Para iniciar a trajetória rumo à conquista dos consumidores, o primeiro passo é ter um bom produto ou serviço e acreditar de verdade no propósito do que você está oferecendo para o mercado. Em seguida, conhecer o público-alvo, planejar, organizar e negociar com sinceridade são etapas a serem cumpridas à risca para a concretização da venda e a fidelização dos clientes.

Uma pesquisa da Frost & Sullivan mostrou que 85% dos executivos seniores reconhecem que a experiência é um elemento fundamental para se diferenciar da concorrência em qualquer indústria. O mesmo estudo também mostrou que conseguir um cliente é entre cinco e 25 vezes mais caro do que manter um existente. Um cliente fiel é muito mais propenso a gastar, recomendar e promover a empresa.

Para te ajudar nesta jornada, separamos 5 dicas infalíveis para conquistar clientes e vender mais!

Prepare-se para conquistar clientes

Antes de sair para o campo em busca de novos negócios, pesquise. Tente se aprofundar ao máximo no negócio da empresa que está prospectando. Alguns tópicos podem te ajudar bastante no processo, veja só!

  • Acesse o site da empresa;
  • Confira as redes sociais;
  • Visite as redes sociais do comprador que você irá se reunir;
  • Pesquise desafios e oportunidades do setor;
  • Leia sobre o segmento.

Com essas informações, o vendedor ou equipe irão chegar muito mais preparados para a primeira conversa, poderão fornecer dados relevantes e mostrar para o comprador que entendem do negócio dele. 

Dica 1: Faça Perguntas

O cliente quer apenas uma coisa: que você resolva o problema dele. Para isso, é preciso descobrir qual é a dificuldade que a empresa dele está atravessando e qual solução você pode oferecer no momento. 

Quando souber o desafio do prospect, pergunte o motivo cinco vezes seguidas tentando direcionar a conversa para uma solução. Confira o script de vendas que desenvolvemos abaixo:

 

Script de Vendas

O cliente alega que as vendas estão baixas.

 

Vendedor: Por quê?

Cliente: Porque estamos com problemas de efetuar e validar pedidos.

Vendedor: Essa dificuldade de efetuar pedidos você acredita que seja por quê?

Cliente: Meus vendedores têm dificuldades em analisar as condições comerciais dos clientes.

Vendedor: E por que esta dificuldade com a análise das condições comerciais?

Cliente: O processo é muito demorado e o cliente acaba desistindo da compra.

Vendedor: Por quê?

Cliente: Minha equipe de vendas usa um software de gestão que não possui essa função.

Vendedor: Por quê?

Cliente: Quero trocar, mas acho que dá muito trabalho e acredito que esses sistemas são bem parecidos.

Após a abordagem, você estará mais preparado para dar sequência à negociação.

Dica 2: Ofereça o serviço ou produto

Nada de empurrar uma venda goela abaixo. O cliente precisa entender que você está ali para oferecer uma solução para o problema dele. Se ele pensar que você é apenas um tirador de pedidos, sua venda estará perdida. 

Além disso, tenha uma abordagem empática, com foco no problema do cliente e não no resultado da venda fechada. Antes de mais nada, pessoas procuram fornecedores que são parceiros e acreditam no projeto tanto quanto os donos.

Dica 3: Negocie prazo e valores

Nesta etapa, é o momento em que o cliente quer negociar. Ouça mais. Busque entender o que ele valoriza na sua solução e não ceda sem iniciar uma negociação. A ideia aqui é buscar um acordo que seja benéfico para ambos.

Para conquistar na hora da prospecção, você pode utilizar dados do perfil do cliente para entender qual margem de descontos e prazos consegue oferecer, e quais benefícios sua empresa vai adquirir ao ter determinado cliente. Essa análise deve ser feita levando em conta muito mais que os lucros, já que um novo cliente pode abrir outras oportunidades e ser um embaixador da sua marca no mercado.

Dica 4: Personalize ofertas e soluções

Quando você entender exatamente o que seu cliente procura e qual o potencial de um negócio fechado com ele, é possível definir soluções e ofertas personalizadas para o perfil dele. Já pensou que um dono de indústria pode ser estratégico no fechamento de contratos com varejistas?

Um bom vendedor precisa fazer as conexões certas e investir tempo para desenhar os melhores cenários possíveis.

Dica 5: Feche contratos e mantenha-os

Logo após apertarem as mãos, faça um resumo verbal de tudo que conversaram. Depois, envie um e-mail para o cliente com um resumo da pauta, listando todos os pontos acordados. Ter uma comunicação clara é ser assertivo no que foi combinado e evita futuras rupturas.

Com o contrato assinado, siga trabalhando para oferecer uma experiência positiva ao cliente. Lembra quando citamos no início do texto que é mais caro conquistar um novo cliente do que fidelizá-lo? Poisé. Sua empresa precisa ficar atenta! Hoje, softwares de automação de Força de Vendas estão auxiliando muito na produtividade e performance de vendedores.

Feito tudo isso, é só trabalhar bastante e manter a roda girando. Com as dicas aplicadas, conquistar clientes e vender mais vai fazer parte da rotina do seu negócio. Boas vendas!

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