No mercado de atacado, indústrias e distribuidores o desafio de otimizar e atender as demandas de negócios de seus clientes é cada vez mais desafiador, e a adoção de tecnologias para facilitar esta relação é fundamental para o destaque da empresa no mercado.

Para apoiar a inovação em empresas desses setores, a computação em nuvem vem sendo uma excelente opção, devido esse modelo de armazenamento permitir um tráfego mais ágil de dados entre as soluções e por consequência entre as pessoas.

Mas afinal, o que é um sistema em nuvem?

Um sistema em nuvem é uma tecnologia onde todos os dados e aplicativos ficam armazenados em super servidores, que quando acessados geram um arquivo e assim entregam os dados necessários pelo servidor mais próximo, tudo sob demanda via internet.

Diferentemente dos sistemas instalados localmente em hardware, o modelo em nuvem permite o acesso pela internet e não há a necessidade de instalação de um sistema em computadores. Desta forma, otimiza o tempo da equipe, aumenta a produtividade, reduz os custos de manutenção e operários. Ou seja, a equipe de TI pode atuar de maneira mais estratégica.

Apesar de toda agilidade e otimização apresentada, algumas dúvidas ainda ficam no ar. E a pergunta que mais ouvimos é: “Este modelo de ferramenta e as informações nele armazenadas estão realmente seguras?“.

Segurança em primeiro lugar!

Os sistemas locais estão ligados aos desktops e notebooks em que são instalados, e limitam o acesso da equipe. Ao fazer um comparativo entre um sistema em nuvem e um de hardware há diversas vantagens e desvantagens. Porém, a segurança da informação gera uma grande preocupação em ambos os modelos.

Mas pode ficar tranquilo! Estamos aqui para esclarecer e contar como funciona a segurança desses dados no modelo cloud, para você inovar seu processo comercial com toda a segurança.

Diferentemente dos sistemas instalados localmente, a segurança de dados deixa de ser de responsabilidade da própria empresa e passa a ser do provedor da nuvem.

Desta forma, o modelo garante que o acesso aos dados confidenciais seja somente de pessoas autorizadas e uma equipe dedicada em manter os dados seguros por meio de criptografias complexas (algoritmos para ocultar informações protegidas).

Gráfico: Entenda como é o fluxo de dados na nuvem

Além disso, outro ponto que reforça a segurança nuvem, é a cópia automática dos dados depositados. Isso garante que em uma possível falha, as informações copiadas não se percam e possam ser reutilizadas e acessadas em outros dispositivos conectados a internet.

Quais as vantagens da nuvem?

Antes de mais nada, sistemas baseados em cloud contribuem para o posicionamento dentro do mercado competitivo ao fornecer ferramentas e processos com padrões elevados.  Além da credibilidade, ao optar por um modelo em nuvem há outras vantagens para sua empresa. Veja a seguir:

  1. Acesso em qualquer lugar: primeiramente, entrar a qualquer hora e lugar no seu sistema usando a internet, sem depender de um acesso remoto ao servidor.  O sistema estando em nuvem, possibilita a atualização em tempo real das informações onde estiver.

2. Redução de custos: não são necessários investimentos na manutenção dos equipamentos de data center e toda a estrutura e profissionais de TI para controlar a infraestrutura.

3. Ganho de escala: ao passo que as informações são atualizadas a todo momento e acessadas de qualquer lugar, a empresa ganha mais organização nos processos e consequentemente as forças das equipes são voltadas para ações estratégicas. O que impacta diretamente no aumento de produtividade e entrega mais crescimento para sua empresa.

4. Integrações: a dinâmica de integração com outros aplicativos e sistemas organizacionais são mais fáceis e completos.

5. Melhores Dados: permite a tomada de decisão mais assertiva. Com a facilidade de acessar os dados do seu negócio em qualquer plataforma, local e em tempo real, traz informações mais atualizadas e sem erros.

6. Segurança dos Dados: como dito anteriormente, a segurança das informações são de responsabilidade dos provedores. Com modelos robustos, seguindo as regras de LGPD com diversas camadas de segurança.

A tecnologia em nuvem já é uma realidade!

Diversas empresas e usuários têm encontrado no modelo em nuvem uma solução para suas atividades diárias, de forma que seu cotidiano tenha cada vez mais segurança das informações, flexibilidade, desempenho, escalabilidade e redução de riscos.

E quando o papo é sobre as tendências futuras, a empresa de consultoria GARTNER, ao analisar os impactos da pandemia e a virada de chave dos modelos de negócio, apontou que até 2025, 85% das empresas de todo o mundo vão ter o princípio da nuvem em primeiro lugar.

Gradativamente, tais inovações estão chegando facilmente em nossos trabalhos e nas rotinas de casa, o que é crucial para a otimização de nossos processos em geral. Poupando tempo, facilitando nossas tarefas e elevando a segurança para o dia a dia.

Conclusão

Definitivamente, o sistema em nuvem  chega para as empresas e para os setores da indústria, atacado e distribuidor como uma operação estratégica, segura e otimizada para aumentar a satisfação do cliente em um mercado cada vez mais competitivo.

Devido à mudança no cenário mundial ocasionada pela pandemia, nossas casas viraram escritórios e nossos hábitos tiveram  que ser revisados. Nesse período, identificamos o quanto a tecnologia está ao nosso lado para auxiliar de maneira positiva nosso cotidiano e nos proteger de diversas maneiras.

Com a chegada de internet rápida e acessível, além das transformações em nosso cenário atual, as mudanças nos modelos de negócios foram muito bem-vindas. Como resultado, a nuvem se tornou uma alternativa para acompanhar os avanços dentro da cadeia de suprimentos e resultar em menos custos e mais valor e mais vendas.

Em 1997, o professor de Sistemas de Informação, Ramnath Chellappa citou o termo “computação em nuvem” pela primeira vez. Inspirado no símbolo da internet, a “nuvem” representa algo que está “no ar”.

Gostou do artigo? Você pode se aprofundar em outros conteúdos também. Aproveite que está aqui e cadastre-se na nossa newsletter!