O mundo está passando por um momento de instabilidade devido a pandemia do Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a recomendação de permanecer em Isolamento Social, a maioria dos funcionários estão trabalhando em Home Office e apenas tendo contato por telefone e pela Internet.
Apesar de ser um momento crítico, a situação tem gerado grande mobilização entre as pessoas e, como a economia não pode parar, as pequenas e médias empresas estão buscando soluções para se manter funcionando e não precisar demitir. O trabalho remoto é uma delas.
Vamos falar como o setor de Vendas pode continuar atuando e gerando receita, especificamente para os pequenos e médios negócios, durante esse período. Ao mesmo tempo que segue as recomendações e contribui para que funcionários e clientes estejam seguros.
Aqui vão algumas sugestões que podem ser aplicáveis a sua empresa:
Aumente a presença da sua empresa online
Com a maioria das pessoas em casa, houve um aumento considerável do uso de Smartphones, especificamente as Redes Sociais. Isso representa uma oportunidade de usar esses aplicativos como uma vitrine para seus produtos e serviços e para estar sempre na mente dos seus clientes.
Se já usava as redes sociais para o seu negócio, é a hora de usá-la com mais frequência. Se não, comece agora mesmo. Crie listas de transmissões no WhatsApp para manter os clientes atualizados. No Facebook e Instagram, use as fotos no Feed para apresentar os produtos. Nos Stories, poste como usá-los. Deixe depoimentos e o catálogo salvo nos destaques. Envie para a força de Vendas para que compartilhem com seus clientes.
Use o meio digital para divulgar a criação de ofertas e campanhas específicas com combos de produtos e descontos especiais para quem comprar durante esse período. Crie vantagens e gere valor para o seu consumidor, além do que já fazia antes, para que o mesmo continue ou se torne fiel.
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Monitore a Produtividade das Vendas
Mesmo remotamente é preciso gerir a produtividade dos vendedores e mensurar seus resultados e para isso a melhor ferramenta é a comunicação. Aproveite de recursos gratuitos para fazer videoconferências com frequência e checar como a equipe está produzindo.
Continue a estabelecer metas, porém para que as mesmas sejam eficazes é necessário serem: específicas e claras; possível de mensurar se foi alcançada ou não; relevante para o negócio; alcançáveis, principalmente considerando o cenário atual; e ter um prazo delimitado. Acompanhamento semanal, mesmo que remoto, é fundamental.
Faça um planejamento de vendas, descrevendo a rotina, as tarefas a serem executadas, datas para as reuniões remotas semanais e as metas, separando por individuais e coletivas.
O uso de softwares para a gestão da cartela de clientes, agendamento de visitas online, histórico de pedidos também é uma excelente ferramenta para manter bons resultados mesmo em Home Office. Se a sua equipe ainda não usa um, conheça o Landix Flex.
Use a Tecnologia a seu favor
A vantagem de passarmos por essa situação em pleno Século XXI é o fato de termos tantas tecnologias disponíveis para não só manter os colegas de trabalho se sentindo menos sozinho no Home Office, como também continuar produzindo e gerando resultados.
Quanto mais atividades você puder automatizar e simplificar, melhor para o rendimento da equipe. Aposte, por exemplo, no autoatendimento para reduzir tempo de espera e filtrar as solicitações recebidas. Ou no uso de aplicativos de comunicação para contatar o cliente por mensagem ou vídeo. Criar vídeos e GIFs do seu produto. Transmissões ao vivo com demonstrações de uso.
E para melhorar a gestão de estoque e das vendas usar um software de gestão de vendas móvel e integrado como o Landix Flex é uma excelente solução. Ele aumenta a economia e, consequentemente, os lucros do seu negócio, além de reduzir os erros humanos e ser completamente customizável para as necessidades da sua empresa.
Se você precisa de padronizar os descontos dos vendedores, o que é ainda mais desafiador com o trabalho remoto; oferecer ao vendedores acesso ao catálogo completo de produtos; ou otimizar a geração de relatórios automáticos, auxiliando na análise dos resultados, o Landix Flex também pode ajudar.
Com um sistema de vendas simplificando os processos e trazendo mais praticidade e agilidade no dia-a-dia, os vendedores têm mais tempo de se concentrar em conhecer o cliente, personalizar o atendimento sabendo exatamente o que oferecer e realizar vendas com sucesso.