Escolher um Sistemas de Vendas para empresa parece uma tarefa complexa para você? Nós entendemos que muitos detalhes precisam ser levados em consideração e preparamos um texto completo para te orientar. Vamos lá?
Entender todas as necessidades da empresa na hora de contratar um sistema de vendas envolve muitas áreas, demandas diferentes e objetivos a curto, médio e longo prazo.
A partir do momento em que algumas dificuldades surgem na rotina do time de vendas, relacionamento com fornecedores, equipe financeira é preciso considerar adotar um software de vendas.
Com a evolução das soluções em tecnologia ficou muito mais fácil deixar processos mais inteligentes, integrados e eficientes. Basta definir um caminho a seguir e aplicar no seu negócio. Mas, o que deve ser analisado? Descubra como escolher um sistema de vendas para empresa a seguir.
O que é um Sistema de Vendas?
Há alguns anos atrás, os vendedores ou representantes comerciais utilizavam agendas e cadernos para anotar pedidos. Você faz parte dessa geração? Apesar de ser bastante utilizada na época, hoje, existem ferramentas mais completas para auxiliar empresas. E isso é muito bom.
Sistemas de vendas são conhecidos por ferramentas ou programas que auxiliam empresas a tornarem seus atendimentos, prospecções e pedidos mais eficientes. Basicamente, eles integram dados e processos para levar mais produtividade e tecnologia para que empresas consigam acelerar times de vendas, organizar a gestão e aumentar o faturamento.
Para se tornar mais eficiente é preciso considerar ter um sistema completo. Saiba os principais pontos que você precisa levar em consideração antes de escolher o seu.
1. Interface Intuitiva
Nada de sistemas complicados ou de difícil navegação. A sua equipe precisa de um aplicativo que tenha sido desenvolvido para facilitar a rotina e agilizar os processos, sem grandes dificuldades.
Faça um teste antes de decidir qual atende melhor suas necessidades, a navegação das telas, cores utilizadas, quais funcionalidades estão presentes e o tempo de carregamento fazem toda diferença no trabalho que irá ser executado.
Outro ponto importante é verificar se ele possui adequação necessária para a segurança de dados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e se os dados estão armazenados em nuvem.
2. Limite de Usuários
Verifique a quantidade de usuários que você precisa e quantos a plataforma oferece. Em muitos casos, haver restrições pode dificultar o acesso caso sua empresa cresça ou precise realizar novos cadastros.
Quanto mais personalizada puder ser o seu sistema de vendas menores serão os imprevistos durante e depois da implementação.
3. Integração com ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de Planejamento de Recursos Empresariais que conecta todos os dados e processos empresariais em um único sistema.
Mesmo que sua empresa ainda não utilize um, leve em consideração a possibilidade de fazer uma integração com ERP no futuro, já que eles estão sendo cada vez mais utilizados para tornar empresas mais rentáveis e eficientes.
4. Descontos Personalizados
Dados da Costumer Experience 2020 mostraram que 94% das empresas pretendem usar dados de localização para: engajamento, campanhas e personalização em customer experience.
Seguindo a tendência, ter um sistema de vendas completo significa oferecer a possibilidade de você trabalhar de forma personalizada, de acordo com a realidade de cada cliente.
Para isso, é importante contar com uma solução que automatiza descontos relacionados, por exemplo:
- Substituição Tributária: realiza o cálculo de Substituição Tributária (ST) de cada produto do pedido e apresenta este valor ao vendedor na tela do pedido e na tela de resumo do pedido. O cálculo é feito de acordo com os percentuais enviados pelo cliente na tabela de tributação e com o tipo de cálculo indicado (atualmente existem 4 tipos de cálculos de ST);
- Imposto Pessoa Física: permite a aplicação de um percentual de imposto sobre os produtos para clientes do tipo “Pessoa Física”;
- Combo promocional: é um conjunto de produtos que podem ter um preço diferenciado, desde que seja negociado dentro de uma faixa (quantidade inicial e final) pré-definida para o combo do pedido. Um combo pode ser composto apenas por produtos principais ou por produtos principais e grupos aliados. Quando um combo estiver relacionado a grupos aliados, as quantidades negociadas também devem estar dentro da faixa de cada grupo aliado do combo.
5. Reputação do Sistema de Vendas
Em uma rápida pesquisa pelo Google você pode encontrar diversas opções de sistema de vendas para empresa. Mas, qual a credibilidade do que está sendo oferecido?
Antes de contratar a tecnologia, entenda que é o início de um relacionamento duradouro. Nenhum gestor pretende instalar um aplicativo e precisar migrar por falta de suporte ou correr o risco de ficar fora do ar por horas, não é mesmo?
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