Ser um gestor de vendas eficiente exige que você se mantenha atualizado do que acontece no mercado, dentro da sua empresa e também com as novas técnicas e tendências de gestão.

Afinal, com a ajuda da tecnologia, cada vez mais a gestão de vendas se modifica. Mais do que resolver somente problemas, o gestor de vendas deve auxiliar sua equipe, proporcionando os recursos que ela precisa para encantar clientes e vender mais. 

Por isso, para ser um bom gestor de vendas é preciso estar atento às mudanças que sempre acontecem. Então, continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre isso.

As mudanças no processo de gestão de vendas

Alguns anos atrás, o gestor de vendas era responsável mais por resolver problemas do setor do que propriamente ajudar sua equipe a atingir suas metas e garantir clientes mais satisfeitos.

Hoje, porém, isso mudou. Afinal, os clientes esperam mais da empresa na hora da venda, e a equipe precisa estar sempre atualizada com as regras do modelo de negócio da empresa e como as soluções e produtos oferecidos podem ser essenciais para os clientes.

De modo geral, o gestor de vendas ainda pode contar com as evoluções da tecnologia para guiar e ajudar sua equipe de vendas. A automatização de vendas e pesquisas, por exemplo, são importantes aliadas para compreender o que seus clientes precisam e como melhor atendê-los.

Já se foi há muito tempo a era do bater de porta em porta, hoje é essencial levar um conteúdo personalizado para o cliente, demonstrando como o produto ou serviço oferecido é a solução para suas dores e problemas.

Então, para atualizar a sua gestão de vendas, acompanhe as últimas novidades no mundo da tecnologia, aproveite a proximidade que as redes sociais permitem e siga perfis inspiradores de gestores, atualize-se com cursos etc.

Tudo isso vai permitir que você evolua como um gestor de vendas e auxilie a sua equipe. E para começar, separamos 4 segredos que todo gestor de vendas deve saber. Confira:

Antes de conhecer os segredos da gestão de vendas, baixe a nossa Planilha de Agenda de Vendas e comece já a ter um controle melhor de toda a sua equipe.

4 segredos que todo gestor de vendas deve saber

1. Planejamento anual de vendas

O planejamento de vendas será como um mapa para sua equipe, dizendo onde vocês querem chegar e como vão fazer para conseguir isso.

Ou seja, nesse planejamento, além de definirem as metas anuais, também é bom explicitar as estratégias e táticas que serão empregadas para que esses objetivos sejam conquistados.

Por exemplo: devido às mudanças de comportamento que os clientes adotaram, por causa da pandemia de COVID-19, muitos começaram a fazer compras online. Agora, a sua empresa se adequou a isso? Uma boa ideia é pesquisar o nível de satisfação dos seus clientes e ajustar possíveis erros de vendas que seu canal online possa ter.

O planejamento porém irá depender da nossa próxima etapa para ser bem-sucedido. Veja como:

2. Pesquise sempre sobre seu mercado

Para o seu planejamento ser eficiente ele não pode ficar estagnado. Ou seja, é importante alimentá-lo e, quando necessário, corrigir as ações para dar novos rumos ao seu objetivo.

A pesquisa é sempre importante para saber o que seus clientes pensam sobre o produto, sobre a própria equipe de vendas etc. É papel do gestor analisar as pesquisas e encontrar os pontos fracos da equipe de vendas e sugerir melhorias.

Uma dica extra é: converse com clientes que fecharam ou não negócios com a sua equipe para saber o porquê decidiram por fazer a compra ou não aceitaram a proposta. Dessas conversas podem surgir insights valiosos que vão ajudar a sua equipe.

3. Aprenda e ensine seus vendedores

Uma pessoa não é a melhor vendedora da sua equipe à toa. Por isso, observe e veja como o melhor vendedor da equipe age e convence seus clientes. Ele pode apresentar um discurso de vendas mais elaborado e que pode ser replicado em sua equipe.

Então, aprenda com seu vendedor mais eficiente como ele lida com os clientes e fechar novos contratos. Depois, é possível fazer um workshop, por exemplo, para passar e compartilhar esses conhecimentos e técnicas para toda a equipe.

Um bom gestor de vendas deve ser capaz não só de ensinar, mas também de aprender.

4. Use sempre da tecnologia

A tecnologia está sempre evoluindo para facilitar o dia a dia. Ela pode ser usada para tornar vários processos da sua gestão de vendas ainda mais fácil, desde o controle de metas de vendas até a padronização de descontos e valores.

Entender e usar a tecnologia para gestão de vendas virou um pré-requisito que todo bom gestor deve conhecer. Afinal, com ela os processos que seriam mais longos e demorados, tornam-se bem mais fáceis e simples, permitindo que você, como gestor de vendas, foque realmente onde sua equipe mais precisa da sua ajuda, e não perdendo tempo com aspectos mais burocráticos do trabalho, como a criação de relatórios.

Por exemplo, com o Landix SFV é possível reduzir os gastos da equipe com um controle de estoque mais eficiente, relatórios automáticos, padronização de descontos, módulo de pesquisa e também ajuda na redução de erros humanos. Como o Landix SFV pode ser personalizado para as necessidades do seu time de vendas, é possível aumentar a otimização dos esforços de vendas.

Quer saber mais sobre o Landix SFV e fazer uma demonstração? Acesse aqui.

clientes vendas SFA