A equipe de vendas está desmotivada e os resultados da empresa não andam tão bem quanto o esperado? Acredite, por mais que manter sua equipe sempre engajada seja uma tarefa árdua, a palavra de ordem para conquistar um bom desempenho nos processos realizados na empresa é a motivação.

Por mais que estejamos falando de profissionais capacitados, experientes e dotados de tudo aquilo que é necessário para que boas vendas sejam concretizadas, se eles não estiverem envolvidos com o objetivo da organização em que estão inseridos, nada sairá como o esperado.

Hoje, falaremos sobre a necessidade de manter sua equipe de vendas motivada, além de apontar algumas dicas para que você possa melhorar a situação da sua empresa o quanto antes.

Vamos lá? Boa leitura!

A necessidade de manter a equipe de vendas motivada

A palavra “motivação”, segundo o dicionário, é definida como “um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos”, ou seja, o termo está intimamente ligado com as emoções, interações sociais e aspirações do indivíduo, reforçando que, se esse sentimento não for estimulado corretamente nas pessoas, dificilmente algo sairá como o planejado.

Uma das principais responsabilidades do gerente de vendas é justamente esta: manter os vendedores engajados e ativos, evitando que tenham uma visão negativa do mercado em que estão atuando. Entretanto, para que isso aconteça é preciso ter a motivação como algo que faz parte da essência da empresa, pois somente dessa forma a equipe de vendas conseguirá ter o ânimo necessário para oferecer o máximo de si com o intuito de alcançar os objetivos definidos.

Além disso, vale a pena lembrar que as receitas da empresa são obtidas por meio das vendas concretizadas. Em suma, é como se o setor de vendas fosse o alicerce do negócio, e, se ele não vai bem, todo o resto provavelmente também não irá.

 

manual de sobrevivência equipe de vendas

 

Dicas para motivar a equipe de vendas

Todo colaborador quer ser valorizado e isso vai muito além de ganhar dinheiro. Às vezes, pode ser um elogio, um aperto de mão, um cumprimento e até mesmo um agradecimento formal a toda a equipe. Para aqueles que são líderes de um negócio, é preciso que saibam que até mesmo para motivar um vendedor existe um jeito certo. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ser bem úteis na hora de incentivar a equipe de vendas:

É preciso tratá-la com humanidade de nada adianta oferecer grandes premiações em dinheiro e se esquecer da qualidade de vida de cada vendedor. Se ele não estiver bem fisicamente e emocionalmente, provavelmente não terá nem condições de usufruir de tudo o que conquistou. O ideal é olhar cada um da equipe de vendas de maneira individual, para saber quais são suas limitações e objetivos.

É essencial reconhecer a importância de todos

Se quando algo dá errado acontece o feedback negativo, quando algo dá certo é preciso que também aconteça o feedback positivo. Reconhecer as vitórias e comemorar as conquistas é muito importante para manter a equipe de vendas motivada. Além disso, é preciso destacar os pontos positivos de cada vendedor, dando opiniões sinceras para que todos cresçam simultaneamente.

Comunicar-se bem é a base de tudo

Para eliminar a desmotivação da equipe de vendas, é preciso entender a importância de se comunicar bem com ela. Converse, abra espaço para debates e procure implantar melhorias com base na opinião dos vendedores.

Conversar é uma excelente alternativa

Ao perceber que um determinado funcionário está desanimado, sentar-se com ele para uma conversa sincera pode ser uma ótima escolha. Questione o motivo para que ele tenha ficado assim e verifique se o problema é interno ou pessoal, pois será mais fácil saber como lidar com aquilo.

Os treinamentos de motivação são uma boa pedida

Além de realizar treinamentos que ensinem técnicas para vender melhor, é fundamental que sejam realizados alguns treinamentos motivacionais para fazer com que a equipe de vendas encare o dia a dia de forma mais positiva.

Estipular metas reais é o básico

Definir metas a serem atingidas é necessário para que a equipe de vendas se desenvolva. Entretanto, estipular metas que não condizem com a realidade do mercado é um grande erro ainda cometido por muitas empresas. Por isso, prefira definir metas que sejam desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas.

Disponibilizar os melhores recursos tecnológicos é algo fundamental

Grande parte da motivação dos vendedores é proveniente de um ambiente de trabalho que ofereça boas ferramentas para que ele realize suas funções. Para isso, invista em um software de automação de vendas capaz de otimizar o tempo da equipe de vendas e oferecer mais recursos para que ela venda de maneira descomplicada e eficiente.

E aí, o que achou deste texto? Deixe seu comentário nos contando o que você tem feito para motivar o seu time de vendas!