De nada serve um bom planejamento se a equipe responsável por ele não se sente motivada. Para evitar que esse cenário se torne realidade dentro da sua empresa, é hora de adotar certos hábitos de incentivo e envolvimento. Todos ficarão muito mais felizes no trabalho – inclusive você.

Faça com que todos entendam os objetivos da empresa
Entender o que a empresa faz é o ponto de partida para trabalhar bem. Quando cada colaborador compreende sua função e seu papel nos resultados do negócio, as atividades fluem melhor e a equipe fica mais engajada.

Providencie o que a equipe precisa
Sem materiais de qualidade ou treinamento adequado, é impossível que a equipe se envolva nas atividades. Com as ferramentas certas na mesa, todos serão ainda mais produtivos. Esteja sempre disposto a escutar necessidades, entender ideias e atender pedidos sempre que possível.

Deixe que os colaboradores participem de tomadas de decisão
Reforce o papel dos membros da equipe para criar envolvimento. Promova reuniões informativas, colha opiniões e sugestões, e deixe que eles participem efetivamente de decisões de trabalho: mesmo que não sejam colocadas em prática de imediato, poderão ser realizadas em outro momento. Ninguém deve ser deixado para trás.

Mantenha o ambiente limpo e organizado
Para trabalhar bem, o colaborador precisa se sentir acolhido e confortável em sua sala. Invista em uma decoração agradável, verifique sempre o estado dos materiais de trabalho e incentive que todos mantenham suas mesas e gavetas bem arrumadas. A qualidade de vida no trabalho vai melhorar muito.

Determine metas e reconheça esforços
Cada um precisa ter objetivos traçados para cumprir suas tarefas. Seja uma margem de lucro ou uma porcentagem de crescimento em sua função, é importante que todos sejam reconhecidos por seus esforços. Isso pode ser feito em forma de premiações, promoções ou comissionamento.

Ofereça ferramentas que permitam o acompanhamento do trabalho
A equipe precisa estar sempre informada a respeito do andamento de suas atividades, além de desenvolvê-las com mais praticidade. Adotar um software de gestão com o Landix Flex permite o controle das etapas de trabalho e a troca de dados e arquivos em tempo real, com muita segurança. O resultado disso é a redução de gastos, a diminuição de erros e colaboradores muito mais interessados no que fazem.