano, mostrou que 57% das empresas brasileiras deveriam aumentar seu investimento na área de tecnologia de vendas. E de fato, isto vem acontecendo!
Logo, para melhorar a gestão de vendas e auxiliar os vendedores em suas tarefas diárias, independente de onde estiverem, não deixe de conhecer o Landix Flex. Clique aqui para saber mais!
Por outro lado, para facilitar a gestão de equipes externas, o Dexer é a solução comercial ideal. O aplicativo moderno e intuitivo facilita a supervisão de atividades como a de promotores de vendas. E também conecta supervisores e back-offices.
Desejamos que você conquiste os melhores resultados. Até a próxima!