Descubra o que é Sales Force Automation (SFA) e como a tecnologia pode impulsionar seu negócio no artigo completo.
As soluções digitais que surgiram nos últimos anos transformaram indústrias, atacadistas e varejistas. Gerenciar contatos e oportunidades dentro das empresas é uma prática valiosa para gerar novas vendas, aumentar os contratos existentes e fidelizar clientes atuais.
Muitas vezes, gestores e vendedores trabalham com métodos obsoletos, sem a integração das informações para auxiliar nas tomadas de decisões mais assertivas. O resultado? Queda nas vendas e aumento dos custos com processos repetitivos.
Então, o que é Sales Force Automation e como ela pode ajudar empresas de todos os tamanhos?
Sales Force Automation: o que é?
O termo Sales Force Automation ou SFA é destinado ao uso de aplicativos de software para gerenciamento de vendas. Com ele, é possível entregar mais valor para os vendedores e gestores, através de informações sobre negociações, processos, fechamento de negócios e muito mais.
Através da automação, tarefas repetitivas são evitadas e os dados colhidos podem se transformar em informações valiosas para a empresa, conectando diferentes áreas em busca dos objetivos.
Hoje, existem soluções de automação de força de vendas que dão total suporte aos clientes que desejam obter bons resultados com Sales Force Automation (SFA). Conheça os principais benefícios agora!
Gestão de Tarefas
Gerir tarefas com eficiência é um dos desafios na rotina empresarial. Em muitos casos, os vendedores estão em campo e o gestor não consegue acompanhar qual o tempo e o custo de determinada prospecção, por exemplo.
Por outro lado, os vendedores precisam atender o maior número de clientes, sem prejudicar a eficiência das visitas. Por isso, contar um um SFA para integrar calendários, histórico de clientes e toda a gestão de tarefas para os próximos dias faz toda diferença na qualidade dos serviços prestados e nos lucros obtidos.
Armazenamento de Dados Seguros
O armazenamento de dados é uma preocupação que ficou ainda mais em evidência no ano de 2020. Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), organizações precisaram se adaptar para garantir que todos dados sejam guardados de forma segura.
Com o armazenamento seguro das informações e mais mobilidade, é possível acessar dados de onde estiver, de maneira rápida e prática. A tecnologia proporciona a redução de custos e redução de tarefas repetitivas para pequenas, médias e grandes empresas.
Personalização
Não importa se o seu segmento é industrial ou do varejo alimentício, todos os clientes desejam ter uma experiência personalizada na hora de fechar negócio. Através do Sales Force Automation é possível mapear os comportamentos, liberar descontos para determinadas regiões ou até mesmo desenvolver um software personalizado para o seu negócio.
Imagine só: seu cliente sempre pede as cargas de determinado mix de bebidas com o vendedor Fernando. Sua empresa oferece um software amigável e resolve as demandas com rapidez e qualidade. Quando um concorrente procurar seu cliente para oferecer o os mesmos produtos com preços um pouco menores, o software faz toda diferença na retenção e fidelização do cliente. Neste caso, o SFA pode ser um fato decisivo para manter o cliente comprando com a sua empresa.
SFA e CRM são a mesma coisa?
Quando os dois termos são citados podem soar parecidos. Mas, a realidade é que são bastante diferentes e possuem papéis distintos.
Enquanto o SFA é focado na automatização de processos, o CRM é focado em relacionamento com os clientes. Um vendedor que utiliza um software de Sales Force Automation (SFA) pode aplicar uma estratégia de Customer Relationship Management (CRM) muito mais completa e personalizada, aumentando os lucros e índices de satisfação.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre SFA e todas possibilidades da metodologia, que tal começar a aumentar a produtividade da sua equipe de vendas?