Gerenciar as informações de todos os setores da empresa se torna mais simples e eficiente com o uso de um ERP. Mas afinal de contas, o que é um ERP? Uma definição mais simplificada é “sistema de gestão integrado”, ou seja, um software que integra os dados de todos os setores da empresa. 

A sigla significa “Enterprise Resource Planning” que, na tradução literal seria: Planejamento de Recursos Empresariais. Isso porque a partir da centralização das informações em uma plataforma única, o ERP se torna um aliado dos gestores para o planejamento e tomada de decisões.

O ERP pode conter módulos para cada àrea da empresa, podendo ser personalizado de acordo com a necessidade da sua, entre eles: Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Produção e Logística. Com ele a empresa passa a ser mais organizada e até mais competitiva no mercado.

Se ainda está na dúvida em relação a implantar ou não um ERP na sua companhia, confira a seguir os benefícios que o software pode te trazer:

Benefícios de ter um ERP

Apoia decisões administrativas

Com esse sistema o gestor tem mais facilidade para gerir contas a pagar e receber, vendas e estoque. Com isso, tem também base para tomar decisões para reduzir custos e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Favorece análise de dados e processos

Com um ERP, o gestor pode tomar decisões mais precisas tanto para elevar o crescimento quanto a rentabilidade da empresa. Pois além de ter os dados completos, eles são mais confiáveis e duplicidades de informações são eliminadas.

Melhor gestão de prazos

O sistema cruza todos os prazos tanto de pagamentos a fornecedores, entregas que precisam ser realizadas, datas de validade de matérias-prima, prazos fiscais e todas as datas importantes da empresa. Reduza seu tempo de fechamento e tenha controle total do seu cronograma de produção.

manual de sobrevivência equipe de vendas

Otimiza o Controle Tributário

O controle fiscal é muito importante para o seu negócio e qualquer erro pode custar caro. Com um ERP ele se torna mais simples, reduzindo riscos de multas ou penalidades por perdas de prazos ou informações inconsistentes.

Facilita a comunicação entre setores

Ao invés de cada setor contar com um sistema, todos os dados e informações da empresa são unificados em uma única plataforma. Ao integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos, a comunicação entre eles é facilitada e processos internos são simplificados, favorecendo a empresa como um todo.

Simplifica processos operacionais

O controle de estoque e de custos é feito de maneira automatizada e eficiente. O sistema reduz consideravelmente o tempo gasto pelos funcionários em tarefas burocráticas e repetitivas e padroniza processos. 

Quando uma venda é realizada, por exemplo, o produto é retirado do estoque automaticamente e o valor a receber contabilizado no financeiro de acordo com a forma de pagamento escolhida.

Diminuição de erros humanos

Com a automação de todas essas atividades, a possibilidade de haver erros humanos é diminuída já que a maioria dos processos, inclusive relatórios, podem ser gerados pelo próprio sistema. 

Além disso, as pessoas têm mais tempo de qualidade para investir em atividades não repetitivas e muito mais lucrativas para a empresa, como produzir, vender, divulgar e gerir equipes. 

Automação de Vendas integrada ao ERP

Para empresas que buscam ganhar mais agilidade e praticidade para o dia-a-dia da Força de Vendas, a chave do sucesso é ter um SFA integrado. Um software de automação de vendas integrado ao ERP, como o Landix Flex que é disponível em formato de aplicativo para smartphones e tablets. 

Esse sistema de vendas possibilita ao vendedor fazer atividades direto em seu dispositivo. Desde conferir o estoque, consultar o histórico do cliente a enviar um pedido ou negociar descontos, tudo em tempo real, são exemplos de tarefas simplificadas pelo Landix Flex sem depender de Internet. Ele é um aliado na gestão de equipes externas.

Se a sua empresa ainda não possui um ERP para integrar com a automação de vendas, não perca tempo e otimize a sua gestão como um todo. Depois de implantar um ERP na sua empresa, conte conosco para trazer mais mobilidade e eficiência para sua Força de Vendas com o Landix Flex

Se você já tem um ERP, que tal descobrir como a automação pode elevar os resultados das suas vendas? Fale conosco.

Até mais!