Vamos ser sinceros… Nem só de boas recomendações e elogios no Linkedin vive um bom líder! Aprimorar a gestão é uma prática diária. O jornalista e escritor Malcolm Gladwell, estudioso da tese das “10 mil horas” para se obter excelência, compartilha que conquista é talento mais preparo. E faz muito sentido, não é mesmo?!

Arrisco dizer que manter o engajamento, a sustentabilidade do negócio e levar a equipe a uma visão mais abrangente, em meio às incertezas que a pandemia gerou, é um dos maiores desafios da carreira de todo líder.

Liderança e inovação são dois aspectos indispensáveis para as organizações que querem ir além. Se você está se perguntando como ser um líder melhor, continua com a gente!

O que um grande líder tem?

Nós sabemos que liderança não é uma ciência exata! Talvez você já tenha se deparado com artigos que apontavam autoconfiança, determinação, credibilidade, comunicação, carisma, persuasão e paixão como as principais características de um líder efetivo. E de fato são!

Porém, estudos da Gallup revelam que não há um perfil de líder ideal. Conhecer-se bem o bastante, destacar os pontos fortes e administrar os pontos fracos são o que os maiores líderes têm em comum. O que tem por trás desta frase bonita? A velha história da tentativa e erro. Então, esteja preparado para não ter vergonha de aprender publicamente!

O assunto é tão discutido e estudado, que há 10 anos o Google faz pesquisas sobre o tema. A gigante da tecnologia aponta que os grandes líderes possuem competências de inteligência emocional. Ou seja, o lado humano precisa “dosar” com a parte técnica.

Lembre-se sempre:

  • O principal elemento é a sua equipe;
  • Seja transparente em todas as ações;
  • Faça perguntas que ninguém faria;
  • Inspire seus liderados a olharem o mundo com outra visão;
  • Cresça com seus liderados;

3 dicas práticas para melhorar sua liderança

Ter a “casa arrumada” é um elemento-chave para o sucesso da gestão de qualquer líder. Sem sinergia, dificilmente o planejamento estratégico e as metas serão alcançadas. 

A pesquisa “Um olhar para o futuro” realizada pela consultoria internacional Olivia, no início do segundo semestre de 2020, com gestores de sete países — Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru e Uruguai, mostrou que os principais aspectos a serem desenvolvidos nas organizações são: liderança de equipes virtuais, adaptabilidade, agilidade na tomada de decisões, resiliência e mentalidade centrada nas pessoas.

Em setembro de 2020, tínhamos 7,6 milhões de pessoas trabalhando em home office, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), idealizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um desafio e tanto! 

Claro que muitos já estão no trânsito, escritório ou no formato híbrido, mas esta nova era de trabalho deixou alguns aprendizados para as lideranças:

  • Seja um líder focado na inovação: além das habilidades humanas, é preciso saber usar as ferramentas digitais e buscar alternativas para aumentar a eficiência e produtividade da sua equipe. Ajude o time a estar atualizado e em contato com as novidades do mercado. Um software muito útil no dia a dia é o Dexer, uma solução para gestão de equipes externas que proporciona mais eficiência e produtividade para os times de campo e suas lideranças.
  • Lidere com disciplina psicológica e emocional: você é exemplo, desenvolva a capacidade de tomar decisões e agir em ciclos cada vez mais acelerados.
  • Esteja disposto a compartilhar conhecimento de maneira simples e didática: assim como você, seus liderados também querem crescer profissionalmente. Oriente-os de forma construtiva, inclusiva e colaborativa.

E aí, pronto para ser um líder do futuro? Uma valiosa lição que aprendemos este ano é: na era digital, é preciso se adaptar (e rápido). Que a sua visão futurista e sistêmica leve seu time e sua empresa além! Até a próxima.

Manuel Sobrevivência Equipe de Vendas indústria investimento Varejo erros gestão de vendas vendedor externo desconto pronta entrega liderança