As datas comemorativas de 2021 são uma ótima oportunidade para sua empresa vender mais e atrair clientes. Afinal, elas estimulam o comércio e ajudam a injetar dinheiro na economia.
Além disso, com o início da vacinação contra COVID-19, o mercado está um pouco mais positivo neste ano. Um bom exemplo disso foi a revisão feita pelo Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que aumentou o crescimento da economia brasileira de 3,6% para 4%. É claro que o fim do auxílio emergencial, a dificuldade em conseguir alguns insumos e matérias-primas, a previsão da segunda onda de COVID-19 e a deterioração fiscal pesaram negativamente nesta conta.
Porém, a expectativa é que, mesmo que não volte a ser como era antes da pandemia, que melhore no decorrer do ano. Para apoiar isso, a agência Reuters também prevê que o dólar atinja os R$ 5,00 e que a taxa Selic fique na casa dos 3%.
Agora, quer saber o que as datas comemorativas de 2021 tem a ver com vender mais?
Principais datas comemorativas em 2021 para vender mais
Bem simples. Elas incentivam o aumento do consumo. Por isso, que tal preparar sua empresa para atrair mais clientes e vender mais nas datas comemorativas? Continue lendo nosso conteúdo e anote no seu calendário!
16/02 – Carnaval
Apesar de não termos festas de Carnaval este ano, ele pode ser ainda uma data para lançamento de promoções e descontos. Ainda dá pra cair na folia das compras, mesmo em casa!
15/03 – Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é sempre marcado por inúmeras promoções, cupons e descontos.
04/04 – Páscoa
Mesmo que sua empresa não venda ovos de chocolate, ainda é possível aproveitar a época para oferecer promoções e descontos para vender mais.
09/05 – Dia das Mães
A segunda data mais importante do calendário comercial dos brasileiros. Aqui, vale a pena investir em uma comunicação especial para que os filhos possam agradar suas mães.
12/06 – Dia dos Namorados
Uma boa época para também vender mais, mesmo que sua empresa não esteja no ramo de flores.
08/08 – Dia dos Pais
Também é uma boa oportunidade para incentivar as compras dos seus consumidores.
15/07 – Dia do Cliente
Parecido com o Dia do Consumidor, a data entrou de vez no calendário comercial com descontos e promoções.
12/10 – Dia das Crianças
Uma das poucas datas voltadas para o comércio exclusivo de itens infantis, então se sua empresa está no ramo é bom aproveitar para vender mais!
26/11 – Black Friday
Importada dos E.U.A., a data se tornou uma das mais esperadas do ano devido aos seus altos descontos.
25/12 – Natal
A principal data comercial do Brasil é o Natal. Aqui é onde os brasileiros mais gastam, portanto aproveite para comunicar todos os seus produtos e serviços, além de descontos e promoções imperdíveis que vão atrair clientes.
Para deixar sua empresa pronta para se dar bem em todas essas datas, nós separamos ainda algumas tendências em 2021 para ajudar a vender mais.
Oportunidades para aumentar as vendas
Para que a sua empresa se prepare para abocanhar uma porcentagem das vendas das datas comemorativas, é importante saber as previsões para o ano de 2021.
Uma área que só cresceu com a pandemia foi o comércio eletrônico. As pessoas aproveitaram que deveriam ficar mais tempo em casa para experimentarem os benefícios do comércio online, como entrega na porta de casa e pesquisar produtos sem precisar colocar os pés na rua.
Além disso, existem outras tendências para ajudar você a vender mais em 2021:
Dispositivos móveis
Sabia que hoje 30% dos usuários só acessam a internet por dispositivos móveis? E a previsão é que o comércio por esses aparelhos suba para 41%, representando vendas de 35 bilhões de reais.
Vendas pelo WhatsApp
O uso do WhatsApp, e também das redes sociais, são ideais para diversos tipos de negócios alcançarem seus clientes. A ideia que ganhou força durante a pandemia pode continuar a crescer e se tornar uma forma de se manter competitivo.
Atendimento ao cliente 360°
O atendimento ao cliente sempre foi importante, mas em 2020 ele fez a diferença. Com o crescimento do comércio online, torna-se cada vez mais importante entender o perfil do seu consumidor para oferecer um atendimento personalizado.
Experiência do cliente
Investir em garantir que o seu cliente tenha uma experiência inesquecível com a sua empresa é essencial para se diferenciar de outras marcas, além de incentivar que ele se torne um defensor da marca e sempre volte a comprar com você.
Omnichannel
Integre todos os pontos de contato que seu cliente pode ter com sua empresa para garantir um atendimento coeso, ágil e uniforme em todos os meios.
Chatbots
Crescendo cada vez mais, o atendimento por chatbots pode ser empregado no seu site ou até no WhatsApp da sua empresa. Tudo isso para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente.
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