Além da praticidade, gestão integrada e novas abordagens para equipes de vendas, a tecnologia aumenta lucros na Indústria Química e, é sobre isso que vamos falar no texto de hoje!

Quando o assunto é tecnologia, alguns gestores acreditam que a operação deve ser planejada para daqui cinco ou dez anos. Mas, a realidade é outra! Muitas indústrias já estão vivenciando e colhendo os frutos da transformação digital.(hoje)

Com várias mudanças no mercado e a necessidade de se destacar da concorrência, é muito importante entender como desenvolver uma cultura baseada na tecnologia nas indústrias.

Importância da Indústria Química para o Brasil

Quem trabalha na Indústria Química sabe que a variedade de produtos desenvolvidos é enorme. Eles estão presentes na rotina de milhares de pessoas e garantem a produção de uma infinidade de produtos.

  • Produtos químicos inorgânicos: cloro, adubos e fertilizantes;
  • Produtos químicos orgânicos: fibras e resinas;
  • Defensivos agrícolas e  desinfestantes domissanitários ;
  • Produtos de limpeza, cosméticos e higiene pessoal;
  • Produtos farmacêuticos;
  • Tintas, vernizes;
  • Entre outros.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o fornecimento de insumos usados como matéria-prima para a transformação dos plásticos, dos detergentes, dos desinfetantes, das borrachas, dos intermediários para fibras têxteis, alimentos e bebidas, descartáveis e uma série de produtos essenciais é papel da Indústria Química e mostra o quanto a atividade é essencial para o desenvolvimento e abastecimento do país. 

Mas, como aumentar os lucros e garantir a saúde do negócio? Saiba agora!

Automação de Vendas na Indústria Química

Fornecer soluções para a equipe de vendas trabalhar com mais agilidade, produtividade e dados integrados é uma decisão importante para indústrias que não querem perder nenhuma venda. 

Uma tecnologia que transformou muitas indústrias foi o ERP, também chamado de Enterprise Resource Planning. Basicamente, é um software de gestão responsável por integrar dados e processos da empresa, em uma única base de dados.

Uma pesquisa realizada pela IDG mostrou que que as empresas que utilizam um ERP atingem até 35% de crescimento ao ano. Também foi constatada uma melhora significativa na inteligência de dados, que podem resultar em um aumento de até 2,2% na receita anual.

Agora, imagine um sistema ERP integrado com o Sistema De Automação de Força de Vendas… É aumento da lucratividade da indústria na certa! Com o SFV (colocar o nome por extenso),  a equipe pode ir para campo com todos os dados em um só lugar, trabalhando de forma padronizada, ágil e com uma visão completa de produtos, preços, disponibilidade, descontos, entregas e muito mais. 

Com certeza, a combinação das duas tecnologias pode levar a transformação digital para a Indústria Química e aumentar os níveis de satisfação dos clientes e, consequentemente, das vendas!

Gestão de Equipes Externas na Indústria

Melhorar a produtividade de vendedores externos é um desafio em empresas de vários setores e, na indústria, não é diferente. O gestor de equipes de vendas industriais precisa ter relatórios, dados e ter certeza de que todos os 5 passos abaixo estejam sendo monitorados perfeitamente.

  1. Visitas comerciais;
  2. Envio de orçamentos;
  3. Pedidos e aprovações entre cliente e indústria;
  4. Entrega dos pedidos;
  5. Faturamento.

Para isso, atualmente existem tecnologias disponíveis no mercado que levam mais agilidade e qualidade para indústrias que desejam aumentar os lucros. Uma delas é o Landix Flex, desenvolvido pela Landix, para uma automação de força de vendas com sistema multiplataforma super eficiente!

Porque investir em tecnologia na Indústria Química?

Um estudo realizado pela Accenture mostrou que 51% do executivos da indústria enxergam os dados como uma das três tecnologias com o maior potencial de retorno sobre investimento para os próximos 12 meses.

Algumas melhorias nos processos industriais são importantes e devem ser analisados como investimentos. Hoje em dia, utilizar sistemas inteligentes é mais do que reduzir os índices de erros humanos e controlar o estoque. A tecnologia evita que tarefas repetitivas sejam realizadas, reduz custos operacionais e fornece dados em tempo real das atividades da empresa.

Com as informações sobre equipes de vendas, a sua indústria aumenta os lucros e consegue trabalhar os dados para tomar as melhores decisões. Quer saber como o Landix Flex pode ajudar a sua indústria a fechar mais negócios em menos tempo? Saiba mais sobre o software de automação de força de vendas aqui.

indústria química