Ser rigoroso na gestão de estoque, que é o chamado ativo circulante da empresa, significa garantir solidez aos negócios. O que não significa que todos os empresários sejam especialistas no assunto.

Isso porque muitos comércios e indústrias podem optar por confiar na experiência, por exemplo, deixando de lado estratégias e soluções realmente efetivas para os seus negócios.

Então, se você quer optar por uma gestão de estoque que traga vantagens à sua empresa, continue lendo este artigo!

O que é gestão de estoque?

Como já destacamos, ao gerir seu estoque, a empresa prioriza uma das questões mais importantes de uma organização, e isso independente do seu porte.

Dito isso, a definição de gestão de estoque se baseia em monitorar e analisar constantemente cada item. Inclui-se aí insumos e matérias-primas, entradas e saídas de produtos, controle de estoque perdido e novas compras.

Ou seja, um mapeamento completo e efetivo sobre o controle de estoque e venda. Isso traz informações capazes de determinar novas demandas para o seu negócio e, até mesmo quanto, em dinheiro, o estoque custa para a organização.

Qual a importância de gerir seu estoque?

A importância de garantir uma boa gestão de estoque é sinônimo de resultados positivos, sucesso comercial e lucro! Nunca acredite que manter grandes quantidades de produtos pode significar um aumento nas vendas.

Sendo assim, essa decisão impacta no gerenciamento de toda a empresa, trazendo, por exemplo, mais organização e eficiência a processos internos.

Por último, a gestão pode evitar desperdícios, tanto de tempo e energia diante de problemas e a busca por solucioná-los, quanto de recursos financeiros.

Ou seja, por mais que a importância seja evidente quando analisada, nem todo gestor domina o assunto. Daí a importância de adquirir informações, então, fique conosco para saber mais!

Os erros na gestão de estoque

Antes de conhecer as vantagens de uma boa gestão de estoque, que tal se prevenir (e até se identificar) de alguns erros?

  1. Comprar mais ou menos que o necessário

É fundamental saber o que comprar e onde comprar. Já que comprar mais é diretamente proporcional aos custos de compra e manutenção que poderiam ser evitados.

E o mesmo ocorre com o contrário: compra a menos é o mesmo que produtos indisponíveis e perda de faturamento. Como solução, aposte na previsão de demanda.

  1. Não padronizar e detalhar a descrição de produtos

Itens diferentes possuem suas particularidades, mesmo que seja nos detalhes: o mesmo produto pode se diferenciar apenas nas cores ou tamanhos.

Então, para evitar erros nesse sentido, padronize descrições, para garantir registros mais completos e, consequentemente, análises muito mais precisas.

  1. Não atualizar entradas e saídas em tempo real

Podemos considerar esse um dos piores erros na hora de gerir seu estoque. Seja via software ou manualmente, garanta a atualização de entradas e saídas.

E, caso seja manual, garanta que a atualização seja imediata! Assim, nenhum detalhe será perdido.

5 vantagens da gestão de estoque

Enfim, chegamos ao grande ponto do nosso artigo: descubra as principais vantagens de contar com uma gestão para o seu estoque.

  1. Suporte ao processo de vendas

Gerir seu estoque é poder contar com uma vantagem competitiva: seu planejamento garante que nenhum produto estará em falta.

Assim, as chances são maiores de fidelizar clientes, inclusive através de uma boa gestão de pedidos.

  1. Conhecimento da aceitação mercado

Mais uma vantagem na gestão de cada item do seu estoque é conhecer quais dos seus produtos são mais aceitos no mercado.

Ou seja, você ganha subsídios para adequar suas estratégias a partir de pontos fortes e pontos que podem ser melhorados.

  1. Auxilia no planejamento financeiro anual

Lembra quando mencionamos sobre garantir lucros? Pois é, a gestão de estoque auxilia também a longo prazo na saúde financeira, através do planejamento anual.

A partir disso, é garantida uma visão panorâmica, mais abrangente, capaz de prever o futuro através de dados confiáveis.

  1. Previne prejuízos

Gerar lucro também é sobre evitar gastos desnecessários, e isso é possível a gerir seu estoque.

Dessa maneira, o estoque é alinhado sem gerar prejuízos com desperdício, ou atraso na produção/entrega.

  1. Integra setores da empresa

Por fim, gestão de estoque diz respeito a toda a cadeia da sua empresa, já que as informações ficam alinhadas evitando falhas de comunicação.

Sendo assim, cada um dos dados é acessível, sendo constantemente atualizados e trazendo impactos à rotina.

Escolha uma boa ferramenta para a sua gestão de estoque

Agora que você já conhece as vantagens, e até alguns erros (pistas do que não fazer) na gestão de estoque, tudo o que você precisa é de uma ferramenta.

Pois o Landix SFV é a solução trazida pela Landix como um otimizador de tempo e gerador de lucratividade ao seu negócio.

Então, conheça nossa solução e transforme a estrutura da sua empresa, começando pela gestão de estoque.