Sabe o ditado “tempo é dinheiro”? Então, nunca fez tanto sentido atualmente. O tempo é o ativo mais caro da atualidade. Com a rotina acelerada, cada segundo no nosso dia vale ouro, ainda mais quando a pauta é prospectar clientes para conseguir novos negócios e mais vendas.
Uma boa forma de conseguir informações relevantes, coletar e ainda ter tempo de executar um ótimo trabalho em campo com eficiência é usando ferramentas, soluções e alternativas que otimizem a estratégia de vendas do seu negócio.
Em um universo de possibilidades no mercado, apontamos todos os nossos holofotes para a mobilidade. Afinal, pense em ter todas as informações dos clientes na palma das mãos, por exemplo. As chances de fechar mais vendas são bem maiores, concorda?
Essa mobilidade tem mudado o patamar de inovação do setor varejista para uma forma nunca antes vista. O empreendedor passou a observar neste tipo de novidade ganhos de produtividade e, por conta disso, tem mudado sua mentalidade e se tornado mais aberto ao uso de novas tecnologias, diferente do que aconteceu no passado com outras ferramentas.
A obrigatoriedade da mobilidade no processo de vendas
Mesmo com 60% do atendimento ao cliente sendo feito de forma presencial, a mobilidade já conta com 40% dessa divisão. Afinal, a prospecção e os primeiros contatos acontecem via e-mail e telefone. Claro, quando falamos de uma empresa com sede física.
Se formos pensar em um e-commerce, a tecnologia acaba sobressaindo com um percentual bem maior no processo de venda.
E quando trazemos essa questão diretamente para os vendedores, constatamos o quanto eles precisam estar cada vez mais próximos dessa tecnologia e mobilidade. Hoje o cliente pede um acompanhamento em tempo real.
Ah, e não podemos esquecer da sustentabilidade em toda essa história. Menos papel, mais organização e um meio ambiente protegido.
Tecnologia, facilidade, agilidade, otimização, poderíamos ficar aqui citando várias vantagens da mobilidade para o seu time de vendas, por isso separamos 3 motivos que explicam como a era mobile pode acelerar as vendas da sua empresa.
1. Mais suporte para a equipe de vendas
Capacitação e treinamento são essenciais para o sucesso de um time de vendas, mas existe um ponto que faz toda a diferença para a eficiência da equipe: as informações necessárias precisam estar perto dos vendedores, eles precisam ter fácil acesso à elas. Esse é um desafio para o ponto de venda, afinal, a velocidade de mudança do mercado é impressionante e as respostas precisam ser cada vez mais ágeis.
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O vendedor acompanha suas metas, dados do cliente, pode avaliar sua atuação, a qualquer momento, de qualquer lugar. Assim, as chances de vender mais são muito maiores.
2. Atualização do back office de vendas
Com sistemas específicos, vendedores podem acessar, via dispositivo móvel, as informações de estoque, preços e ofertas, fazendo com que cada integrante da equipe atue como consultor para os clientes. Essa atualização de back office é feita continuamente.
Dessa forma, os funcionários do setor de suporte também acompanham os processos de vendas, permitindo a otimização das atividades de logística, estoque, marketing e outras áreas de empresa. Mais otimização, mais vendas.
3. Informações sempre atuais em tempo real
Enquanto o seu time de vendas está trabalhando externamente, todo o processo interno na sua empresa continua. Vendas, pedidos, entradas e saídas de mercadorias estão acontecendo ao mesmo tempo.
Dessa forma, se seus vendedores usam apps integrados com seu sistema de gestão e vendas, certamente vão estar sempre com informações atualizadas para consulta, como por exemplo o preço. O vendedor não corre o risco de fazer pedidos com valores desatualizados, o que traria inúmeros prejuízos financeiros e de tempo para a empresa.
O preço é só um item, tempos exemplos de dados atualizados de pedidos dos clientes, prazos de entrega, clientes inadimplentes. Esse tipo de vantagem certamente vai trazer um ganho surpreendente de tempo, menos retrabalho e mais agilidade para se fechar os negócios e dar uma resposta para seu cliente.
E a sua equipe de vendedores, como tem usado a tecnologia e a mobilidade em favor da sua empresa?