Um roteiro de visitas para promotores pode parecer algo de segundo plano, mas é essencial para garantir que sua equipe visite todos os seus clientes e não se esqueça de nada.

Funcionando como um guia e checklist para sua equipe, o roteiro de visitas para promotores deve combinar a ordem de visitas, horários e também preferências de cada cliente, como o contato que sua equipe deve procurar.

Com essa ação dentro da sua gestão de promotores de vendas, fica muito mais fácil para a sua equipe saber onde, quando e como deve proceder para realizar a visita de modo mais eficiente e ágil, evitando o desperdício de tempo e recursos, tanto da sua empresa quanto de seus clientes.

Mas, por que e como fazer um roteiro de visitas?

Nós falamos de modo geral o que deve conter e algumas vantagens, porém vamos explicar com mais detalhes tudo isso. Olhe só:

Por que ter um roteiro de visitas?

  • Facilita o deslocamento da sua equipe;
  • Evita desperdício de tempo ao determinar as rotas;
  • Agenda com dias e horários das visitas;
  • Determinar a frequência das visitas.

Ou seja, ao ter um roteiro de visitas em sua estratégia de trade marketing é possível determinar a ordem de visitas, com os horários e a melhor rota de deslocamento para o seu time. Com isso, é possível reduzir a perda de tempo no trânsito e de espera pelo momento oportuno para falar com o seu cliente. 

Por exemplo: é possível evitar trânsito em algumas áreas da cidade ou um horário muito movimentado para o seu cliente dependendo da hora marcada.

A elaboração de um roteiro de visitas ainda evita que seu time otimize seu tempo tempo ao não precisar ficar parado diariamente montando esse roteiro. Por isso, dê preferência para roteiros com um período mais longo, como os semanais, que ainda permitem uma boa flexibilização.

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Como fazer um roteiro de visitas?

  • Foque onde estão seus clientes, ou seja, atenda os que estão em uma mesma região no mesmo dia;
  • Priorize os clientes mais importantes;
  • Não se esqueça de também se lembrar de vistas aos prospects;
  • Combine o melhor horário de visita com seus clientes;
  • Organize seu roteiro na sequência em que as visitas devem ser feitas;
  • Anotar quais materiais sua equipe deve levar para cada cliente;
  • Faça roteiros semanais, ou pelo menos no dia anterior às visitas;
  • Não se esqueça de levar em conta imprevistos no deslocamento, como o trânsito.

A elaboração de um roteiro de visitas é um esforço para que seus promotores aumentem a sua produtividade, já que não precisam perder parte do seu dia esperando por clientes ou no trânsito, deslocamento desnecessário ou ainda determinando o roteiro do dia em si.

Com um bom roteiro de visitas em mãos, a sua equipe de promotores se preocupa em vender mais e em aumentar a sua produtividade, e não na logística do processo.

E como facilito o processo de visitas?

Combinar todas essas informações em um roteiro coeso e eficiente pode exigir mais do que uma planilha. Hoje, existem tecnologias que ajudam durante toda a criação do processo, além de serem uma ferramenta excelente de organização para o seu time externo.

É possível, por exemplo, dar check-in e check-out em cada cliente, além do envio de mídias, como fotos. Com isso, a criação de um arquivo e histórico das visitas ao cliente é bem mais simples de ser feito, o que também facilita em consultas posteriores.

Quer um exemplo? O Dexer, da Landix, combina registro de rotas, cadastro de atividades, acompanhamentos dos promotores, alinhamento de rotina, justificativas e relatórios gerenciais. Várias ações podem ser personalizadas para facilitar o uso pela sua equipe, e como todo mundo está usando o mesmo recurso, fica mais fácil o monitoramento e comunicação do time, garantindo maior produtividade e eficiência.

Viu como o roteiro de visitas é importante para compor a sua estratégia de trade marketing? Então, se quiser saber um pouco mais sobre como o Dexter pode ajudar sua empresa, acesse aqui.

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