A virada do ano está chegando! Talvez você já tenha se perguntado internamente ou ouvido “Meu Deus, que ano foi esse?”. Sem dúvida alguma, um ano produtivo, desafiador, intenso e turbulento. As relações de trabalho foram ressignificadas, o time de recursos humanos usou novos formatos de recrutamento e teve um calendário cheio de videoconferências.
Para os líderes de RH, o desafio para o próximo ano se mantém! Atrair, recrutar e reter profissionais talentosos, atender às necessidades dos colaboradores e cuidar dos objetivos e cultura organizacionais.
Em meio a tantas mudanças, como criar estratégias assertivas para o planejamento do próximo ano? Exploramos as últimas pesquisas, tendências e insights de especialistas. Acompanhe este artigo para saber mais. Boa leitura!
Políticas de trabalho flexíveis
A palavra que mais fará parte do vocabulário do time de recursos humanos será flexibilidade. Muitos colaboradores não estão interessados em voltar ao escritório em tempo integral. E os números mostram isso!
O levantamento “O estudo do trabalho chega cedo”, produzido pelo Oxford Economics e a Society for Human Resources Management (SHRM) em parceria com a SAP, entre agosto e setembro de 2020, apontou que no Brasil, 3 em cada 4 gestores de recursos humanos consideram a flexibilidade no trabalho como a maior prioridade para 2021.
Para reforçar o entendimento, a pesquisa “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, realizada pela Salesforce em junho, revelou que 52% dos brasileiros estariam dispostos a trocar de emprego para manter o home office.
Sabemos que para uma parcela da população, o desempenho da função vai além do escritório, exigindo trabalho em campo e contato com o consumidor final.
Com uma possível segunda onda do coronavírus e as discussões de vacinação em foco, cabe ao RH ter uma posição estratégica e transparente. É preciso encontrar o equilíbrio entre produtividade e atenção às necessidades individuais de cada colaborador. E orientar as lideranças a realizarem pesquisas e bate-papos com suas equipes para chegarem à melhor forma de trabalho.
Otimização da Employee Experience
A Employee Experience nada mais é do que a experiência do colaborador, desde o momento em que ele se candidata para uma vaga, passando pelo onboarding, até o momento em que ele se despede do ambiente de trabalho.
Já viu uma organização crescer e ter bons resultados com funcionários insatisfeitos? Por esse motivo, uma boa experiência contribui para a estratégia de talentos, atração e retenção.
O desafio é criar a melhor experiência em vários canais, uma vez que, podemos nos deparar com um cenário onde há pessoas trabalhando fisicamente, remotamente ou no modelo híbrido. Assim, é imprescindível realizar pesquisas e acompanhamentos para mensurar os níveis de satisfação, produtividade e necessidades individuais de melhorias.
Programas de treinamento e aperfeiçoamento
Qual o bem mais valioso de uma empresa? Exatamente, o capital humano.
Independente do tamanho da organização, é essencial investir em capacitação. E ainda, de forma que este funcionário consiga colocar em prática os novos aprendizados com eficácia e rapidez.
De acordo com a pesquisa Gartner Shifting Skills Survey for HR Executives 2020, 69% dos executivos de recursos humanos declararam mais pressão dos colaboradores para viabilizar oportunidades de desenvolvimento que os preparem para funções futuras.
A educação corporativa estará em alta com o objetivo de ampliar o potencial da equipe.
Foco na diversidade e inclusão
As contratações ultrapassaram o Oceano Atlântico! O modelo de trabalho remoto possibilita a formação de equipes multiculturais e com diversos perfis.
O estudo inédito “O Cenário da Diversidade e Inclusão nas Empresas Brasileiras”, feito pela Você RH e Mais Diversidade, com mais de 290 organizações de vários setores, revelou que 65% das empresas brasileiras não têm estratégia bem definida para avançar no tema.
Automatização dos processos
Utilizar ferramentas para recrutamento e seleção é primordial, principalmente com tantas entrevistas à distância. Os arquivos digitais em nuvem vão ganhar ainda mais espaço, visto que, podem ser acessados e assinados de qualquer lugar e a qualquer momento.
O People Analytics é um método desenvolvido pioneiramente pelo Google, que permite coletar e cruzar informações dos colaboradores, tais como, desempenho, avaliações, tarefas e muito mais.
As organizações vão ter que se empenhar para atender às necessidades dos que vão seguir em home office e dos que vão estar no escritório. Aplicando boa parte das tendências, sua empresa estará preparada para começar 2021!
É claro que algumas particularidades apresentadas podem variar de acordo com a região, mas estas são algumas tendências gerais. Esperamos que te inspirem!