Um dashboard pode ter diferentes definições, entre elas: painel de gestão, painel de controle, painel de informação, painel de indicadores, painel de bordo, painel de resultados e muito mais. De imediato, podemos afirmar que o significado de todas é o mesmo.

Indo um pouco mais além, seguindo o que foi dito pelo fundador da Percentual Edge, Sthephen Few, consultor e educador nas áreas de design de informações e inteligência de negócios, um dashboard é a apresentação visual das métricas e indicadores mais importantes para que os objetivos de um negócio sejam alcançados. Tudo é disposto em uma única tela para facilitar o monitoramento e compreensão das informações geradas.

Contudo, vale a pena salientar que um dashboard não é um software específico ou uma tecnologia. Trata-se de um tipo de apresentação, um conceito, que pode ser criado a partir de um Power Point, Excel ou Photoshop, e também, é claro, um software especializado em visualização de dados. Esta é a melhor opção.

Quer saber mais sobre dashboard, os tipos existentes, como ele pode auxiliar sua equipe de vendas e trade marketing, além de dicas para criar o seu?

Continue a leitura e confira!

Saiba quais são os tipos de dashboard

Existem três tipos de dashboard: o operacional, o tático e o estratégico. Cada um deles têm uma função específica, mas todos têm um objetivo em comum, que é atender às necessidades de monitoramento dos resultados.

Abaixo, detalhamos um pouco mais:

  • Dashboard operacional: geralmente, mostra as métricas que necessitam de acompanhamento para que a operação tenha um bom desempenho. Dessa forma, as métricas obtidas norteiam as correções de falhas e erros para que tudo saia como o esperado.
  • Dashboard tático: é aquele que permite o acompanhamento de indicadores para facilitar as tomadas de decisões de médio prazo.
  • Dashboard estratégico: é o responsável por gerar informações macro para que toda a empresa possa acompanhar ou monitorar. A partir disso, as informações obtidas são comparadas com períodos anteriores para entender como está a situação atual em relação à passada.

Como um dashboard pode auxiliar sua equipe de vendas e trade marketing

Assim como falamos no início, um dashboard não é um software, mas uma apresentação que pode ser feita em ferramentas que já conhecemos bem, como um Power Point ou Excel. Entretanto, com as inúmeras possibilidades que a tecnologia nos oferece hoje, contar com um software capaz de atualizar o dashboard em tempo real é muito mais vantajoso para a equipe de vendas e trade marketing.

Sabemos que durante o trabalho da equipe de vendas e trade marketing no PDV surgem inúmeros insights que podem contribuir – e muito – para que melhorias nos processos sejam feitas. Entretanto, ter informações valiosas e não poder reportá-las em tempo real é correr o risco de não conseguir implantar o que é necessário.

Por meio de um software de gestão de equipe que disponibilize a criação de um dashboard, as informações serão sempre atualizadas e repassadas em tempo hábil pela equipe de campo, proporcionando mais chances de mudar uma estratégia para que o shopper decida pela compra com mais facilidade.

 

Evite estes erros ao construir seu dashboard

Antes de compartilhar algumas dicas valiosas para o desenvolvimento do seu dashboard, existem alguns erros que merecem ser mencionados para que não aconteçam, pois podem acabar prejudicando o funcionamento do seu painel. Abaixo, citamos os três principais:

  • Excesso de informações: tudo em excesso é mais prejudicial do que benéfico, inclusive as informações. Um dashboard precisa ser objetivo, contendo apenas os indicadores mais importantes e necessários na tela.
  • Excesso de cores: cores vibrantes devem ser evitadas, pois cansam a visão. O mais indicado é adotar um visual agradável nos gráficos e indicadores, pois isso facilitará que as informações fiquem mais organizadas e fáceis de serem identificadas.
  • Excesso de efeitos visuais: transparências e efeitos em 3D tiram o foco do usuário dos dados que são relevantes, e isso não pode acontecer. Lembre-se que o dashboard deve ser limpo, objetivo, bem distribuído e fácil de ser entendido. 

Dicas para criar um bom dashboard

Agora que você já sabe tudo sobre dashboard e como ele pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar sua equipe de vendas e trade marketing, confira algumas dicas para construir o seu.

Defina um objetivo

Sabe aquela frase “quando você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”? Ela é real e pode ser bastante prejudicial para qualquer empresa. Por isso, todo o projeto de um dashboard precisa responder aos questionamentos que são fundamentais para a gestão do seu negócio. Defina seus principais indicadores, bem como suas ordens de prioridade.

Escolha um dashboard que se encaixa na sua demanda

Assim como explicamos mais acima, existem três tipos de dashboard e cada um deles atende à uma necessidade. Então, antes de criar o seu dashboard procure saber qual tipo se encaixa mais no que você precisa.

Faça um rascunho do seu dashboard

O excel pode ser uma ótima ferramenta para você criar um esboço de como será seu projeto. Obviamente, ele não atualizará as informações em tempo real, pois isso só um software fará, mas servirá de base para você organizar como será o seu painel.

Desenvolva o layout

Nesta etapa, podemos dizer que é a hora de pensar estrategicamente e evitar todos os erros que citamos anteriormente. Um layout refinado e com maior qualidade visual é primordial para se ter sucesso. Em caso de dúvidas, contrate uma empresa especialista nisso 

Defina o software para realizar o projeto

O mercado disponibiliza inúmeras opções em softwares para a criação de dashboards para a sua empresa.

O Landix Flex, por exemplo, é um software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma que oferece à sua equipe mais recursos para vender de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada, além de possibilitar a criação de um dashboard condizente com a realidade do seu negócio.

Adote esta solução o quanto antes em sua empresa e surpreenda-se com os resultados que ela pode proporcionar. Quer saber mais?

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