O modelo de software em nuvem é uma solução capaz de reduzir a necessidade da infraestrutura de uma empresa que não necessita de um espaço físico, nem a mobilização de uma equipe de TI especializada, e desta forma, consegue oferecer menor custo e um maior desempenho em comparação com as outras soluções.

Para ficar mais claro o caminho que o cloud computing vem ocupando e a importância dele para a gestão do seu negócio, preparamos este post com muitas informações.

Acompanhe os próximos parágrafos!

Quais mudanças o modelo Cloud traz para a área de TI e a realidade da empresa?

A empresa como um todo trabalha com foco total em sua estrutura de negócio e logo passa a dedicar seus esforços para a evolução contínua dos seus produtos, sem se preocupar com a infraestrutura necessária para isso.

A discussão passa a ser, como podemos trabalhar da melhor forma possível com as ferramentas entregues pelo parceiro, incorporando-as aos produtos e maximizando o valor entregue aos nossos clientes no menor tempo possível.

Bem como pudemos ver, durante a pandemia as empresas tiveram que se reinventar e procurar novas soluções para escalar seu negócio e até mesmo se manter no mercado competitivo.

A computação em nuvem foi um dos modelos mais utilizados para levar a inovação para os negócios e com o menor impacto possível na rotina dos colaboradores, além do que estamos enfrentando com a nova realidade. 

Em um  bate-papo com o Ivan, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas na Landix, ele abordou as vantagens da migração para a nuvem:

“A nuvem traz como principais vantagens um ambiente constantemente atualizado, visando sempre o nível mais alto de segurança, sendo este elástico a ponto de se adequar à necessidade de momentos de maior e menor demanda […]. Portanto, permite aos nossos times ficarem no core da companhia e naquilo que efetivamente geram valor aos nossos clientes […]”.

Vivemos em um ecossistema onde a inclusão de processos mais ágeis e flexíveis tem seu destaque em foco cada vez mais, principalmente após a grande mudança no cenário mundial por conta do COVID-19. Identificamos que priorizar  novas culturas e acelerar a transformação digital é um passo indispensável.

Qual a importância de ter um modelo em nuvem?

As vantagens do Cloud Computing vão além do que é calculado por uma equipe financeira, uma vez que a mudança de um modelo como este reflete  nas práticas do cotidiano das empresas que a adotam.

Além da redução de gastos e os ganhos em produtividade, optar pelas novas facetas do digital é necessário para a sobrevivência das empresas que querem fazer parte da concorrência independentemente do mercado de atuação.

A utilização de tecnologias permite à empresa crescer de forma que eleve a qualidade de seus serviços, otimize de maneira sustentável  seus processos e a definir uma experiência agradável para clientes e colaboradores.

O modelo de Cloud Computing se mantém sobre quatro pilares essenciais: segurança, agilidade, eficiência e confiabilidade.

AUMENTO NA SEGURANÇA

A mudança para a nuvem eleva o nível de segurança dos dados armazenados, visto que conta com o apoio de profissionais técnicos na área e a disponibilidade de muito mais recursos que nas modelagens antigas.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Optando por um sistema em nuvem, o custo de aquisição e manutenção é reduzido. Não há a necessidade de um espaço físico, refrigeração dos equipamentos e até mesmo mão de obra para a manutenção.

MAIS EFICIÊNCIA

Um provedor de cloud proporciona de forma ininterrupta acessibilidade e segurança. Além de oferecer apenas esses serviços solicitados e disponíveis no plano escolhido, evita exceder em seus custos e ainda conta com atualizações por custo zero.

VELOCIDADE E CONFIABILIDADE

A viabilidade dos serviços é imediata e o apoio de especialistas para o suporte, não exige um conhecimento aprofundado em tecnologia. O que faz com que a equipe de TI de sua equipe foque em questões prioritárias e estratégicas para o crescimento de sua empresa.

Tais pilares permitem que a transição das empresas que optam por este modelo estejam preparadas para as mudanças, de modo que, não interfira negativamente nos processos a serem realizados. Quanto às mudanças na realidade das empresas, nosso especialista em Desenvolvimento de Sistemas, Ivan Jr., fala novamente sobre as mudanças que o modelo em nuvem traz para a equipe de TI e para toda a empresa.

“[…] as mudanças extrapolam os limites técnicos e beneficiam áreas como Recursos Humanos, Comercial e Financeiro, facilitando a precificação, flexibilizando negociações, trazendo clareza sobre custos, influenciando na busca de novos colaboradores e possibilitando o aperfeiçoamento de toda a empresa por meio de capacitações focadas nas tecnologias e métodos de trabalho mais atuais.”

Em síntese, a migração de uma solução em nuvem pode possibilitar o desenvolvimento de novos produtos e estratégias, com a instauração de uma cultura voltada para a inovação. Além de colocar esta empresa à frente do mercado.

Gostou? Que tal fazer seu negócio chegar aos céus com seu software?! Para mais conteúdos sobre essa transição, basta se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.