Profissionais de Trade Marketing fazem toda diferença nas estratégias de pontos de vendas e aumento de venda de produtos. Veja 5 dicas para se destacar!

Levar mais inteligência para o ponto de vendas faz parte da rotina dos profissionais de Trade Marketing. Muito mais do que a reposição de produtos nas gôndolas, eles precisam ficar atentos em cada detalhe da operação para se destacar da concorrência.

A jornada de compra dos consumidores está cada dia mais complexa. A variedade no mix de produtos disponíveis e a concorrência pela atenção dos clientes no PDV são um desafio constante.

Ganhar a atenção em um corredor de supermercado e impactar pessoas com produtos posicionados de maneira estratégica significa mais lucro para a marca! Não é coincidência a forma com que os produtos são ofertados, e exige bastante dedicação e conhecimento de profissionais do Trade Marketing. 

Confira 5 dicas para profissionais de Trade Marketing a seguir!

O que é Trade Marketing?

O Trade Marketing é estratégia B2B (Business to Business) é da venda realizada de empresa para empresa, por meio de canais de distribuição. A prioridade da estratégia é atender demandas específicas do shopper no ponto de venda.

Mas, o que é shopper? É quem compra o produto. Seja ele consumidor ou não. 

Dica 1: Invista no Share de Gôndola

O share de gôndola representa o espaço que a marca possui no ponto de vendas. É com essa estratégia que os produtos vendidos pelo representante serão colocados nas prateleiras para atrair os clientes. 

O profissional de Trade Marketing precisa ficar atento para conseguir as melhores oportunidades e conquistar um espaço estratégico. Alguns pontos são fundamentais:

  • Ter um aplicativo móvel para linkar produtos disponíveis em reuniões com os pontos de vendas;
  • Planejamento para evitar rupturas ou falta de produtos nas gôndolas;
  • Analisar em quais PDV’s os produtos saem mais;
  • Mensurar dados e monitorar os resultados.

Dica 2: Registre através de fotos

Há alguns anos atrás, era muito comum o Trade Marketing andar com papel e caneta, anotando todas ações que seriam realizadas na loja. Hoje, com a tecnologia, é possível registrar através de fotos nos pontos de vendas todas as representações da marca.

A captura de fotos em tempo real conecta o profissional de Trade com outras áreas da empresa, permitindo que ajustes ou melhorias sejam realizadas em poucos minutos.

Dica 3: Utilize mais Tecnologia

A tecnologia tem um papel fundamental no sucesso das ações de Trade Marketing. Com a transformação digital e a inovação, empresas de diversos segmentos estão melhorando a atuação gestão e a presença no PDV.

Mobilidade e tecnologia aumentam a produtividade da equipe e o potencial de fechar bons negócios. Veja só algumas facilidades que uma solução comercial criada para gestão de equipes externas entrega para as empresas:

  1. Route record
  2. Activity record
  3. Employee monitoring
  4. Real-time POS photo capture
  5. Routine alignment
  6. Justification notes
  7. Management reports

Utilize a inovação para impulsionar os negócios e saia na frente!

Dica 4: Capacitação da Equipe

Muitas vezes, a equipe não está preparada para aplicar novas ferramentas ou pensar de forma diferente. Se você é gestor ou um profissional de Trade Marketing, busque entender o comportamento do consumidor, entender os fatores externos e se permitir conhecer novas funcionalidades e inovações.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e é fundamental se destacar para obter bons resultados. Aposte em relacionamentos empáticos com os fornecedores e clientes, valorize uma gestão integrada e colha os frutos de um Trade Marketing ágil e eficiente!

Dica 5: Evite Erros

Processos complicados tendem a aumentar o índice de erros. Em um setor varejista, por exemplo, um dia com a ação de Trade aplicada de maneira errada, pode significar alto volume de dinheiro perdido. 

Para isso, um estudo da Nielsen pontuou etapas importantes, veja só:

  • Visibilidade falha sobre o desempenho financeiro de eventos de trade
  • O grupo de habilidades não é desenvolvido na empresa como um todo (pouca integração);
  • Dificuldade de executar um mix de produtos eficaz nas lojas;
  • Fontes de dados distintas ainda não conseguem otimizar o desempenho no PDV;
  • Sistemas de planejamento financeiro estão desconectados.

Controlar as atividades executadas nos Pontos de Vendas (PDVs) e obter dados para análises e desenhos de novas estratégicas é possível!

O Dexer é uma solução pensada para trazer mais eficiência e assertividade às suas ações de Trade Marketing. Com o software, é possível conectar supervisores e back-offices aos promotores em campo. Clique aqui e saiba mais!

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