Reduzir erros é uma tarefa capaz de aumentar a produtividade e os lucros dos negócios. Você sabe como fazer?

Qualquer empresa está sujeita a lidar com erros e imprevistos. Mas, a maioria deles podem ser evitados com planejamento e antecipação de possíveis problemas. Muitas vezes, os erros ocorrem em tarefas repetitivas ou manuais realizadas pelos colaboradores do negócio. 

Os erros podem ser identificados em diferentes áreas, ninguém está isento: gestão, comunicação, distribuição, e outros. Para isso, é importante oferecer ferramentas corretas e soluções modernas para que as pessoas trabalhem com maior produtividade e segurança.

Quer saber como evitá-los? Descubra agora como reduzir erros na empresa!

1 – Processos

Para evitar erros, você precisa conhecer os processos de todos departamentos da empresa. Um mapeamento completo é um passo importante para evitar o surgimento de imprevistos ou prejuízos com erros que poderiam ser evitados.

Se você tem uma equipe de vendedores externos, por exemplo, é fundamental conhecer a rotina e os desafios. Além disso, contar com uma solução comercial criada para gestão de equipes externas fornece uma visão geral dos processos, desde o cadastro de atividades até o alinhamento e registro de rotas.

2 – Tecnologia

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada de empresas que desejam reduzir erros. Muitas delas oferecem processos automatizados que reduzem o número de falhas realizadas por humanos.

Uma pesquisa da Alberdeen Research mostrou que empresas que utilizam um software de gestão (ERP) são 73% mais produtivas do que as que não o fazem, e têm redução de 18% nos custos operacionais e de 16% nos custos administrativos.

Isso não quer dizer que seus colaboradores não são mais essenciais, pelo contrário. Com tecnologia de ponta, você pode oferecer um ambiente onde eles se preocupam mais com os negócios, e menos com tarefas que tomam muito tempo e não geram valor.

O investimento em tecnologia impacta diferentes áreas de negócios, como por exemplo:

  • Mais mobilidade para operações;
  • Crescimento da Força de Vendas;
  • Melhora no contato com o cliente;
  • Aumento no controle de qualidade;
  • Otimização do tempo e menos tarefas repetitivas.

Para começar, você só precisa definir qual o seu objetivo na hora de definir qual tecnologia será utilizada. Com certeza, você encontrará uma que se enquadre melhor nos objetivos do negócio.

3 – Capacitação

Investir na capacitação do seu time é uma prática que traz bons resultados para a empresa. Considere criar um plano para que todos realizem treinamentos, cursos e possam aplicar o que aprenderam na evolução dos negócios. Além disso, elas são uma ótima maneira de motivar o time e investir em relações a longo prazo na empresa.

Muitos erros acontecem por falta de conhecimento. Ter uma equipe preparada para lidar ou evitá-los é um investimento importante para levar sua empresa mais longe!

4 – Dados

Analisar os dados permite que a gestão tome decisões mais assertivas. Crie o hábito de coletar, analisar e criar suas estratégias baseadas em fatos. Infelizmente, alguns gestores ainda tomam decisões baseadas no que estão sempre acostumados. Atualmente, existem muitas ferramentas para ajudar empresas a serem cada vez mais inteligentes e inovadoras.

Mas, onde estão os dados? Você pode coletá-los em diferentes áreas dos negócios:

  • Ferramentas de CRM: customer relationship management é uma ferramenta de vendas para registrar e organizar quais os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa;
  • Marketing Digital: o time de marketing ou agência parceria também pode te fornecer dados sobre o perfil dos clientes e quem interage com a sua marca no ambiente digital;
  • Softwares de Automação de Força de Vendas: para vender mais, sua equipe precisa estar bem equipada. O Landix Flex, por exemplo, entrega mais recursos para seus vendedores venderem de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada.

Por onde começar a reduzir erros nos negócios? 

Defina quais métricas impactam o negócio e trabalhe para que elas ajudem o time a tomar as melhores decisões. É importante focar na produtividade e eficiência da sua equipe como um todo, independente da área de atuação. 

Dados da TNS Research indicaram que companhias de 11 países que investem em tecnologia, incluindo sistemas, mobilidade, Big Data e computação em nuvem, crescem até 53% a mais em receita do que as demais.  

Agora que você chegou até aqui, provavelmente, percebeu a importância de processos e dados bem organizados. 

Na Planilha de Agenda de Vendas desenvolvida pela Landix, é possível inserir os dados dos seus clientes, acompanhar jornadas de conversão e se preparar para novas prospecções. Clique aqui e faça download do material gratuito.

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