Em um mundo de hiperinformação e hiperconectividade é preciso que o espírito empreendedor fale mais alto. Não estamos falando de fórmulas mágicas, banho gelado todos os dias ou apenas 3 horas de sono por noite. É sobre estar em contato com informações de qualidade e bons livros para empreendedores!

Os grandes pensadores que já pisaram neste planeta afirmaram que o conhecimento é a base de tudo.

“Ah, mas eu não tenho tempo para nada!” Observe sua rotina pessoal e de trabalho e descubra a melhor maneira de otimizar suas tarefas e organizar seu tempo. Além disso, os dias de folga do fim de ano estão chegando, então que tal aproveitar este momento para fazer uma boa leitura?

E quando o assunto é leitura, aqui vão algumas dicas:

  • Faça uma lista de leitura (nós vamos te ajudar!);
  • Determine uma meta diária, semanal ou mensal;
  • Estabeleça os melhores horários;
  • Sempre tenha um livro próximo;

O primeiro passo é ter boas referências! É isso que queremos te mostrar neste texto. Vamos lá? Desejamos que você extraia as melhores ideias de cada um dos livros para empreendedores.

1. Comece pelo porquê

Martin L. King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Barack Obama uniram multidões de pessoas em seu apoio. O que os tornou tão especiais? Eles acreditavam verdadeiramente em algo maior e deram para as pessoas algo em que valia a pena acreditar: um propósito.

O livro do especialista em liderança Simon Sinek mostra a metodologia Golden Circle. Ele afirma que todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como fazem, de acordo com as respectivas propostas de valores, estruturas ou processos. No entanto, poucos empreendedores sabem o porquê fazem e, consequentemente, não conhecem o seu propósito. 

Você sairá transformado!

2. Zero a Um (Zero to One)

Peter Thiel, cofundador da Paypal, apresenta três pontos-chaves para os empreendedores. O primeiro deles é o próprio título do livro.

De acordo com o autor, nosso progresso pode ser horizontal (copiar ou melhorar algo que já existe, ou seja, ir de 1 a n) ou vertical (fazer coisas novas, ou seja, ir de 0 a 1). Mas matematicamente falando, como que ir de 0 a 1 pode ser melhor do que ir de 1 a 100, por exemplo, como Peter defende? Estamos falando de exponencialidade. E por fim, ele te fará rever sua visão sobre o monopólio.

Acima de tudo, as ideias são voltadas especialmente para que o empreendedor pense com coragem e uma dose de pensamento contrário.

3. O lado difícil das situações difíceis

Ben Horowitz, um dos CEOs mais respeitados do Vale do Silício, compartilha tudo o que aprendeu, errando e acertando. Você não vai viver em um parque de diversões, no entanto, precisa compreender que empresas são como uma montanha-russa.

Enxergar que as pessoas vêm antes dos produtos, serviços e lucros. Entender que demitir é tão importante quanto saber contratar. Saber enfrentar os tempos de paz e os de guerra. E compreender que ninguém nasce pronto está entre os pontos de reflexão que todo empreendedor deve ter.

Existem dois tipos de CEOs: o decisor e o implementador. Qual você seria? Essa é uma boa leitura para descobrir.

4. Se eu soubesse aos 20

Sabe aquela sensação “Se eu soubesse antes o que sei agora…”?. Tendo isso como ponto de partida, Tina Seller, uma das melhores professoras de empreendedorismo de Stanford, apresenta exemplos de saídas criativas para atingir os objetivos almejados.

A neurocientista fala muito sobre mindset. São dicas que passam longe de passos a passos robóticos a serem seguidos. Com ela, o empreendedor aprende a ver tudo por outro ponto de vista. No entanto, o fracasso pode até acontecer, como você vai se transformar em seguida?

Você vai se sentir em uma sala de aula! Ideal para quem está dando os primeiros passos na carreira ou quer se reinventar com uma mentalidade empreendedora.

Bônus: A mentalidade do fundador

Não existe uma receita infalível quando falamos de sucesso nos negócios. O que todo empreendedor quer? Um crescimento saudável! O caminho passa por gerenciar muito bem o ambiente interno e não perder a essência para seguir avançando.

O livro deixa um exemplo: “Nós criamos donos de restaurantes, não garçons. Se você é o dono e um restaurante abre do outro lado da rua, como você se sente? Como se o seu sustento estivesse ameaçado. É pessoal, porque o restaurante é o seu sonho. Por outro lado, se você é um garçom, você se sente, no máximo, indiferente”.

E aí, já decidiu por qual livro vai começar?

Estas leituras vão ser importantes para o seu negócio. Reserve os próximos dias para colocar os livros para empreendedores em dia!

Curiosidade: Os dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, revelam que o brasileiro lê em média 5 livros por ano.

<script>