5 passos para ter um sistema de Automação da Força de Vendas efetivo

A automação da força de vendas é uma ótima forma de aumentar significativamente a produtividade pessoal de cada vendedor e melhorar as vendas.

Por aqui, entendemos bem que tirar o máximo de um negócio exige equipe e processo de vendas eficientes. Para isso, é essencial que todos da equipe tenham em mãos um bom software para otimizar a rotina de vendas e fazer os números saltarem.

Inclusive, nesta leitura vamos te mostrar cinco passos para ter um sistema de automação da força de vendas efetivo. Anote aí todas as nossas dicas!

Obs.: antes de prosseguir, clique aqui e confira um guia completo e sem enrolação sobre o que é automação de vendas.

1. Estude e conheça seus clientes

Não pule a etapa do planejamento! Ela te guiará nos próximos passos.

Em primeiro lugar, no processo de vendas é fundamental que todo gestor e seu time comercial conheçam quem são as suas personas. Um único cliente B2B pode contar com diferentes personas.

Como resultado deste estudo, você vai compreender como deverá ser a sua rotina para apresentar propostas de valor pertinentes. Carisma e bom papo ajudam, mas não são tudo.

2. Crie um processo de vendas eficaz

Em segundo lugar, faça o checklist abaixo:

  • Entender as personas;
  • Estabelecer a etapa da jornada de vendas;
  • Saber muito do mercado;

Certamente, algumas alterações serão feitas. Contudo, ter um ponto de partida é fundamental.

3. Realize a avaliação do processo de vendas

Mas como fazer isso, afinal?

Se a equipe estiver gastando muito tempo com atividades operacionais, está na hora de ter relatórios automáticos de vendas.

Logo depois de avaliar o processo de vendas atual, fica fácil definir as metas a serem alcançadas com a otimização de tarefas.

4. Defina objetivos de automação de vendas

Pode ter certeza que com estratégia e planejamento bem definidos sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios de vendas do dia a dia.

Em seguida, seu time comercial deve saber quais são as metas almejadas ao adquirir determinada ferramenta. Por exemplo, redução de gastos operacionais.

Agora sim! Tudo pronto para fazer a automação da força de vendas funcionar.

5. Escolha a ferramenta de automação ideal

Existem várias razões para inserir a automação da força de vendas na sua empresa. Por exemplo, ter informações mais confiáveis e otimizar sua gestão de estoque.

De maneira intuitiva, o Landix Flex tem a capacidade de reunir os dados de todos os vendedores e gerar relatórios assertivos com informações, por exemplo, de desempenho diário de visitas, metas por grupos, histórico dos clientes e muito mais. E o mais importante, pode ser integrado ao sistema ERP da empresa, sem necessidade de alterá-lo.

Essa é a chave para potencializar os resultados e aumentar a vantagem competitiva da sua empresa.

Claramente, os resultados não vêm da noite para o dia. Mas ao automatizar seus processos você terá mais economia e, consequentemente, mais lucros. Para saber mais sobre o Landix Flex, fale conosco.

Para te ajudar ainda mais, separamos uma leitura com dicas de boas práticas para gerenciar equipes de vendas. Clique aqui e confira!

Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas indústria investimento Varejo erros gestão de vendas vendedor externo desconto pronta entrega liderança controle de visitas

CATEGORIAS

Qual assunto você busca?

MATERIAIS GRÁTIS

Aumente seus resultados e alavanque a produtividade da sua Equipe de Vendas.
Faça o download gratuitamente!