A automação da força de vendas é uma ótima forma de aumentar significativamente a produtividade pessoal de cada vendedor e melhorar as vendas.

Por aqui, entendemos bem que tirar o máximo de um negócio exige equipe e processo de vendas eficientes. Para isso, é essencial que todos da equipe tenham em mãos um bom software para otimizar a rotina de vendas e fazer os números saltarem.

Inclusive, nesta leitura vamos te mostrar cinco passos para ter um sistema de automação da força de vendas efetivo. Anote aí todas as nossas dicas!

Obs.: antes de prosseguir, clique aqui e confira um guia completo e sem enrolação sobre o que é automação de vendas.

1. Estude e conheça seus clientes

Não pule a etapa do planejamento! Ela te guiará nos próximos passos.

Em primeiro lugar, no processo de vendas é fundamental que todo gestor e seu time comercial conheçam quem são as suas personas. Um único cliente B2B pode contar com diferentes personas.

Como resultado deste estudo, você vai compreender como deverá ser a sua rotina para apresentar propostas de valor pertinentes. Carisma e bom papo ajudam, mas não são tudo.

2. Crie um processo de vendas eficaz

Em segundo lugar, faça o checklist abaixo:

  • Entender as personas;
  • Estabelecer a etapa da jornada de vendas;
  • Saber muito do mercado;

Certamente, algumas alterações serão feitas. Contudo, ter um ponto de partida é fundamental.

3. Realize a avaliação do processo de vendas

Mas como fazer isso, afinal?

Se a equipe estiver gastando muito tempo com atividades operacionais, está na hora de ter relatórios automáticos de vendas.

Logo depois de avaliar o processo de vendas atual, fica fácil definir as metas a serem alcançadas com a otimização de tarefas.

4. Defina objetivos de automação de vendas

Pode ter certeza que com estratégia e planejamento bem definidos sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios de vendas do dia a dia.

Em seguida, seu time comercial deve saber quais são as metas almejadas ao adquirir determinada ferramenta. Por exemplo, redução de gastos operacionais.

Agora sim! Tudo pronto para fazer a automação da força de vendas funcionar.

5. Escolha a ferramenta de automação ideal

Existem várias razões para inserir a automação da força de vendas na sua empresa. Por exemplo, ter informações mais confiáveis e otimizar sua gestão de estoque.

De maneira intuitiva, o Landix Flex tem a capacidade de reunir os dados de todos os vendedores e gerar relatórios assertivos com informações, por exemplo, de desempenho diário de visitas, metas por grupos, histórico dos clientes e muito mais. E o mais importante, pode ser integrado ao sistema ERP da empresa, sem necessidade de alterá-lo.

Essa é a chave para potencializar os resultados e aumentar a vantagem competitiva da sua empresa.

Claramente, os resultados não vêm da noite para o dia. Mas ao automatizar seus processos você terá mais economia e, consequentemente, mais lucros. Para saber mais sobre o Landix Flex, fale conosco.

Para te ajudar ainda mais, separamos uma leitura com dicas de boas práticas para gerenciar equipes de vendas. Clique aqui e confira!

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