Saiba como o controle de pedidos pode aumentar as vendas e a produtividade do time, com ações práticas e uma dica extra. Leia o artigo a seguir. 

Empresas que possuem um grande número de pedidos, muitas vezes, encontram desafios para executar o controle com eficiência. Operar em diversos canais, oferecer produtos que estão disponíveis no estoque, integrar com a área financeira e acompanhar metas e objetivos pede mais que uma simples planilha no excel.

A combinação de um vendedor munido de informações sobre o cliente e soluções com funcionalidades modernas pode ser a virada de chave que a sua empresa precisa.

A transformação digital e o uso de tecnologias levou muito mais praticidade para que os gestores e o time foquem na experiência do cliente enquanto processos automatizados fazem a integração e a inteligência de negócios se tornarem mais ágeis.

Saiba agora como ter um controle de pedidos para vendedores que realmente funciona para sua empresa.

 

Importância do Controle de Pedidos

Quando seu cliente procura seu negócio, ele quer ter a certeza de que irá receber todos os itens conforme realizou o pedido, sem imprevistos. Qualquer erro compromete o relacionamento e pode abrir espaço para a concorrência. Nesta pesquisa, a PWC mostrou que a experiência é tudo, podendo representar um aumento de até 23% no valor de produtos ou serviços. 

A importância do controle de pedidos está em várias frentes de negócio. Conheça a seguir:

  • Estoque eficiente: saiba quais produtos precisam ser vendidos com mais agilidade e qual a disponibilidade;
  • Orçamentos: com orçamentos padronizados, descontos podem ser aplicados de acordo com o CNPJ de atendimento;
  • Faturamento: quando o cliente realiza o pedido, a área financeira é notificada e o faturamento iniciado;
  • Entregas: trabalhe com as entregas por região, demanda e reduza custos na hora de planejar a logística de todos itens vendidos.

Apesar de ser possível fazer o gerenciamento de pedidos em uma planilha gratuita, é mais produtivo ter os dados em sistemas de gestão integrados. Fica mais prático acessar os relatórios e tomar decisões assertivas. Explicamos melhor a seguir.

 

Pedidos Padronizados para Vendedores

Vendedores com bons resultados precisam de ferramentas que auxiliem na emissão de pedidos padronizados. Dessa forma, o trabalho fica mais rápido e os clientes sentem suas necessidades atendidas, sem confusão.

Os pedidos padronizados são muito importantes na hora de realizar vendas. Com um documento ou aplicativo para força de vendas, é possível abrir solicitações com agilidade, segurança e muito mais credibilidade para o negócio.

Além de impulsionar a gestão interna da força de vendas, são uma excelente ferramenta para criar um diferencial competitivo da sua empresa no mercado, detalhe importante em tempos tão competitivos.

 

Histórico de Relacionamento com Clientes

Hoje em dia é fundamental utilizar dados para definir quais são as prioridades do negócio. Saber quais clientes realizam mais compras, em qual período e de quais produtos, pode tornar as negociações muito mais certeiras.

Ter um histórico de relacionamento com clientes para que os vendedores e gestores entendam o cenário é fundamental. Hoje, existem softwares de automação de vendas que integram os dados com o ERP e também podem fazer a diferença no sucesso da empresa.

 

Motivação para Times de Vendas

Para manter o time de vendas motivado você precisa oferecer mais do que comissões e um ambiente de trabalho agradável. Vendedores são peças importantes no desempenho positivo de uma empresa e precisam ter produtos e soluções tecnológicas para auxiliarem na rotina de vendas.

Um dos benefícios de oferecer um controle de pedidos para vendedores é conseguir acelerar os processos de vendas e reduzir a quantidade de tarefas repetitivas, responsáveis por um clima organizacional obsoleto, pouco inspirador para eles.

As consequências de equipe motivada e de vendedores externos de alta performance são percebidas diariamente, com mais produtividade e faturamentos positivos. Invista nisso!

 

Dica Extra: Sistema para Controle de Pedidos

Trabalhar com um sistema para controle de pedidos é um dos grandes diferenciais de empresas que possuem uma operação eficiente. Você ainda utiliza formatos antigos para realizar o controle?

O Landix SFV é um software de automação de vendas criado para levar mais produtividade para a equipe de vendedores da sua empresa, reduzir os custos com tarefas manuais, além de praticidade, agilidade e simplicidade em todo o processo de vendas.

Alguns relatórios podem ser exibidos no módulo Administração de Vendas da solução: 

  • Carteira de títulos;
  • Comissões;
  • Compra dos produtos;
  • Devoluções de pedidos;
  • Faturamento por grupo de produtos;
  • Histórico de efetividade;
  • Histórico de vendas marca a marca;
  • Metas;
  • Pedidos e notas fiscais;
  • Posição de vendas;
  • Resumo mensal de produtos.

O Landix SFV é um sistema multiplataforma que permite maior flexibilidade para organizar os vendedores ou representantes em relação ao equipamento que utilizam, sendo a plataforma android ou windows. Saiba mais sobre a tecnologia clicando aqui e não fique pra trás.