É fato que a tecnologia está revolucionando o cotidiano das pessoas e das empresas ao redor do mundo. Ao comparar o mundo de hoje com uma década atrás, as mudanças são numerosas e isso se deve principalmente aos avanços tecnológicos. O mercado de TI é capaz de trazer transformação exponencial aos modelos de negócios e rotina de cada indivíduo, especialmente quando o assunto são as plataformas digitais.

Neste cenário dinâmico e em constante evolução, é fundamental que as empresas estejam atentas às novas tendências para que possam se preparar para uma adaptação acelerada. Afinal, não se pode perder tempo. E empresas adaptadas são capazes de evoluir e usar isso como um diferencial competitivo para intensificar o relacionamento com clientes e fornecedores.

E é exatamente pensando na importância de estar atualizado sobre o mercado que trazemos nesse post as 5 tendências do mercado de TI que já estão se tornando cada vez mais presente nas empresas e que você precisa saber sobre e, quem sabe, aplicar ao seu negócio.

1. Realidade Virtual e Aumentada

A primeira tendência são os recursos de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR), a primeira se trata de uma tecnologia que busca criar a sensação de estar presente em um ambiente virtual, e a segunda inclui componentes que podem interagir com o que já existe. O avanço do uso dessa ferramenta impacta as interações, operações e aplicações pelas quais os usuários passam.

Tanto a Realidade Virtual quanto a Realidade Aumentada podem ser combinadas com outras tecnologias do mercado de TI e serem utilizadas para criação de novos produtos e serviços focados na criação de experiência para o usuário e possíveis de serem completamente personalizados.

2. Inteligência Artificial

O conceito de Inteligência Artificial é abrangente, pois engloba aplicações diferentes para as mais diversas situações. Ela trabalha para que dispositivos físicos, softwares e outras soluções digitais consigam agir de maneira mais autônoma e interativa. O Google, por exemplo, já usa este recurso ao determinar a ordem de exibição de sites nos mecanismos de buscas, conforme o histórico de navegação do usuário e suas interações sociais. 

Além disso, dentro da Inteligência Artificial, temos uma vertente chamada Machine Learning (Aprendizado de Máquina). Seu foco está no desenvolvimento de algoritmos que funcionam sem uma tarefa anteriormente programada. Ele tem sido muito utilizado em empresas para prever falhas em equipamentos, detectar falhas no varejo e pontuar riscos de crédito. Tudo isso acontece com análise, cruzamento e monitoramento de dados. Em outras palavras, as máquinas se tornam mais inteligentes à medida que recebem novos dados e informações.

3. Chatbots

Chatbots são softwares desenvolvidos para aperfeiçoar a comunicação otimizada e usados para o autoatendimento. São os grandes responsáveis por melhorias no atendimento ao cliente, principalmente em redes sociais e aplicativos de mensagens. Antigamente eles eram considerados impessoais e robóticos, mas hoje o uso de Chatbots tem contribuído para o aumento da satisfação do cliente.

Os consumidores não precisam ficar um longo período em filas de espera para serem atendidos e os dilemas simples são resolvidos de imediato pelos Chatbots. Isso melhora a produtividade dos agentes que só recebem as ligações com dilemas mais complexos e tem mais eficiência para solucioná-las. O resultado disso é uma fidelização maior do público e estratégias de marketing mais direcionadas para retê-lo.

4. Internet das coisas

A Internet das Coisas é uma das inovações de maior destaque Já existem inúmeros opções de objetos conectados à Internet. De televisões a torradeiras, relógios a refrigeradores, tudo pode estar conectado através de programações via Inteligência Artificial e Machine Learning.

Com a ajuda dessa tendência, o universo corporativo pode aprimorar suas pesquisas de mercado e o marketing de produtos por meio de coleta de dados em tempo real. Para completar, as preferências de consumo do cliente ficam registradas para que a empresa identifique ofertas que se encaixam exatamente no que ele necessita e na hora certa.

5. Big Data

O Big Data também tem ganhado mais espaço no mercado de TI. Analisar grandes volumes de dados com agilidade é com ele mesmo. E com todas as outras tendências citadas, as empresas têm um volume de dados cada vez maior a serem examinados. E depois que isso for feito, fica muito mais simples extrair insights e estratégias para alavancar vendas e negócios.

A principal vantagem dessa inovação é o fato de que ela aproveita dados não muito visados em modelos de negócios mais tradicionais, como vídeos e publicações em redes sociais. Mas é por meio desses canais que as empresas agora conseguem oferecer indicações e feedbacks em tempo real para seus consumidores.

6. Omnichannel

Outra grande tendência é a estratégia Omnichannel, que se trata da evolução da multicanalidade no atendimento das empresas. Refere-se ao uso de uma plataforma que interligue os diferentes canais de comunicação do cliente em uma só, estreitando a relação online e offline. 

Isso traz uma transformação na experiência do cliente que não precisa se apresentar cada vez que entra em contato com a empresa usando um canal diferente. E permite os agentes a oferecerem um atendimento completo. É uma tendência do varejo que visa a convergência do virtual e do físico.

7. Automação

Para ganhar em produtividade, economizando tempo e reduzindo custos, a automação é a grande aliada. É possível automatizar diversas tarefas da sua empresa, removendo processos repetitivos e diminuindo os erros humanos. Desde controle de documentos, processos de compra e venda, gestão de estoque e o próprio atendimento, como foi citado anteriormente.

A Landix está sempre se atualizando das tendências tecnológicas do momento para investir sempre em melhorias. Nossos softwares de gestão de vendas são ferramentas que podem te ajudar na automatização e otimização dos seus processos. Veja também como a previsão de demanda ajuda na sua gestão de estoque.