Recentemente, um estudo realizado pela Dell EMC em parceria com a Forbes Insight comprovou que a transformação digital dentro de uma empresa depende sim, e muito, da interferência dos gestores. Porém, muitos deles ainda não encontraram o caminho certo para usá-lo a favor do negócio. Mas, afinal, como isso poderia acontecer?

CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Antes de inserir os gestores no contexto da transformação digital, é preciso entender seu significado. No geral, ela pode ser definida como a ampla utilização da tecnologia para implantar estratégias que levarão a um melhor desempenho e, consequentemente, a um melhor resultado.
Isso não diz respeito somente a estar presente nas redes sociais ou ter um bom marketing de conteúdo, mas a trabalhar experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio ao mesmo tempo.

PAPEL DOS GESTORES NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Nada de isolar iniciativas: um gestor deve trabalhar para envolver todos os setores da empresa de acordo com as ações determinadas. A liderança deve ser colocada em prática para que os funcionários entrem de cabeça nos projetos e suas opiniões sejam sempre consideradas.

Leia também: 7 soluções de automação que todo gestor de equipe de vendas precisa saber – parte 1
É aqui que a visão sobre a empresa fica mais clara e permite que a transformação digital aconteça. Assim, identificar o tamanho de desafios e as ferramentas que serão utilizadas para cumpri-los fica bem mais simples.

COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ACONTECER
Observar a sociedade e acompanhar o avanço da tecnologia é fundamental para que o gestor defina as ferramentas que serão utilizadas na transformação digital. Hoje, por exemplo, os serviços automatizados estão firmes no mercado porque facilitam as principais atividades corporativas.
Com o Landix Flex, é possível organizar e padronizar melhor suas vendas, reduzir a probabilidade de erros e ainda agilizar processos. Essa é uma das melhores maneiras de começar de vez a transformar o negócio.