De forma resumida, o Trade Marketing pode ser definido como uma estratégia B2B (de empresa para empresa) praticada por meio de canais de distribuição, onde o principal intuito é atender às necessidades do shopper e garantir o sucesso da marca ou produto no PDV.

A prática é voltada para a exposição dos produtos nos canais de venda (supermercados, farmácias, lojas de departamento, marketplaces, e-commerces etc.) de forma estratégica. Entretanto, não se engane: podemos garantir que o conceito que envolve o Trade Marketing na prática é bem mais amplo do que a maioria das pessoas imagina.

Caso você esteja aprendendo sobre Trade Marketing agora, saiba que shopper é o comprador do produto (não necessariamente quem consome) e PDV, ou Ponto de Venda, é o local onde os produtos são disponibilizados para que o consumidor possa realizar sua compra. 

Quer saber quais são as principais características que compõem o Trade Marketing e como utilizá-lo a favor do seu negócio? Continue a leitura!

Os pilares do Trade Marketing 

Quando falamos em Trade Marketing, temos em vista uma prática fundamental para empresas que querem que suas mercadorias estejam em destaque com o intuito de aumentar seus resultados. Para que isso seja possível, ele é composto pelos seguintes pilares estratégicos: 

  •     Pilar filosófico: é aquele que leva em conta a cultura da empresa. Como é a relação entre o departamento de Marketing e Vendas? Eles estão alinhados o suficiente para fazer com que as estratégias tenham bons resultados? Essas áreas precisam estar de mãos dadas para montar o Trade Marketing da organização.
  •     Pilar estratégico: é o que relaciona os canais de distribuição disponíveis para definir quais deles mais se encaixam na estratégia de Trade Marketing que será implantada. Além disso, também leva em consideração os clientes (B2B), suas características e expectativas para desdobrar o que foi planejado de acordo com as necessidades de cada um deles.
  •   Pilar operacional: trata-se da execução do que foi planejado no PDV. Se colocarmos os três em uma pirâmide, temos este último como aquele que fica no topo, ou seja, ele precisa dos outros dois, que estão na base e no meio da pirâmide, para que as ações realmente saiam como o esperado.

Caso apenas o pilar operacional seja levado em conta em uma execução, possivelmente os resultados da empresa não serão tão satisfatórios, já que as estratégias que foram definidas para que as execuções dessem certo não serão levadas em consideração.

 

 

Será que sua empresa precisa de Trade Marketing? 

É notável que, ao menos aqui no Brasil, grande parte das organizações se vê na obrigação de criar um departamento de Trade Marketing meio que no susto, e isso acontece tanto por força do mercado quanto pela falta da sua implantação desde o início.

As coisas vão caminhando de acordo com as demandas que surgem: um cliente que necessita de promotores aparece, fazendo com que providenciar isso se torne uma necessidade. Com o crescimento da equipe, surge então a necessidade de contratar um coordenador para ela, e assim suscetivelmente. Nada foi planejado, mas o departamento de Trade Marketing teve que ser criado.

Contudo, será que isso vale para todas as empresas e elas precisam mesmo de Trade Marketing? De forma objetiva, a resposta é sim. Todas as empresas, independentemente do segmento de atuação ou porte, precisam ter ao menos um profissional que execute o Trade, até chegar num nível em que seja possível criar um departamento.

Afinal de contas, o Trade é um departamento que trabalha em parceria com o Marketing e o Comercial, fazendo com que a empresa não fique “patinando” na hora de tentar emplacar a venda de um produto. Ao unir esses três setores, fica muito mais fácil definir tudo o que é necessário para fazer um item vender mais, seja na definição de um preço atrativo ou uma apresentação diferenciada, por exemplo.

Basicamente, o Trade Marketing, por meio de suas atuações internas e externas, é fundamental para amarrar todas as pontas entre os departamentos de uma empresa, garantindo que o potencial de vendas aumente consideravelmente e o retorno das execuções seja melhor do que o estipulado.

Além disso, algumas vantagens relevantes que o Trade Marketing é capaz de proporcionar para um negócio são:

  •   O PDV é melhor trabalhado, atraindo o shopper com mais facilidade
  •   As vendas aumentam e, consequentemente, a lucratividade também
  •   Mais presença de mercado graças às estratégias executadas de forma correta nos canais de venda

Trade Marketing e Tecnologia

Como o Trade possui um alto volume de atividades dentro e fora da empresa, é praticamente impossível que uma pessoa faça sozinha o gerenciamento de todos os processos de forma eficaz. Entretanto, caso ela conte com o auxílio da tecnologia, essa história fica diferente.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções para facilitar a gestão de todos os processos com total segurança, organização e livre de erros humanos, permitindo que a equipe de Trade se concentre no que realmente importa.

Algumas plataformas, inclusive, fornecem dados que apontam o que está funcionando e o que precisa ser melhorado no processo. Isso facilita bastante a tomada de decisão do gestor, além de oferecer mais dinamismo à operação que está sendo executada.

Após ler até aqui, responda: você conhece algum sistema que seja capaz de facilitar o trabalho da sua equipe de Trade Marketing para aumentar os resultados da sua empresa? 

Para te ajudar nisso, aqui vai uma dica: a Landix tem as melhores soluções para facilitar a gestão das áreas de Trade Marketing, Marketing e Comercial do seu negócio. Acesse agora o nosso site e confira qual delas se encaixa mais no que você precisa.

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