Com o isolamento social decretado, a maioria das empresas não tiveram outra alternativa a não ser implantar o sistema de trabalho Home Office. Como tudo aconteceu de maneira rápida, não foi possível preparar nem treinar os vendedores e gestores para essa situação atípica.
Além do gestor não ter o contato diário com sua equipe, podendo gerir suas tarefas e motivá-los a alcançar as metas; os vendedores também não tem como ir de encontro aos seus clientes, apresentar pessoalmente o produto e os argumentos de vendas. Isso muda toda a dinâmica de gestão de equipes, da prospecção de clientes, fechamento de pedidos e acompanhamento pós venda.
Para manter as vendas aquecidas nesse período surgiu a necessidade de adaptação. Adaptar-se não é um diferencial, porém fundamental. Tanto os gerentes quanto os representantes de vendas precisam desenvolver suas habilidades para continuar produzindo durante esse cenário de instabilidade – remotamente.
O que é esperado do vendedor neste cenário?
1. Saber se comunicar
A comunicação é uma característica que já faz parte do conjunto de habilidades esperadas de um vendedor, porém, transmitindo para o meio digital, ela é mais importante do que nunca. Sem o contato pessoal, onde tem olho no olho, expressões faciais e gesticulações, as mensagens podem ser mal interpretadas. Por isso, é preciso saber escolher as palavras e meios corretos para abordar seus clientes e principalmente os potenciais clientes.
É importante saber a hora de iniciar o diálogo, como sondar o cliente, o momento ideal para propor a venda e como contornar as objeções. Não ser insensível quanto a situação atual, porém manter o otimismo. Não parecer um robô enviando mensagens automáticas. Mas estabelecer uma conexão online com o cliente, assim como na vida real, ao tentar entender o problema do mesmo e então mostrar como seu produto ou serviço pode ser a solução.
Deve-se tomar muito cuidado para não parecer que está forçando a venda, principalmente no cenário atual. Uma abordagem indelicada, argumentos feitos no momento errado e palavras mal colocadas podem encerrar o relacionamento com o cliente e impedir a venda.
Portanto, foque em melhorar suas habilidades de comunicação no meio digital. Invista no diálogo, personalização do atendimento e também no pós venda. Para garantir relações duradouras com os clientes adquiridos neste momento.
2. Motivação
O vendedor adaptado não deixa a nova rotina e o novo método de vender tirar o foco das suas metas. Ele organiza e planeja suas atividades desde a prospecção de clientes, à venda em si e ao pós venda, além das tarefas administrativas, como relatórios e controle de estoque, mantendo assim a sua produtividade.
Ele desenvolve a habilidade de auto-motivação e auto-gestão, já que não tem a presença física do líder de sua equipe. Aprende a pensar positivo e a definir claramente objetivos que sejam desafiadores, porém alcançáveis. Evita reclamar e propagar incertezas no grupo da equipe.
E, mesmo durante o isolamento social, ele se torna exemplo para a equipe como um todo transmitindo sua motivação online; comemorando as pequenas conquistas de si mesmo e dos outros; e incentivando os outros vendedores a manterem a produtividade e buscar alcançar suas metas de vendas.
3. Inovação
Esse profissional está sempre inovando ao buscar outras formas e ferramentas de exercer o seu trabalho. Seja usando novas maneiras de dialogar com seu cliente a distância, como mensagens ou vídeo-chamadas.
Estando sempre informado e atualizado para argumentar assertivamente. Usando a criatividade para apresentar uma proposta customizada para seu cliente e pensar em novas maneiras de demonstrar seu produto remotamente, seja por meio de vídeos ou depoimentos de outros clientes. Ou mesmo pensar em novos meios de divulgação para alcançar clientes novos.
Ele busca aprender a usar tecnologias a favor da empresa, automatizando tarefas, reduzindo custos operacionais, mantendo a produtividade alta e as vendas aquecidas. Faz o uso total de sistemas como o Landix Flex, que otimiza o tempo, traz praticidade e descomplica o processo completo da venda.
O perfil do vendedor adaptado é, portanto, o de um profissional que aperfeiçoa suas habilidades comunicativas para o meio digital. Ele é otimista, porém não ignora o cenário atual. Continua buscando criar um relacionamento com o cliente a fim de entender a dor do mesmo e resolvê-la com seu produto/serviço, mesmo remotamente. Ele não deixa a motivação de lado e está sempre buscando inovar, por meio da criatividade e uso de tecnologias.
Agora, depois de todas essas dicas, aproveite o momento e se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!