A exposição estratégica de produtos é conhecida por Trade Marketing. A técnica aumenta a visibilidade da marca e melhora o faturamento nos pontos de venda.

O grande objetivo do Trade Marketing é se destacar da concorrência no ponto de venda. Para isso, relacionamento com o distribuidor e tecnologias de gestão de PDV são fundamentais nas empresas.

Esse tipo de abordagem possui uma característica interessante para todos envolvidos nos processo de vendas. Quando o negócio investe no PDV com ações de relacionamento e merchandising, por exemplo, o estabelecimento também ganha com o aumento das vendas.


Quer saber mais sobre o assunto e preparar para vender mais? Conheça agora as melhores práticas em Trade Marketing!

O que é Trade Marketing?

O Trade Marketing é uma estratégia de inserção dos produtos nos canais de venda, integrando indústrias, atacadistas ou varejistas e consumidores.

Essa é uma ferramenta muito utilizada para empresas se tornarem cada vez mais competitivas no ponto de venda. Hoje, o consumidor encontra muitas opções e se destacar faz toda diferença no faturamento do negócio!

Uma pesquisa da AMPRO mostrou que, 83% dos gestores, consideram expressivo o trabalho dos promotores para a oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor. Por isso, é importante adotar boas práticas em Trade Marketing. Conheça as principais!

Comunicação Eficiente

Para executar uma estratégia de Trade Marketing é preciso ter comunicação eficiente. Garantir que os produtos estejam bem colocados nas gôndolas depende de assertividade e alinhamento. 

São consideradas melhores práticas: conectar supervisores e back-offices aos promotores em campo, analisar os concorrentes e tomar decisões baseadas em dados, integrando todos 

É preciso planejar como e onde os produtos estarão, analisando dados e o comportamento do consumidor. Isso só é possível com informações de outras áreas do negócio e do próprio estabelecimento onde sua marca estará inserida.

clientes vendas SFA

Dados e Relatórios

A estratégia de Trade Marketing é aplicada fora do negócio, diretamente no ponto de venda do produto. Lidar com um trabalho externo pode gerar dificuldades na hora da gestão acompanhar o que está sendo feito. 

Para conquistar bons resultados, existem soluções que permitem o acompanhamento em tempo real, tanto da equipe quanto das soluções de trade. O Dexer, por exemplo, é solução comercial criada para gestão de equipes externas. Com um aplicativo moderno e intuitivo, é possível controlar as atividades executadas nos Pontos de Vendas (PDVs) e reunir dados para análises e desenhos de novas estratégicas.

Crie uma cultura baseada em dados na empresa. Com a transformação digital e as novas tecnologias, está cada vez mais importante se posicionar e tomar decisões focadas em informações exatas sobre o negócio ou produto. Dessa maneira, é possível reduzir erros e focar nas melhores práticas de marketing para a empresa.

Otimização do Tempo

Todas empresas querem ser ágeis e eficientes. Mas, nem todas utilizam as ferramentas corretas para tornar isso possível. O Trade Marketing precisa ter esforços para otimização do tempo e a tecnologia pode ajudar bastante na melhoria dos processos.

Para começar a analisar o cenário e a sua realidade. Listamos 3 perguntas essenciais para começar a aplicar as melhores práticas. Olha só!

  1. Quanto tempo sua equipe gasta em campo?
  2. Quais PDVs foram visitados na última semana?
  3. Qual a duração de cada trajeto do promotor de PDV?

Por mais que sejam perguntas simples, a rotina acelerada e o alto volume de informações podem fazer com que esses dados se percam. Para desenvolver um histórico completo, trabalhe para otimizar o tempo da equipe com base nos indicadores do tempo atual e projeções para o futuro das estratégias de Trade Marketing na empresa.

Registros em Tempo Real 

Apesar de ser uma prática utilizada há muito tempo, o Trade Marketing precisou se adaptar. Antigamente, não era possível registrar a rotina fora da empresa e gestores trabalhavam com menos dados sobre performance da equipe.

A chegada de soluções tecnológicas permitiu que áreas de trade trabalhem com mais eficiência e produtividade. Hoje, a equipe vai para o campo com muito mais bagagem para executar o trabalho perfeito.

Na hora de escolher a melhor ferramenta para seu negócio, leve em consideração se a solução oferece os seguintes diferenciais:

  • Registro de rotas;
  • Cadastro de Atividades;
  • Acompanhamento dos Colaboradores;
  • Captura de Fotos do PDV em tempo real;
  • Alinhamento de Rotinas;
  • Apontamento de justificativas.

Agora que você conheceu as melhores práticas em Trade Marketing, aumente os lucros e saia na frente da concorrência! Comece a implantar estratégias de vendas o mais rápido possível. Clique aqui e descubra como otimizar sua ações de Trade Marketing com Dexer.

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