Você já parou para analisar quantas pessoas deixaram de frequentar seu estabelecimento de uma hora para outra? Já se perguntou o motivo daquele cliente fiel ter parado de ir ao seu comércio para adquirir alguma coisa? Já percebeu um potencial cliente desistindo de efetuar a compra quando tudo estava certo o suficiente para que ela fosse concretizada? Tudo isso pode estar relacionado à experiência do cliente em relação àquilo que você oferece e entrega a ele, reforçando que o sucesso do seu negócio está, diretamente, interligado à maneira como você trata seu público.
Hoje, falaremos sobre a importância de gestores, líderes de vendas e vendedores atentarem ao customer experience em todas as etapas da venda, com o intuito de garantir não somente vendas assertivas, mas um relacionamento próximo com o consumidor.
Vamos lá? Boa leitura!
O que é a experiência do cliente?
Antigamente, a experiência do cliente tinha um significado bem diferente do atual. Para as empresas, bastava um contato face a face e interagir com ele em diferentes canais. Hoje, a experiência e a relação que o cliente cria com uma determinada marca são levadas tão a sério quanto o serviço ou produto oferecido por ela.
Esta é a ideia de customer experience: empresas interagindo com seus consumidores e valorizando o ponto de vista de cada um deles, fazendo com que sejam reconhecidos como protagonistas nessa relação de consumo — independentemente de serem serviços, produtos ou experiências.
Quando as técnicas de customer experience são bem utilizadas, a aquisição de clientes se torna mais fácil, a fidelidade entre marca e consumidor é impulsionada e a retenção passa a atingir um novo nível. Contudo, vale a pena lembrar que a experiência do cliente deve ser encarada como ações constantes a serem feitas para conseguir bons resultados a longo prazo. Nada deve ser planejado pensando em interações momentâneas, mas em relacionamentos duradouros que tornem a marca bem-sucedida.
Como fazer com que o cliente tenha uma experiência incrível?
Depois de ler até aqui, você já entendeu o quanto a experiência do cliente deve ser levada em consideração na hora de vender um produto ou de se relacionar com ele. Entretanto, talvez esteja com dúvidas em relação ao que deve ser feito para que essa experiência seja memorável. Pensando nisso, separamos abaixo alguns pontos fundamentais em que você precisa ficar atento. Confira:
Entenda que a experiência vale muito mais do que o produto
Assim como salientado por Jose Davi Furlan, cofundador do Business Transformation Brazil, consultor executivo, estrategista e palestrante, muitas empresas acreditam que produtos e serviços são aquilo que as pessoas querem, mas na verdade eles são apenas os meios para se alcançar o objetivo de satisfazer o cliente. E, mesmo que hoje praticamente tudo ainda esteja ligado ao lucro, o comportamento de consumo das pessoas tem mudado consideravelmente, permitindo que elas ditem exatamente o que querem e como querem.
Acredite, as empresas que não se adaptam a essa nova forma de pensar acabam se tornando obsoletas. Por isso, é preciso que entendam, urgentemente, que as pessoas, quando querem adquirir algo, são movidas mais pela emoção, intuição e fantasia do que pela racionalidade de simplesmente comprar um produto. Elas buscam pela experiência que existe por trás de se adquirir algo, e não apenas pelo produto ou serviço em si.
Preste atenção em todas as interações
Compreenda que ficar atento a todas as interações que o consumidor faz com sua empresa é necessário para que ele perceba o quanto você se importa com ele e está preocupado em sanar suas dúvidas e resolver seus problemas. Independentemente de ser um contato face a face, por redes sociais, aplicativos, e-mail ou telefone, lembre-se sempre de tratá-lo com a importância que ele merece.
Ofereça algo que ultrapasse os padrões
Assim como mencionamos, o consumidor não busca por um produto, mas pela capacidade que esse produto tem de sanar suas necessidades, surpreendendo suas expectativas. Isso faz com que seja muito mais fácil que ele deixe de utilizar os serviços que você oferece, optando pelo da concorrência se o dela demonstrar que é mais vantajoso.
Por isso, pare e pense no que você tem feito para oferecer algo único e exclusivo aos seus clientes, elencando os pontos fortes e fracos para melhorar a experiência deles quando forem adquirir o que você vende. Essas respostas te ajudarão a desenvolver ações para atrair o cliente com mais facilidade, tendo mais chances de fidelizá-lo.
Escute o que seu consumidor tem a dizer
Ninguém melhor do que seu público para saber o que é preciso ser oferecido para que ele tenha uma experiência diferenciada. Então, escutá-lo pode ser um dos melhores caminhos para alcançar o sucesso. Faça isso por meio de pesquisas de mercado simples, como formulários online e contatos por telefone. Dessa forma, será mais fácil alinhar o que você oferece com as expectativas dos seus clientes.
Invista em treinamentos para seus vendedores
Os vendedores são aqueles que estão em contato direto com o público a ser atingido e também são os que sustentam os valores da marca ao divulgá-la. Por isso, eles, mais do que ninguém, precisam entender a importância do customer experience.
Para isso, invista em treinamentos para engajar os colaboradores com o intuito de que ofereçam ao público uma experiência incrível antes, durante e após a venda. Isso inclui incentivar aspectos como simpatia no atendimento e disposição constante em resolver as demandas rapidamente, pois os consumidores atuais não esperam.
Alcance seu sucesso e da sua equipe com um software de automação de vendas
Usar a tecnologia a favor do seu negócio também é uma ótima alternativa para melhorar a experiência do cliente. Quando seu time de vendas tem em mãos uma ferramenta que automatiza todos os processos, acaba ganhando mais tempo livre para investir no que realmente importa: a satisfação do seu público.
Para isso, adquira o quanto antes um software de automação de vendas que seja capaz de oferecer os recursos certos para que sua equipe venda de maneira descomplicada e eficiente, além de possibilitar que o processo de vendas seja organizado com mais praticidade, agilidade e simplicidade.
Caso ainda não tenha escolhido, indicamos que conheça o Landix, o software de automação de vendas ideal para maximizar suas vendas e aumentar seus lucros.
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