Muito mais do que armazenar dados, o histórico de cliente pode te ajudar a vender mais. Quer saber como? Leia o artigo completo!

A busca por oferecer uma experiência positiva para os clientes é parte da rotina de empresas que buscam relevância no mercado e aumento das vendas. Para se destacar em um cenário desafiador, conhecer os clientes e encantá-los em cada interação, é essencial.

Uma pesquisa da Lumoa mostrou que, pelo menos 80% dos compradores B2B estão não apenas procurando como também esperando por uma jornada de compra como a de um cliente B2C. Isto é, empresas esperam um tratamento parecido com o de consumidores finais antes de fecharem negócios.

Para isso, ter um histórico do cliente pode ser um diferencial na hora de obter sucesso com as vendas. Saiba como!

O que é Histórico do Cliente?

O histórico do cliente são os dados que você possui, que podem ser utilizados para tomadas de decisões mais assertivas. Hoje, você sabe quando deve entrar em contato com um deles para oferecer mais mercadoria ou quais os produtos mais consumidos nos últimos meses? Isso pode tornar as suas vendas muito mais ativas e rentáveis.

Não basta ter uma planilha com e-mail e telefone. As empresas precisam analisar o comportamento dos consumidores para anteciparem soluções e conquistarem novos clientes. É o que mostra um dado do Gartner, onde 77% dos compradores B2B sentem que fazer uma compra é muito complicado e custoso em tempo.

Basicamente, o histórico do cliente serve para reunir as informações e observar quais procedimentos são eficientes para atender expectativas e quais devem fazer parte da rotina do negócio.

Histórico do Cliente para aumentar vendas

Segundo a PwC, em um relatório de 2020, o número de empresas investindo na experiência omnichannel cresceu de 20% para mais de 80%. O crescimento se dá pelas mudanças nos processos de decisão de compra, onde os clientes buscam mais de um canal antes de tomar a decisão.

Como aumentar as vendas com tantas mudanças? Acompanhando tendências e aplicando um pensamento inovador, baseado em transformação digital e oferecendo novas soluções para quem busca produtos ou serviços.

Para isso, você deve priorizar quais dados podem te ajudar a se destacar da concorrência, de acordo com o seu segmento e objetivos. Dentre eles, estão:

  • Frequência: com qual frequência o consumidor compra de você?
  • Volume: qual o volume de pedidos?
  • Margem de lucro: qual a margem de lucro que uma venda fechada com o cliente significa para seu negócio?
  • Localização: de onde ele é? Qual logística necessária em cada fechamento de pedidos?
  • Personalização: quem é o seu cliente? Quais produtos complementadores você pode sugerir ou como você pode aumentar o ticket médio das compras apresentando novidades ou novas opções?

Com esses dados, é possível oferecer informações relevantes para o time de vendedores, gestão, marketing, faturamento e logística. O histórico de cliente é benéfico para todos envolvidos na organização e reduz erros na empresa.

Como criar um histórico do cliente?

Primeiramente, é importante saber que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor no Brasil. A partir de 1º de agosto de 2021 as sanções entram em vigor, com punições que podem chegar até 2% do faturamento.

Atualmente, 95% dos vazamentos acontecem dentro das empresas, com o vazamento de uma planilha ou o cadastramento de uma senha fraca. 

  1. Para começar a desenvolver um histórico do cliente sem que imprevistos aconteçam, escolha um sistema com a segurança necessária para conseguir trabalhar os dados de forma segura;
  1. Em seguida, crie um cultura em que todos os colaboradores estejam cientes dos ganhos de uma operação baseada em dados;
  1. Utilize os dados de forma responsável, onde o único objetivo é melhorar a experiência de compra, reduzir o tempo e melhorar os processos;
  1. Trabalhe com tecnologias confiáveis e seguras.

O histórico do cliente pode ser obtido em diferentes lugares. Por exemplo, o seu time de marketing pode ajudar a traçar um perfil de compra no estágio inicial, através das plataformas digitais que acontecem as interações.

Já empresas que utilizam ferramentas de Atendimento Multicanal, como o ASC SAC, podem receber dados de mais de 18 canais em que os clientes abrem chamados ou solicitam suporte. É a união do trabalho de atendentes com tecnologia de ponta!

Com tudo isso, é possível trabalhar com um histórico do cliente cada vez mais completo e relevante para o time de Força de Vendas! Agora que você encontrou uma forma de ser mais eficiente, que tal dar um passo além? Conheça Landix Flex, a plataforma de gestão de Força de Vendas remotas.

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