Se você chegou até este conteúdo é porque sabe que as empresas que têm os melhores resultados em seus negócios e garantem integralmente a satisfação do cliente são aquelas que possuem uma boa gestão da equipe de vendas.

Esperamos te ajudar a evoluir nisso!

Para sua empresa avançar e implementar um time de vendas eficiente é necessário passar por processos de capacitação, avaliação e aprendizagem contínua sobre os produtos ou serviços e investir em tecnologia.

Mas antes de seguirmos. O que você considera como um time comercial de sucesso? Possivelmente, veio à sua mente termos como: desempenho, boas estratégias ou lucratividade.

Mas afinal, quais são as principais características de um time de vendas?

  1. Sabe o que vende: de acordo com Steve Jobs, “as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas”. Talvez você já tenha ouvido do seu vendedor que ele vende qualquer coisa. No entanto, é fundamental reforçar que ele precisa entender as necessidades e o problema do cliente para oferecer uma solução assertiva, o que exige conhecimento profundo do produto.
  1. Especialista na área: o conhecimento é o grande diferencial de equipes altamente especializadas. O caminho é o treinamento de qualidade e contínuo, por isso, profissionais de vendas necessariamente devem passar por atualizações periodicamente. Trabalhe para que seu time mantenha-se bem informado sobre tendências, concorrência e uso da tecnologia.
  1. Acredita no que vende: a postura da equipe deve refletir o propósito da empresa e estar alinhada com a estratégia comercial. E antes de tudo, o vendedor precisa acreditar naquilo que está vendendo para ter energia e motivação. Estimular alguns atributos é essencial. Confira:
  • Proatividade em ajudar os colegas e propor novas soluções;
  • Dedicação em todas as etapas de venda;
  • Entendimento dos processos da empresa;
  • Disposição para entregar bons resultados.

Estas são algumas características que sua empresa precisa investir e valorizar para ter sucesso.

Dito isso, preparamos uma lista com boas práticas para gerenciar um time de vendas de sucesso e gostaríamos de compartilhar com você!

  1. Estruture seu time de acordo com o processo de vendas: após montar uma equipe de vendas, valorizando diferentes perfis, certifique-se que cada vendedor está na função que melhor sabe executar, seja na captação ou fidelização.
  1. Defina metas mensuráveis e realistas: aumentar a rentabilidade e as vendas são objetivos de qualquer negócio, no entanto, é necessário estabelecer um sistema justo de metas e realizar o acompanhamento frequente dos indicadores. As metas podem ser utilizadas como um mecanismo de recompensa e como base para feedbacks mais assertivos.
  1. Avalie o desempenho:  acompanhar de perto e identificar oportunidades de melhorias para cada vendedor faz toda a diferença. Um software de automação de vendas, irá auxiliar a levar mais produtividade para a equipe, reduzir os custos com tarefas manuais, além de praticidade, agilidade e simplicidade em todo o processo de vendas.
  1. Envolva as pessoas nas tomadas de decisão: compartilhe o processo de escolha com mais frequência, além de ser ótimo para o ambiente organizacional, incentiva a troca de experiências entre os vendedores.
  1. Use treinamentos online: capacitar e oferecer treinamentos dinâmicos deve fazer parte da cultura da organização, até mesmo os vendedores experientes podem evoluir e descobrir novas técnicas. A partir do momento que o gestor se comunica bem com a equipe e sabe o progresso e perfil de cada um, fica fácil indicar qual é a melhor oportunidade de capacitação. O treinamento online é uma ferramenta útil que se adapta no tempo de cada vendedor.
  1. Reforce a importância da autogestão: no momento em que o vendedor sabe o que fazer diariamente, quais são a suas metas e como o seu desempenho impacta no objetivo final, o comprometimento cresce. E tudo melhor com mais recursos para vender de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada. Afinal de contas, todo mundo gosta quando o trabalho flui naturalmente, sem um controle excessivo.
  1. Invista em tecnologia: para não cair nos erros de um planejamento sem organização e comunicação eficiente, investir em um software de automação de vendas é fundamental para não perder nenhuma venda e facilitar o trabalho do gestor com sua equipe, principalmente neste período de vendas remotas.

Construir e manter uma equipe de vendas de sucesso não é tão simples. Em busca do melhor desempenho, o gestor precisa ajustar estratégias, planejar atualizações periódicas e fornecer soluções para o time comercial trabalhar com mais agilidade, produtividade e dados integrados.

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Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas